Questões de Ciência da Computação do ano 2006

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.

A adoção do modelo CMMI por estágios, em oposição à adoção do modelo contínuo, conduz a organização a focalizar uma seqüência estrita de áreas de processo durante o seu programa de melhoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.

Cada área de processo do modelo CMMI possui conjuntos específicos e genéricos de metas e práticas, de forma conceitualmente similar ao que ocorre com as disciplinas no modelo RUP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos do modelo CMMI e de sua relação com outros modelos, considerando a figura acima, que apresenta uma relação dos componentes que fazem parte do modelo CMMI.

A determinação do nível de maturidade de um processo no modelo CMMI depende da determinação do nível da sua capacidade, ocorrendo o mesmo com a determinação de capacidade e maturidade no modelo ITIL.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao CMMI, analise:

I. O CMMI foi criado como uma integração e evolução dos modelos SW-CMM, SECM - EIA 731 (System Engineering Capability Model) e IPD-CMM (Integrated Product Development CMM). O CMMI é um modelo alinhado com a Norma ISO/IEC 12207 e é representado por três modos: estágio, contínua e estruturada.

II. A principal mudança que ocorreu no nível 2 do modelo CMMI, em relação ao mesmo nível do Modelo CMM, foi a inclusão de uma nova área de processo denominada Medição e Análise, tendo como objetivos desenvolver e sustentar uma capacidade de medição usada para apoiar gerencialmente as necessidades de informação.

III. A área de processo Medição e Análise do nível 2 do modelo CMMI envolve, entre outras, a especificação dos objetivos de medição e análise, de forma que estes sejam alinhados com as necessidades de informação identificadas e com os objetivos e a implementação da coleta, armazenamento, análise, e comunicação dos dados.

IV. O modelo CMMI tem como objetivo fornecer um guia para melhorar os processos e a habilidade de gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços da organização. O modelo coloca as melhores práticas dentro de uma estrutura que ajuda na avaliação da maturidade organizacional ou da capacidade da área do processo, estabelecendo prioridades para a melhoria, implementando tais melhorias.

É correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

No SW-CMM, quando os processos utilizados estão estabelecidos e padronizados em toda a organização e todos os projetos usam uma versão aprovada e específica do padrão de processo de software para desenvolvimento e manutenção de software da organização, essa organização encontra-se classificada no nível

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos sistemas de qualidade no desenvolvimento de software.

I. No CMMI nível 2, a área de processo Garantia da Qualidade do Processo e Produto (PPQA) deve fornecer uma gestão com visibilidade apropriada sobre os processos utilizados e produtos desenvolvidos pelo projeto de software.

II. No CMMI nível 3, a área de processo Validação (VAL) deve demonstrar que o produto ou seus componentes funcionam como esperado no ambiente pretendido.

III. No CMMI nível 3, a área de processo Foco do Processo na Organização (OPF) deve estabelecer e manter um conjunto de processos que pode ser utilizado por toda organização.

IV. No CMMI nível 3, a área de processo Desenvolvimento e Inovação Organizacional (OID) deve planejar e implementar melhorias de processos na organização baseadas nas suas fragilidades e forças.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

Quanto às Metas e Áreas de Processos do CMMI é correto afirmar que

  • A.

    a meta "Mitigar Riscos", da área de processo Gerência de Projeto Integrada (IPM), é exigida em todos os níveis do CMMI.

  • B.

    "Desenvolver Melhorias", com o objetivo de inovar e desenvolver melhorias de forma incremental de acordo com os objetivos da organização e que permitam medir o desempenho dos seus processos e tecnologias, é meta da Área de Processo "Análise e Resolução de Causa" (CAR) do CMMI nível 2.

  • C.

    verificar se os componentes do produto podem ser integrados, montar o produto, verificar, validar e entregar o produto são metas da Área de Processo Solução Técnica(TS) do CMMI nível 2.

  • D.

    a meta "Estabelecer os Recursos para os Processos da Organização", da área de processo Gerência de Projeto Integrada (IPM), é exigida apenas no CMMI nível 2.

  • E.

    "Prevenir as Causas dos Defeitos", tomando-se decisões para prevenir que os defeitos e problemas já ocorridos voltem a acontecer, é meta da Área de Processo "Análise e Resolução de Causa" (CAR) do CMMI nível 5.

O CMM - Capability Maturity Model é

  • A. um modelo de processo de software para garantir a qualidade do desenvolvimento.
  • B. uma estrutura (framework) que descreve os principais elementos de um processo de software efetivo.
  • C. um processo de software contendo as etapas Inicial, Repetitivo, Definido, Gerenciado e Otimizado.
  • D. um método que estabelece ações específicas a serem seguidas para a maturidade da capacitação das organizações.
  • E. uma técnica para definir, implementar, medir, controlar e melhorar os processos de software.

No esquema da estrutura do CMM, compromisso, habilitação, atividade, medição e verificação são considerados

  • A. seções.
  • B. áreas-chave do processo.
  • C. práticas-chaves.
  • D. metas.
  • E. características comuns.

Na estrutura do Modelo CMM

  • A. cada área-chave agrupa as correspondentes práticas- chave de acordo com as Características Comuns.
  • B. cada um dos cinco níveis é composto por várias Áreas-Chave de Processo (ACP).
  • C. existem 5 níveis de maturidade que tratam de planos de projeto, documentos de especificação, documentos de design, código e casos de teste respectivamente.
  • D. as Características Comuns conduzem ao alcance de metas de melhoria de processo para um determinado nível.
  • E. as práticas-chave institucionalizam ou implementam as Características Comuns do modelo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...