Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O compartilhamento de arquivos em redes UNIX geralmente é realizado através do protocolo:
NTP
ICMP
NFS
LDAP
IGMP
Em relação ao software SAMBA no ambiente UNIX, é INCORRETO afirmar que:
permite a execução em ambiente UNIX de utilitários nativos de Windows;
oferece serviços de impressão para clientes Windows;
implementa o protocolo SMB/CIFS;
permite compartilhamento de arquivos para clientes Windows;
permite autenticação e autorização para clientes Windows.
Uma forma de inicializar o servidor apache (httpd) em ambientes UNIX utilizando um script padrão é através do comando:
apachestart now
initapache /etc/web
run $system/http-web
execweb up
apachectl start
Assinale a afirmação correta acerca dos sistemas de arquivos.
O sistema operacional mantém uma tabela de arquivos abertos, na qual, estão indicadas informações, tais como o ponteiro do arquivo, contador de abertura de arquivo, local do arquivo no disco, e os direitos de acesso, apenas para os arquivos abertos para a operação de escrita, usando a chamada de sistema write
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta com respeito ao ambiente Unix.
Em Unix, a informação de usuário e grupo é usada pelo sistema para gerenciar o acesso aos recursos (arquivos e diretórios) e para a gerência dos processos de usuários distintos. O usuário com UID (user ID) igual a zero é denominado root e possui permissões especiais no sistema.
No ambiente Unix, cada usuário tem permissão plena de acesso a um diretório especial, denominado home, que é o local de início de sessão de trabalho (via shell ou gráfica). O usuário pode criar arquivos nesse diretório, em qualquer um dos seus subdiretórios e também em outros diretórios.
Para registrar a utilização de cada cluster em um disco, o sistema de arquivos nativo do Windows NT utiliza
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Sistemas operacionais são programas, ou conjuntos de programas, que têm o objetivo de prover, da forma mais transparente possível, o acesso controlado aos recursos de um sistema computacional. Um dos seus fundamentos baseia-se no controle e na organização do uso desses recursos para se obter um sistema eficiente e seguro. Em relação aos sistemas operacionais, seus diversos tipos e características, julgue os itens a seguir.
Considere que determinada unidade de disco com 1.000 cilindros, numerados de 0 a 999, esteja atendendo, atualmente, a uma requisição no cilindro 453. Considere também que a fila de requisições pendentes, na ordem FIFO, seja 876, 125, 533, 886, 321. Nesse caso, utilizando-se o algoritmo de escalonamento de disco FCFS (first come first served), a ordem de atendimento das requisições será 533, 876, 886, 125, 321.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas a seguir, relativas aos sistemas de arquivos.
1. O sistema de arquivos NTFS oferece suporte a nomes de arquivos com até 255 caracteres, enquanto que o FAT32 suporta somente arquivos com nomes contendo, no máximo, 32 caracteres.
2. O Windows NT e o Windows 2000 utilizam o NTFS como sistema de arquivos nativo, possibilitando armazenar, neste sistema, os nomes de arquivo no formato unicode.
3. O EXT2 não suporta journaling, necessitando de ferramentas para realizar a verificação do sistema de arquivos, enquanto que o EXT3 utiliza o journaling, permitindo recuperação rápida no caso de interrupções súbitas.
4. As árvores balanceadas são utilizadas no REISER para agilizar o processo de busca de informações, como arquivos e metadados.
5. Os sistemas de arquivos FAT12 e FAT16 não implementam controle de acesso nos arquivos e pastas; já o NTFS, EXT2, EXT3, FAT32 e REISER evitam o acesso não-autorizado às informações armazenadas no sistema de arquivos.
Assinale a alternativa correta:
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Acerca dos conceitos de montadores, compiladores e interpretadores, assinale a alternativa incorreta.
Programas fontes podem ser particionados em vários módulos e armazenados em arquivos separados. Neste contexto, é necessária uma ferramenta capaz de juntar estes arquivos e compor a entrada para um compilador. Tal ferramenta é referenciada como montador.
Um compilador pode ser definido como um programa que converte programas escritos em uma linguagem fonte em programas equivalentes escritos em uma linguagem alvo (normalmente assembly ou linguagem de máquina).
Em geral, o processo realizado por um compilador compreende duas partes: análise, na qual um programa fonte é processado e armazenado em uma representação intermediária, e síntese, na qual um programa na linguagem alvo é construído a partir da representação intermediária.
Tipicamente, a etapa de análise realizada por um compilador compreende 3 fases: análise léxica, análise sintática e análise semântica.
Os interpretadores, diferentemente dos compiladores, não produzem código como saída. Ao invés disto, eles próprios executam os programas fontes que lhes são fornecidos como entrada.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Para efeito de compatibilidade, o Windows XP Professional permite a configuração do subsistema MS-DOS. Isso permitirá a execução de sistemas feitos para a plataforma MS-DOS sem problemas. Uma dessas configurações, que é utilizada pelos programas desenvolvidos para MS-DOS, é o Files, que é o número de arquivos que o subsistema MS-DOS pode acessar ao mesmo tempo.
Para configurar o Files do subsistema MS-DOS, será necessário editar o arquivo
Config.nt, na subpasta config da pasta do sistema operacional (como por exemplo: Windows).
Config.nt, na subpasta system32 da pasta do sistema operacional (como por exemplo: Windows).
Config.sys, na subpasta system da pasta do sistema operacional (como por exemplo: Windows).
Config.sys, na subpasta command da pasta do sistema operacional (como por exemplo: Windows).
Config.sys, na subpasta resources da pasta do sistema operacional (como por exemplo: Windows).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...