Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de software.
Sistemas de software podem ser decompostos em subsistemas, que, por sua vez, podem ser decompostos em módulos. Um módulo é normalmente um componente de sistema que fornece um, ou mais, serviços para outros módulos. No desenvolvimento orientado a objetos, um módulo pode ser composto por um conjunto de classes.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de software.
A arquitetura de um sistema de software pode se basear em determinado estilo de arquitetura. Um estilo de arquitetura é um padrão de organização. No estilo cliente-servidor, o sistema é organizado como um conjunto de serviços, servidores e clientes associados que acessam e usam os serviços. Os principais componentes desse estilo são servidores que oferecem serviços e clientes que solicitam os serviços.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 68 a 72, relativos aos princípios da engenharia de software.
Os padrões de projeto podem ser usados no projeto orientado a objetos para apoiar o reúso de software. Esses padrões freqüentemente empregam a herança e o polimorfismo para prover generalidade. Abstract factory, strategy e template method são padrões de projeto que podem ser empregados nos frameworks orientados a objetos para facilitar a adaptação dos frameworks.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de qualidade de software, julgue os itens subseqüentes.
Os processos no ciclo de vida de um produto de software podem ser classificados como fundamentais, de apoio ou organizacionais. O processo de garantia da qualidade pode ser considerado um processo de apoio que define atividades para garantir a conformidade dos processos e produtos de software com requisitos e planos estabelecidos. Um processo de garantia da qualidade pode abranger a garantia da qualidade do produto, do processo e do sistema de qualidade.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de qualidade de software, julgue os itens subseqüentes.
Há modelos de qualidade de software nos quais os atributos de qualidade são agrupados em características de qualidade, que, por sua vez, são desdobradas em subcaracterísticas. Por exemplo, confiabilidade é uma possível característica e refere-se à capacidade de o software manter seu nível de desempenho, sob condições estabelecidas, por um período de tempo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de processos de software, julgue os itens de 75 a 78.
No RUP (rational unified process), um ciclo de desenvolvimento é dividido em quatro fases, uma delas é a de construção (construction). Nessa fase, tipicamente tem-se atividades da disciplina de análise e projeto. Essas atividades realizam a definição preliminar da arquitetura do software e resultam na primeira versão de um documento que descreve a arquitetura.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de processos de software, julgue os itens de 75 a 78.
No RUP, a fase denominada elaboração (elaboration) é aquela em que as atividades da disciplina implementação (implementation) são mais intensas. Ao final dessa fase, o sistema provê todos os serviços previstos para a versão a ser entregue no final do atual ciclo de desenvolvimento e encontra-se em um estado que permite a sua instalação no ambiente dos usuários para início do teste beta.
Considere a figura:
Na UML 2.0 ela representa
um pacote.
uma dependência.
uma classe.
um componente.
uma agregação.
O RUP possibilita o desenvolvimento
incremental e interativo, guiado por casos de uso e centrado na arquitetura do sistema.
interativo e centrado nos dados e informações do sistema.
incremental e interativo, em quatro camadas e centrado na estrutura dos dados do sistema.
interativo, guiado por casos de uso e centrado na infra-estrutura do sistema.
incremental e centrado na funcionalidade do sistema.
Via de regra as divisões da arquitetura de software em três camadas orientam para níveis que especificam
os casos de uso, a estrutura dos dados e os processos de manutenção.
a apresentação, as regras de negócio e os testes.
a apresentação, os processos operacionais e a seqüência de execução.
a apresentação, os componentes virtuais e a seqüência de execução.
a apresentação, as regras de negócio e o armazenamento de dados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...