Questões de Ciência da Computação do ano 2010

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Na figura acima, que apresenta o ciclo de vida clássico da engenharia de software, os nomes de duas etapas foram substituídos pelos números 1 e 2. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.

Garantir que as entradas definidas em um ciclo de vida clássico, tal como o mostrado na figura, produzam resultados reais que concordem com os resultados exigidos é uma atividade da etapa de teste.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na figura acima, que apresenta o ciclo de vida clássico da engenharia de software, os nomes de duas etapas foram substituídos pelos números 1 e 2. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.

As etapas identificadas na figura por 1 e 2 são, respectivamente, projeto e instalação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos de qualidade de software.

O CMM fornece um guia que permite às organizações obter controle nos processos de desenvolvimento e manutenção de software, evoluir para uma cultura de engenharia de software e alcançar a excelência na gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

No modelo de desenvolvimento de software em espiral, cada loop na espiral representa

  • A. a necessidade de retornar ao início da fase em que se encontra.
  • B. um processo de reengenharia.
  • C. uma disciplina de software.
  • D. uma fase do processo de software.
  • E. uma atividade paralela.

O modelo em espiral difere principalmente dos outros modelos de processo de software por

  • A. não contemplar o protótipo.
  • B. econhecer explicitamente o risco.
  • C. não ter fases.
  • D. possuir uma fase única evolucionária.
  • E. não contemplar o projeto do produto.

Na engenharia de software, etnografia é

  • A. uma fase do processo de software aplicada no modelo em cascata.
  • B. uma fase do processo de software aplicada no modelo em espiral.
  • C. uma técnica de observação que pode ser usada para compreender os requisitos sociais e organizacionais.
  • D. uma técnica aplicada na engenharia de requisitos cujo objetivo é definir, a priori, as classes que contém elementos gráficos (BLOB).
  • E. um projeto cujo principal objetivo é criar interfaces gráficas, que facilitam o acesso do usuário (GUI).

As políticas de rastreabilidade de requisitos são decididas durante o estágio de

  • A. agregação dos requisitos funcionais, apenas.
  • B. implementação do sistema, apenas.
  • C. implantação do sistema.
  • D. eliminação dos requisitos não funcionais.
  • E. gerenciamento de requisitos.

Para decidir sobre os limites do sistema, ou seja, distinguir o que é o sistema e o que é o ambiente do sistema, um trabalho é feito em conjunto com os stakeholders em um estágio inicial de elicitação e análise de requisitos. Esse trabalho culmina, em primeira instância, com um modelo

  • A. de contexto.
  • B. de comportamento.
  • C. de objetos.
  • D. conceitual de banco de dados.
  • E. físico de banco de dados.

Na especificação dirigida a riscos, a compreensão da probabilidade de ocorrência de um risco e das consequências potenciais, se um acidente ou incidente, associado com este risco, ocorrer, é da competência do processo de

  • A. especificação de requisitos.
  • B. decomposição de riscos.
  • C. análise da qualidade.
  • D. validação de requisitos.
  • E. análise e classificação de riscos.

Um protótipo de software pode ser usado em um processo de desenvolvimento de software para:

I. Ajudar na descoberta e validação dos requisitos do sistema, durante a engenharia de requisitos.

II. Explorar soluções específicas de software e apoiar o projeto de interface com o usuário, durante o projeto do sistema.

III. Realizar testes completos com o sistema que será entregue para o cliente, durante o processo de teste.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, apenas.
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