Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.
A adoção do modelo CMMI por estágios, em oposição à adoção do modelo contínuo, conduz a organização a focalizar uma seqüência estrita de áreas de processo durante o seu programa de melhoria.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.
Cada área de processo do modelo CMMI possui conjuntos específicos e genéricos de metas e práticas, de forma conceitualmente similar ao que ocorre com as disciplinas no modelo RUP.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.
A determinação do nível de maturidade de um processo no modelo CMMI depende da determinação do nível da sua capacidade, ocorrendo o mesmo com a determinação de capacidade e maturidade no modelo ITIL.
Em relação ao CMMI, analise:
I. O CMMI foi criado como uma integração e evolução dos modelos SW-CMM, SECM - EIA 731 (System Engineering Capability Model) e IPD-CMM (Integrated Product Development CMM). O CMMI é um modelo alinhado com a Norma ISO/IEC 12207 e é representado por três modos: estágio, contínua e estruturada.
II. A principal mudança que ocorreu no nível 2 do modelo CMMI, em relação ao mesmo nível do Modelo CMM, foi a inclusão de uma nova área de processo denominada Medição e Análise, tendo como objetivos desenvolver e sustentar uma capacidade de medição usada para apoiar gerencialmente as necessidades de informação.
III. A área de processo Medição e Análise do nível 2 do modelo CMMI envolve, entre outras, a especificação dos objetivos de medição e análise, de forma que estes sejam alinhados com as necessidades de informação identificadas e com os objetivos e a implementação da coleta, armazenamento, análise, e comunicação dos dados.
IV. O modelo CMMI tem como objetivo fornecer um guia para melhorar os processos e a habilidade de gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços da organização. O modelo coloca as melhores práticas dentro de uma estrutura que ajuda na avaliação da maturidade organizacional ou da capacidade da área do processo, estabelecendo prioridades para a melhoria, implementando tais melhorias.
É correto o que consta em
No SW-CMM, quando os processos utilizados estão estabelecidos e padronizados em toda a organização e todos os projetos usam uma versão aprovada e específica do padrão de processo de software para desenvolvimento e manutenção de software da organização, essa organização encontra-se classificada no nível
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos sistemas de qualidade no desenvolvimento de software.
I. No CMMI nível 2, a área de processo Garantia da Qualidade do Processo e Produto (PPQA) deve fornecer uma gestão com visibilidade apropriada sobre os processos utilizados e produtos desenvolvidos pelo projeto de software.
II. No CMMI nível 3, a área de processo Validação (VAL) deve demonstrar que o produto ou seus componentes funcionam como esperado no ambiente pretendido.
III. No CMMI nível 3, a área de processo Foco do Processo na Organização (OPF) deve estabelecer e manter um conjunto de processos que pode ser utilizado por toda organização.
IV. No CMMI nível 3, a área de processo Desenvolvimento e Inovação Organizacional (OID) deve planejar e implementar melhorias de processos na organização baseadas nas suas fragilidades e forças.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Quanto às Metas e Áreas de Processos do CMMI é correto afirmar que
a meta "Mitigar Riscos", da área de processo Gerência de Projeto Integrada (IPM), é exigida em todos os níveis do CMMI.
"Desenvolver Melhorias", com o objetivo de inovar e desenvolver melhorias de forma incremental de acordo com os objetivos da organização e que permitam medir o desempenho dos seus processos e tecnologias, é meta da Área de Processo "Análise e Resolução de Causa" (CAR) do CMMI nível 2.
verificar se os componentes do produto podem ser integrados, montar o produto, verificar, validar e entregar o produto são metas da Área de Processo Solução Técnica(TS) do CMMI nível 2.
a meta "Estabelecer os Recursos para os Processos da Organização", da área de processo Gerência de Projeto Integrada (IPM), é exigida apenas no CMMI nível 2.
"Prevenir as Causas dos Defeitos", tomando-se decisões para prevenir que os defeitos e problemas já ocorridos voltem a acontecer, é meta da Área de Processo "Análise e Resolução de Causa" (CAR) do CMMI nível 5.
O CMM - Capability Maturity Model é
No esquema da estrutura do CMM, compromisso, habilitação, atividade, medição e verificação são considerados
Na estrutura do Modelo CMM
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...