Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
O endereço IP, de forma genérica, pode ser considerado como um conjunto de números que representa o local de um determinado equipamento. Originalmente, o espaço do endereço IP foi dividido em poucas estruturas de tamanho fixo chamados "classes de endereço". As três principais são a classe A, classe B e classe C. Um endereço da classe A é caracterizado por:
O primeiro bit é zero.
Os 3 primeiros octetos representam a rede e o último o host.
Os 2 primeiros octetos representam a rede e os 2 últimos o host.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Um analista de rede precisa implementar para uma rede um esquema de segurança no qual deve ser disponibilizado um sistema de autenticação entre o cliente e o servidor, e utilizou o Kerberos, que possibilita comunicações individuais seguras e identificadas, em uma rede insegura. O Kerberos pode ser classificado como um:
algoritmo de criptografia.
protocolo.
sistema de detecção de intrusão.
certificado digital.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Os protocolos de transporte atribuem a cada serviço um identificador único, o qual é empregado para encaminhar uma requisição de um aplicativo cliente ao processo servidor correto. Nos protocolos de transporte TCP e UDP, como esse identificador se denomina?
Endereço IP.
Conexão.
Porta.
Identificador do processo (PID).
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
O controle de congestionamento é uma das funções desempenhadas pela Camada de Transporte no modelo TCP/IP. Sobre essa função, assinale a alternativa incorreta.
No controle de congestionamento fim-a-fim, uma situação de congestionamento é intuída pelos hosts terminais via eventos como perda ou atraso excessivo de pacotes.
No controle de congestionamento assistido pela rede, os nodos (roteadores) enviam notificações explícitas do estado de congestionamento da rede diretamente à fonte de cada fluxo que, por meio dele, trafega.
Ao perceber um estado de congestionamento na rede, uma conexão TCP, por meio de seu mecanismo de prevenção de congestionamento (congestion avoidance), reduz o tamanho de sua janela de congestionamento.
O mecanismo Explicit Congestion Notification (ECN) utiliza um dos dois últimos bits do campo ToS do cabeçalho IPv4 para notificar a um destinatário o estado de congestionamento da rede.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a alternativa incorreta.
Nos serviços orientados a conexões há a necessidade de estabelecimento de uma conexão antes da transferência dos dados.
Serviços orientados à conexão podem ser implementados em sub-redes que funcionam no modo datagrama.
Os serviços orientados a conexões são sempre confiáveis garantido a entrega ordenada e completa dos dados transmitidos.
O controle de fluxo tem como objetivo garantir que nenhum dos parceiros de uma comunicação inunda o outro enviando pacotes mais rápido do que ele pode tratar.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Indique qual afirmação refere-se a sistema operacional de rede.
Deve permitir a gestão eficiente de grandes quantidades de recursos (disco, memória, processadores), impondo prioridades e limites sobre o uso dos recursos pelos usuários e seus aplicativos.
Deve possuir a capacidade de oferecer às aplicações locais recursos que estejam localizados em outros computadores, como arquivos e impressoras. Ele também deve disponibilizar seus recursos locais aos demais computadores, de forma controlada.
Todos os programas a executar são colocados em uma fila, com seus dados e demais informações para a execução. O processador recebe um programa após o outro, processando-os em sequência, o que permite um alto grau de utilização do sistema.
Os recursos de cada máquina estão disponíveis globalmente, de forma transparente aos usuários. Ao lançar uma aplicação, o usuário interage com sua janela, mas não sabe onde ela está executando ou armazenando seus arquivos: o sistema é quem decide, de forma transparente.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a redes de computadores, julgue o item a seguir.
Uma rede de computadores está congestionada quando o seu fator de carga está próximo ou abaixo do valor máximo aceitável para a rede.
Em relação à camada de rede da arquitetura internet TCP/IP, é correto afirmar:
O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável, o que faz com que sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nós intermediários.
Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados.
A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas, que são configuradas na criação da rede e são frequentemente modificadas.
Por oferecer um serviço de datagramas confiável, o protocolo IP é dotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotes desordenados ou duplicados.
A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que, mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmos caminhos, o desempenho global da rede não seja comprometido.
Em relação à inter-redes, considere:
I. O algoritmo de roteamento de dois níveis refere-se a um protocolo de gateway interior e um protocolo de gateway exterior.
II. Via de regra, um pacote típico de inter-rede sai de sua LAN em direção ao roteador multiprotocolo local que, por sua vez, será encaminhado ao roteador multiprotocolo de rede. Se o roteador não puder ser alcançado através do protocolo de rede natural do pacote, o pacote será enviado repetidamente por tunneling, sendo encapsulado no protocolo exigido pela rede intermediária até que o pacote chegue à rede de destino.
III. Quando um pacote muito grande tem de trafegar por uma rede cujo tamanho máximo de pacote é muito pequeno, a solução é permitir que os gateways dividam os pacotes em fragmentos, enviando cada fragmento como um pacote de inter-rede separado.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Em relação aos protocolos de transporte na arquitetura TCP/IP, considere:
I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.
II. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas.
III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, na qual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta.
IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente,
UDP, UDP, TCP, UDP.
TCP, TCP, UDP, TCP.
TCP, UDP, UDP, TCP.
TCP, TCP, UDP, UDP.
UDP, UDP, TCP, TCP.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...