Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os comandos em C++ apresentados a seguir.
A quantidade de comandos certos é igual a
Considerando a figura apresentada acima, julgue os itens que se seguem acerca dos conceitos de infraestrutura de tecnologia da informação (TI).
Estão certos apenas os itens
Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsequentes.
I Na primeira geração da EaD, houve ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, iniciado no século XIX.
II A segunda geração da EaD foi marcada pela teleducação/telecursos, embasada em programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação assíncrona predominou nesse período.
III A terceira geração da EaD tem como características: uso dos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação; a comunicação é síncrona; e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da world wide web possibilitaram avanços na EaD. Hoje, alguns meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki e plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.
IV Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo. No contexto da EaD, esse novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas.
V O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.
Estão certos apenas os itens
Julgue os itens a seguir relativos a comunidades virtuais.
I Comunidade virtual, comunidade online ou e-community é um grupo de pessoas que interage via mídias de comunicação como jornais, telefones, correio eletrônico, redes sociais online ou mensagens instantâneas, em vez de interações face a face, com objetivos sociais, profissionais, educacionais ou outros.
II O ciclo de vida da participação em comunidades online sugere a forma que usuários se incorporam na comunidade virtual. Os cinco tipos principais de trajetórias em uma comunidade de aprendizagem são: visitante (participação externa, não estruturada), entrando na fronteira (noviços), regular, líder e saindo da fronteira (sênior).
III Entre os possíveis benefícios das comunidades virtuais para os indivíduos participantes, estão a colaboração, a cooperação e a aprendizagem.
IV A wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um sítio de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.
V A maioria das comunidades cresce inicialmente devagar, em parte pelo fato de que a motivação para contribuição é normalmente proporcional ao tamanho da comunidade. Quando o tamanho da audiência aumenta, também aumenta a motivação para escrever e contribuir. Quando mais pessoas começam a participar, cria-se um ciclo virtuoso em que mais participação leva a mais participação.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento da aplicação apresentada no texto II.
Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento da aplicação apresentada no texto II.
A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
A inversão na ordem de execução dos comandos das linhas 4 a 5 não introduz erros na execução do script.Julgue os itens a seguir, considerando que os registros inseridos no esquema workflow apresentado no texto II representam adequadamente as informações de vários workflows quaisquer, individualmente identificados com números 0, 1, 2, 3 etc.
O código acima utiliza as classes declaradas no código apresentado no texto IV para tentar representar a rede descrita no texto I. Considerando que esse código não possui erros de compilação, julgue os itens seguintes.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca de arquiteturas e objetos de software comumente empregados em sistemas operacionais de tempo real. Em um sistema operacional de tempo real de múltiplos processos e múltiplos threads, não é possível fazer uso de código reentrante.
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