Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Sobre a arquitetura J2EE, assinale a afirmação correta.

  • A.

    Servlets e arquivos JSP são executados no WEB Container.

  • B.

    Applets e Servlets são compilados e executados no servidor

  • C.

    Applets devem acessar diretamente o banco de dados, obtendo melhor desempenho.

  • D.

    A tecnologia interoperável para o uso de componentes distribuídos é dbCOM+.

  • E.

    O EJB Container exige o sistema operacional Linux ou UNIX para execução.

Considere o fragmento de código abaixo.

$s = "Cesgranrio";

echo ($s);

$c = mysql_connect("servidor", "user", "senha")

or die ("Erro.");

$db = mysql_select_db("funcionarios")

or die ("Erro.");

Que linguagem de programação é utilizada nesse código?

  • A.

    JAVA

  • B.

    C

  • C.

    VBScript

  • D.

    PHP

  • E.

    Delphi

 

O trecho de código acima está escrito na linguagem C++. Assinale a opção que completa corretamente as linhas 1, 7 e 8 desse trecho de código, respectivamente.

  • A.

    template class Fila {

    template void Fila::inserir(T dado){

    Elemento *elemento = new Elemento(dado,0);

  • B.

    template class Fila {

    template void Fila::inserir(T dado){

    Elemento *elemento = new Elemento(dado,0);

  • C.

    template class Fila {

    template void Fila::inserir(T dado){

    Elemento *elemento = new Elemento(dado,0);

  • D.

    template class Fila {

    template void Fila::inserir(T dado){

    Elemento *elemento = new Elemento(dado,0);

  • D.

    template class Fila {

    template void Fila::inserir(T dado){

    Elemento *elemento = new Elemento(dado,0);

  • O trecho de código acima está escrito no Pascal do Delphi e implementa a funcionalidade de multiplicação de matrizes. Assinale a opção que completa corretamente as linhas 2, 3, 4 e 6 desse trecho de código, respectivamente.

    • A.

      type Matriz=array[1..LIMITE,1..LIMITE] of integer;

      procedure Multiplicar(var A, B, C:Matriz);

      var i, j, k, s:integer;

      if LIMITE > 1 then

    • B.

      type Matriz=array[1..LIMITE,1..LIMITE] integer;

      procedure Multiplicar(var A, B, C:Matriz);

      i, j, k, s:integer;

      if LIMITE > 1 do

    • C.

      typedef Matriz=array[LIMITE, LIMITE];

      procedure Multiplicar(A, B, C:Matriz);

      integer i, j, k, s;

      if LIMITE > 1 then

    • D.

      type Matriz=array[1..LIMITE,1..LIMITE] of integer;

      procedure Multiplicar(A, B, C:Matriz); var

      i, j, k, s:integer;

      if LIMITE > 1 do

    Considere o trecho de código acima, escrito no Pascal do Delphi. Assinale a opção que completa corretamente as linhas 11, 15, 20 e 22 desse código, respectivamente.

    • A.

      push(no: Ptr_No) abstract;

      constructor Lista.Create;

      type Pilha:class(Lista)

      push(no: Ptr_No);

    • B.

      virtual procedure push(no: Ptr_No);

      constructor Lista.Create;

      type Pilha extends Lista

      procedure push(Ptr_No no);

    • C.

      procedure push(no: Ptr_No); virtual;

      constructor Lista;

      type Pilha = class from Lista

      procedure push(no: Ptr_No); abstract;

    • D.

      procedure push(no: Ptr_No); virtual; abstract;

      constructor Lista.Create;

      type Pilha = class(Lista)

      procedure push(no: Ptr_No); reintroduce;

    No referente a processos e modelos de desenvolvimento de software, assinale o opção incorreta.

    • A.

      O modelo em cascata organiza o desenvolvimento em fases. Esse modelo encoraja a definição dos requisitos antes do restante do desenvolvimento do sistema. Após a especificação e a análise dos requisitos, têm-se o projeto, a implementação e o teste.

    • B.

      Um possível objetivo da prototipação é criar rapidamente um sistema experimental que possa ser avaliado por usuários finais. Um protótipo aprovado pelos usuários pode vir a ser usado como ponto de partida para a construção do sistema.

    • C.

      O Unified Software Process é guiado por casos de uso, focado na arquitetura, iterativo e incremental. A vida do software é organizada em ciclos e cada ciclo é dividido nas fases de requisitos, análise, projeto e implementação.

    • D.

      Processos de desenvolvimento que adotam o modelo ágil enfatizam a comunicação entre participantes, a realimentação e a simplicidade. Para atingir tais práticas, o Extreme Programming (XP) advoga práticas como a posse coletiva do código.

    Com relação a programação estruturada e manipulação de dados, assinale a opção correta.

    • A.

      LIFO indica que o último elemento inserido na estrutura de processamento será o primeiro a ser processado.

    • B.

      FIFO indica que o primeiro elemento inserido na estrutura de processamento será o último a ser processado.

    • C.

      A fila é um tipo de estrutura que utiliza o procedimento LIFO.

    • D.

      Uma pilha é um tipo de estrutura que utiliza o procedimento FIFO.

    Acerca de funções e procedimentos (functions e procedures) utilizados em linguagens de programação estruturada, assinale a opção correta.

    • A.

      O objetivo de uma função é o processamento de uma informação sem retornar valor.

    • B.

      A identificação de procedimentos é desnecessária para o seu uso em códigos, bastando, para isso, fazer a chamada de tais procedimentos via procedure call.

    • C.

      Na definição de um procedimento, não é permitido o uso de funções que estiverem definidas fora do corpo do programa no qual se encontra o referido procedimento.

    • D.

      Na definição de uma função, é permitido o uso de um ou mais procedimentos, que podem estar definidos no corpo da referida função.

    Acerca da linguagem C++, assinale a opção correta.

    • A.

      Para que se possa realizar o link das classes de um programa cujo código fonte foi escrito em C++, é necessário que o compilador utilizado na operação seja capaz de interpretar a linguagem Fortran.

    • B.

      C++ é considerada uma linguagem de programação orientada a objetos e, por isso, o compilador dos programas desenvolvidos com essa linguagem devem ser capazes de realizar o tratamento de classes.

    • C.

      Todo compilador C padrão é capaz de entender, interpretar e compilar programas cujos códigos fonte foram escritos em C++.

    • D.

      Editores de texto convencionais, tais como o Notepad do Windows, permitem que sejam lidos códigos fonte escritos em C++, mas a modificação desses códigos requer o uso de editores da linguagem C++ apropriados.

    Julgue os itens subseqüentes acerca do ambiente Java. Um applet pode ser armazenado em um servidor e depois transferido para as máquinas dos usuários. Uma classe que modela um applet deriva da classe Applet e contém um método init executado na carga do applet.

    • C. Certo
    • E. Errado
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