Questões de Ciência da Computação do ano 2008

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem.

Qualidade é algo que se aplica no processo e no produto, no entanto, a qualidade do processo em nada interfere na qualidade do produto, e vice-versa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o seguinte procedimento descrito em uma notação algorítmica baseada na linguagem de programação Pascal:

Suponha a chamada troca(i,a[i]) deste procedimento com parâmetros atuais (reais) i e a[i], onde i é uma variável do tipo inteiro, e a um vetor do tipo inteiro. Analise as afirmações, considerando os diversos tipos de passagens de parâmetros.

1) Na passagem de parâmetros por valor, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].

2) Na passagem de parâmetros por resultado, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].

3) Na passagem de parâmetros por valor-resultado, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].

4) Na passagem de parâmetros por referência, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].

5) Na passagem de parâmetros por nome, resulta a troca de valores das variáveis i e a[i].

Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    3, 4 e 5

  • C.

    3 e 4

  • D.

    1 e 2

  • E.

    1, 3 e 4

Considere a definição de uma estrutura de dados na linguagem Java composta de elementos chamados nodos

Se G é um objeto da classe Nodo, qual das afirmações abaixo é a correta:

  • A.

    G é uma árvore binária arbitrária;

  • B.

    G é uma árvore binária de pesquisa;

  • C.

    G é uma lista duplamente encadeada arbitrária;

  • D.

    G é uma lista duplamente encadeada ordenada crescentemente;

  • E.

    G é um grafo onde cada vértice tem grau no máximo dois, ordenado crescentemente;

Com relação à Programação Orientada a Objetos, associe o conceito à afirmação correspondente.

1) Herança

2) Framework

3) Interoperabilidade

4) Polimorfismo

5) Encapsulamento

( ) O estado de um objeto não deve ser acessado diretamente, mas sim através de métodos de acesso (ou propriedades).

( ) A mesma operação pode atuar de modos diversos em classes diferentes.

( ) É o compartilhamento de atributos e operações entre classes com base em um relacionamento hierárquico.

( ) É a habilidade de troca de mensagens entre objetos com a finalidade de permitir que estes requisitem serviços de outros objetos, cooperativamente, independente de suas diferenças internas.

( ) É o conjunto de classes que representa um design abstrato para soluções em uma família de aplicações.

A seqüência correta é:

  • A.

    5, 4, 1, 3, 2

  • B.

    2, 4, 1, 3, 5

  • C.

    4, 3, 1, 5, 2

  • D.

    5, 1, 4, 3, 2

  • E.

    5, 4, 1, 2, 3

Correlacione os modelos de desenvolvimento de software com suas respectivas características.

1) Cascata

2) Evolucional

3) Espiral

4) Formal

5) Ágil

( ) Compreende fases distintas e bem delineadas de especificação, projeto e desenvolvimento. É o mais antigo e bem conhecido processo.

( ) A especificação, o projeto e o desenvolvimento são entrelaçados.

( ) Evolui através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.

( ) Realiza a implementação a partir de um modelo matemático.

( ) Cada iteração é como um projeto de software em miniatura.

A seqüência correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5

  • B.

    1, 3, 2, 4, 5

  • C.

    5, 3, 2, 4, 1

  • D.

    5, 2, 4, 3, 1

  • E.

    4, 2, 3, 5, 1

Acerca da Análise e das Técnicas de Levantamento de Requisitos, considere as seguintes afirmações.

1) A Norma ISO/IEC 9126 define seis características de qualidade de software que devem ser avaliadas: Funcionalidade; Usabilidade; Confiabilidade; Eficiência; Manutenibilidade; Portabilidade.

2) De acordo com a IEEE, Requisito é uma condição ou capacidade demandada por um usuário para resolver um problema ou alcançar um objetivo.

3) De acordo com a IEEE, Requisito é uma condição ou capacidade que deve ser satisfeita por um sistema para satisfazer um contrato ou um padrão.

4) Entre as atividades de Análise de Requisitos temos: reconhecimento do problema, avaliação do problema e síntese da solução (Modelagem), especificação dos requisitos do software e revisão.

Estão corretas apenas:

  • A.

    1 e 2

  • B.

    2 e 3

  • C.

    1, 3 e 4

  • D.

    2, 3 e 4

  • E.

    1, 2, 3 e 4

Considerando a Análise Orientada a Objetos (AOO) e o Projeto Orientado a Objetos (POO), assinale a afirmação correta.

  • A.

    Pode-se dizer que o núcleo de um POO consiste de um conjunto de objetos.

  • B.

    Entre as dificuldades da POO, está a tendência a associar muitos métodos a uma classe que representa uma entidade ativa no mundo real. Quando uma ou duas classes fazem tudo, e as outras são meras pacientes desse processo, não existe propriamente orientação a objetos, mas uma estrutura concentradora e seria preferível fazer um projeto estruturado bem feito a fazer um projeto orientado a objetos desta forma.

  • C.

    O modelo conceitual da POO contém elementos (classes, atributos e associações) e métodos.

  • D.

    Um modelo de AOO completo leva em consideração não só restrições de implementação, tais como concorrência, distribuição, persistência ou herança, mas também a forma como o sistema vai ser construído.

  • E.

    O Processo Unificado implementado na Unified Modelling Language, devido ao seu sucesso, vem substituindo gradativamente a AOO e o POO.

Sobre a UML (Unified Modelling Language), é correto afirmar que:

  • A.

    os objetivos da UML são: a modelagem exclusivamente de software; o estabelecimento de uma união fazendo com que métodos conceituais sejam executáveis; a criação de uma linguagem de modelagem executável pela máquina.

  • B.

    em UML, um diagrama de classes é uma representação da estrutura dinâmica de um sistema que descreve como os métodos agem.

  • C.

    o diagrama de componente e o de execução são diagramas estáticos de um sistema que exibem as classes do sistema, os atributos destas classes e as relações entre estas classes.

  • D.

    os diagramas de atividade representam os fluxos conduzidos por processamentos. São essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra. Na UML 2.0, têm semântica baseada em Redes de Petri.

  • E.

    os diagramas utilizados pela UML 1.0, que totalizavam 13, foram condensados na UML 2.0 e são, agora, compostos de nove tipos: diagrama de use case, de classes, de objeto, de estado, de seqüência, de colaboração, de atividade, de componente e de execução.

Todos os sistemas possuem uma estrutura estática e um comportamento dinâmico. A UML 2.0 suporta Diagramas Estruturais, Diagramas Comportamentais e Diagramas de Interação. Assinale a alternativa em que nem todos os diagramas são do mesmo tipo.

  • A.

    Diagramas de objetos, de classes e de componentes.

  • B.

    Diagramas de objetos, de classes e de instalação.

  • C.

    Diagramas de caso de uso, de máquina de estados e de atividade.

  • D.

    Diagrama de pacotes, de estrutura e de instalação.

  • E.

    Diagrama de pacotes, de estrutura e de atividade.

Sobre arquitetura de aplicações para o ambiente Internet, assinale a afirmação correta.

  • A.

    A camada de aplicação no modelo TCP/IP de cinco camadas corresponde às camadas de aplicação, de apresentação e de sessão do modelo OSI de sete camadas.

  • B.

    A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede.

  • C.

    São exemplos de protocolos na camada de aplicação: TCP • DNS • FTP • HTTP • IMAP

  • D.

    São exemplos de protocolos que não estão na camada de aplicação: RPC • RTP • RTCP • SDP • SOAP.

  • E.

    São exemplos de protocolos na camada de aplicação no modelo TCP/IP: 802.11 • ATM • DTM • Ethernet.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...