Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de frameworks JSF e Hibernate, julgue os itens a seguir. O JSF é muito utilizado para construção de aplicações web. Um dos pontos centrais do JSF é o suporte a componentes de interface. O JSF conta com um componente capaz de gerar código de forma automática denominado seam-gen, que é capaz de, a partir de um banco de dados, criar automaticamente uma aplicação web padrão com a capacidade de incluir, alterar, listar e excluir elementos do banco de dados.
A respeito de frameworks JSF e Hibernate, julgue os itens a seguir. O ciclo de vida do Hibernate consiste basicamente em três estados de persistência: transiente, persistente e desacoplado. Objetos transientes são todos aqueles que não possuem a anotação @Persistent. Uma vantagem de um objeto transiente é que ele conta com a possibilidade de rollback até que seja persistido utilizando o método save() ou o saveOrUpdate().
A respeito de frameworks JSF e Hibernate, julgue os itens a seguir. O Hibernate permite diversas estratégias de fetching, como o join fetching, que permite escolher quais objetos relacionados devem ser carregados juntamente com o objeto referenciado. Dessa forma, esses objetos associados podem ser retornados em uma única solicitação ao banco de dados. Estratégias utilizando o join fetching podem ser aplicadas para se obter melhorias de desempenho no Hibernate.
Com relação à cartilha do modelo de acessibilidade do governo eletrônico (e-Mag), julgue os próximos itens. Os níveis de prioridade propostos pelo e-Mag agrupam as recomendações conforme as características técnicas e as prioridades de implementação. No nível de prioridade 1, é recomendado o uso do atributo lang do HTML para identificar as alterações de idioma no texto.
Com relação à cartilha do modelo de acessibilidade do governo eletrônico (e-Mag), julgue os próximos itens. De acordo com o e-Mag, deve ser fornecida uma descrição textual para todas as imagens de um sítio. Para isso, podem ser utilizados os atributos longdesc ou alt. Esses, quando utilizados, não devem ficar vazios ou conter apenas espaços em branco.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à cartilha do modelo de acessibilidade do governo eletrônico (e-Mag), julgue os próximos itens. Uma das recomendações do e-Mag é que se utilize unidades relativas. O uso de unidades relativas seria corretamente representado pelo trecho: p {font-size: 14pt}.
Ciência da Computação - Data Warehouse - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das tecnologias de data warehouse, julgue os itens subsequentes. Um sistema de data warehouse visa formar uma grande base de dados para utilização em sistemas transacionais. O sistema deve conter apenas informações que reflitam o momento atual que está sendo vivido pela organização. Com isso, o data warehouse pode ser uma ferramenta útil na tomada de decisões gerenciais.
Acerca das tecnologias de data warehouse, julgue os itens subsequentes. Uma das operações básicas de OLAP é denominada drill down e ocorre quando se eleva o nível de detalhamento da informação. Com isso, o nível da granularidade é reduzido. A operação inversa, denominada drill throught, ocorre quando o usuário diminui o nível de detalhamento.
Ciência da Computação - Apoio à decisão guiado pelos dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca das tecnologias de data warehouse, julgue os itens subsequentes. O data mart consiste em um subconjunto de dados de um data warehouse. Geralmente, um data mart é referente a um departamento ou área específica.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito de banco de dados e otimização de consultas SQL, julgue os itens seguintes. Regras de heurística podem ser utilizadas na tentativa de otimizar uma consulta. Uma das principais regras de heurística é realizar as operações de seleção e projeção antes de aplicar operadores de junção ou qualquer operador binário.
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