Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Para as questões de número 31 até 54, considere as configurações padrão ou típicas de software e hardware nas suas versões em português, quando aplicável, a menos que seja especificado em contrário.

Analise o trecho de programa Object Pascal a seguir:

Na ocorrência do evento OnClick em Button1, o valor impresso no componente Label1 será:

  • A.

    * * *

  • B.

    * * * * * *

  • C.

    * * * * * * * * * *

  • D.

    * * * * * * * * * * * *

  • E.

    * * * * * * * * * * * * * * * *

Para as questões de número 31 até 54, considere as configurações padrão ou típicas de software e hardware nas suas versões em português, quando aplicável, a menos que seja especificado em contrário.

Para que o compilador Delphi gere uma DLL ao invés de criar um módulo executável, é necessário que:

  • A.

    a aplicação seja uma aplicação console

  • B.

    no código fonte, a palavra reservada program seja substituída por library

  • C.

    o projeto não contenha Forms ou DataModules

  • D.

    o projeto seja salvo com a extensão .dll

  • E.

    seja atribuído o valor true à flag IsLibrary

Para as questões de número 31 até 54, considere as configurações padrão ou típicas de software e hardware nas suas versões em português, quando aplicável, a menos que seja especificado em contrário.

Em PHP, { e } (abre chaves e fecha chaves) são utilizados para:

  • A.

    delimitar comentário;

  • B.

    indexar variáveis;

  • C.

    início e término de programa;

  • D.

    marcar início e término de bloco de comandos;

  • E.

    separar código PHP e HTML.

Da lista abaixo indique qual delas contém apenas linguagens de programação

  • A.

    Java, HTML, XML, C++

  • B.

    Javascript, C#, Pascal, XML

  • C.

    Delphi, C++, HTML, Pascal

  • D.

    PL/SQL, ASP, PHP, Java

  • E.

    ASP, C#, Java, C++

Indique a que linguagem pertencem as instruções abaixo

  • A.

    HTML

  • B.

    SQL

  • C.

    XML

  • D.

    NET

  • E.

    JAVA

A especificação de um tipo em uma linguagem de programação define um conjunto de valores, assim como de operações que podem ser aplicadas de maneira uniforme sobre tais valores. Acerca do conceito de tipos, analise as seguintes afirmativas:

1. Em geral, uma linguagem de programação oferece alguns tipos predefinidos, comumente referenciados como primitivos ou elementares, assim como mecanismos para a definição de novos tipos, que podem ser referenciados como tipos compostos, construídos ou estruturados.

2. Em linguagens orientadas a objetos, como Java e C, a definição de uma classe implica a definição de um novo tipo, ao qual pertencem todas as possíveis instâncias desta classe.

3. Pilhas e Filas são duas estruturas de dados que disciplinam o acesso a seus elementos utilizando um critério referenciado como LIFO (Last In First Out), segundo o qual o último elemento inserido na estrutura deve ser o primeiro a ser removido.

4. Em uma lista encadeada (com encadeamento simples), cada elemento, referenciado como nó, mantém uma referência para o elemento seguinte. Desta forma, a exclusão e inclusão de elementos na estrutura não implica movimentação dos demais na memória.

Dentre as afirmativas apresentadas, estão corretas:

  • A. 1 e 2.
  • B. 1 e 3.
  • C. 2 e 3.
  • D. 1 e 4.
  • E. 1, 2 e 4.

Uma importante característica das linguagens orientadas a objetos é a herança de código. No que concerne à implementação deste conceito na linguagem Java, analise as afirmativas abaixo:

Dentre as afirmativas apresentadas, está(ão) correta(s):

  • A. 1, apenas.
  • B. 2, apenas.
  • C. 3, apenas.
  • D. 1 e 2, apenas.
  • E. 1, 2 e 3

Considerando as linguagens Java e C++, selecione a alternativa incorreta:

  • A.

    Diferentemente de C++, em Java todos os dados e funcionalidades definidos devem fazer parte de alguma classe.

  • B.

    Java possui o tipo primitivo boolean que está associado aos valores literais true e false. Ao contrário de C++, na linguagem Java um boolean não pode ser convertido para nenhum outro tipo.

  • C.

    Java possui um mecanismo de coleta automática de lixo que é responsável por remover da memória os objetos que não são mais referenciados.

  • D.

    Em Java, a classe java.lang.Object é a raiz da hierarquia de herança, de forma que todas as classes criadas herdam, direta ou indiretamente, desta classe. Em C++, árvores independentes de herança podem ser definidas, não sendo imposta nenhuma raiz comum.

  • E.

    Assim como C++, Java possui um importante mecanismo que permite a sobrecarga de operadores, viabilizando, por exemplo, a definição de um operador '+' que poderia operar sobre instâncias de uma classe Complex.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, uma linguagem utilizada na modelagem de sistemas computacionais, sendo um de seus diagramas o Diagrama de Casos de Uso, e uma linguagem que utiliza tags para estruturar e organizar dados, sendo muito utilizada para estabelecer um mecanismo flexível de troca de informações entre aplicações distribuídas.

  • A.

    ASP e HTML.

  • B.

    ASP e UML.

  • C.

    ASP e XML.

  • D.

    UML e ASP.

  • E.

    UML e XML.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O programa abaixo, escrito em Linguagem C, calcula e escreve o Máximo Divisor Comum (MDC) entre dois números, fornecidos pelo usuário. Esse programa, chamado MDC, servirá de base para a resolução das questões de números 20 e 21.

1. // Programa MDC

2. #include < conio.h >

3. #include < stdio.h >

4. void main(){

5. int x,y,r,a,b;

6. printf("X=");

7. scanf("%i",&x);

8. printf("Y=");

9. scanf("%i",&y);

10. a = x;

11. b = y;

12. do

13. { r = a % b;

14. a = b;

15. b = r; }

16. while (r != 0);

17. printf("o MDC = %i", a); }

 

Caso Você desejasse substituir a estrutura de controle de repetição "do...while", pela estrutura "while", Você poderia substituir o trecho do programa que contém o laço "do...while" (linhas 12 a 16), por qual conjunto de instruções abaixo?

  • A.

    r = a % b;

    while (r != 0) {

    a = b;

    b = r; }

  • B.

    while (r != 0) {

    a = b;

    b = r;

    r = a % b; }

  • C.

    r = a % b;

    a = b;

    b = r;

    while (r != 0) {

    r = a % b;

    a = b;

    b = r; }

  • D.

    while (r != 0) {

    r = a % b;

    a = b;

    b = r;

    r = a % b; }

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