Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O seguinte diagrama UML documenta corretamente uma interação no padrão observer.
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Acerca da service-oriented architecture (SOA), julgue os seguintes itens.
A orientação a serviços é uma estratégia de projeto com as seguintes características: a lógica de negócio se for automatizada, é particionada em serviços; os serviços apresentam forte acoplamento (strong coupling) e se comunicar pela troca de mensagens; para que serviços possam interagir, são disponibilizadas as suas descrições; promove reúso, pois serviços podem usar outros serviços; os serviços podem ser organizados em camadas com diferentes níveis de abstração.
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Acerca da service-oriented architecture (SOA), julgue os seguintes itens.
Uma composição de serviços é um conjunto, em que cada serviço contribui na execução de uma tarefa. A montagem e a coordenação dos serviços pode ser uma atividade sob a responsabilidade de um controlador voltado para esse fim. Uma composição coordenada por um controlador pode, por sua vez, participar de outra composição maior.
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Acerca da service-oriented architecture (SOA), julgue os seguintes itens.
Há um cabeçalho (header) em cada mensagem com o formato definido na especificação SOAP. Armazenados nesse cabeçalho, pode haver blocos de cabeçalho (header blocks) com informações relacionadas à entrega e ao processamento da mensagem. Por exemplo, blocos de cabeçalho podem conter informações de roteamento ou workflow associadas à mensagem.
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Acerca da service-oriented architecture (SOA), julgue os seguintes itens.
No framework tecnológico chamado web services, as definições dos serviços podem ser feitas usando-se WSDL, as quais contribuem no sentido de possibilitar um forte acoplamento entre os serviços. Uma definição WSDL descreve a interface pública de um serviço, mas, alternativamente, é possível a descrição da interface de um serviço usando-se a linguagem UDDI.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
A análise de requisitos localiza os requisitos funcionais e os não-funcionais. Nessa análise, são produzidos tipicamente artefatos que irão guiar o resto do processo de desenvolvimento. Na análise, os requisitos são definidos sem que o foco seja voltado para aspectos específicos da implementação a ser construída. Nos métodos de análise tipicamente recomendados, há informações de como organizar e representar as especificações dos requisitos.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
A arquitetura de um sistema de software descreve os elementos que compõem o sistema e as interações entre eles. A arquitetura do software deve ser definida visando atender à especificação previamente estabelecida dos requisitos de software. Em um processo de desenvolvimento de software, a definição da arquitetura é tipicamente responsabilidade da disciplina de projeto.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Na disciplina de teste, o produto de software é executado para se verificar a presença de defeitos e aumentar a confiança na correção do produto, mas a execução de testes geralmente não é capaz de demonstrar que um software está correto. Atividades de teste, que podem ser realizadas durante o desenvolvimento, tipicamente são as seguintes: planejar atividades de teste, projetar testes, executar testes e avaliar resultados.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
As técnicas de teste admitem a classificação como estrutural, funcional, com base em erros e com base em máquinas de estados finitos. Na técnica funcional, os requisitos de teste são estabelecidos com base em uma dada implementação. Na técnica estrutural, os requisitos são estabelecidos com base na especificação, sem necessidade de conhecimentos sobre uma dada implementação. Na técnica com base em erros, os requisitos são definidos explorando-se erros típicos durante um desenvolvimento. Na técnica com base em máquinas de estados finitos, para determinar requisitos de teste, são usadas máquinas de estado.
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Acerca de engenharia de software, julgue os itens a seguir.
Ao longo do desenvolvimento, artefatos produzidos podem ser revisados, objetivando garantir que os mesmos apresentem, pelo menos, a qualidade mínima especificada. Não apenas o código, mas também outros artefatos podem ser revisados. Os defeitos encontrados pelas revisões referem-se à faltas (fault), enquanto os defeitos encontrados por testes são falhas do software, pois testes avaliam a qualidade comparando o comportamento esperado com o observado.
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