Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o COBIT 4.1, os pilares que sustentam o núcleo da governança de tecnologia da informação (TI) podem ser representados por cinco áreas. Essas áreas incluem
direção tecnológica e definição do plano estratégico.
gerenciamento de risco e gerenciamento de recursos.
agregação de valor e gerenciamento de qualidade.
alinhamento estratégico e gerenciamento de investimento.
garantia da conformidade com requisitos externos e medição de desempenho.
O COBIT 4.1 é formado por vários componentes interrelacionados. Nessa inter-relação, os processos de TI são decompostos em atividades chave executadas por
matrizes de responsabilidades.
medições de resultados.
objetivos de controle.
práticas de controle.
modelos de maturidade.
No que se refere ao COBIT 4.1, assinale a opção correta.
O domínio planejamento e organização encarrega-se de prover a direção tecnológica para entrega das soluções, ao passo que o domínio aquisição e implementação recebe essas soluções e as tornam disponíveis aos usuários finais.
Objetivo de controle é um conjunto de políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas com o intuito de prover garantia razoável de que os objetivos de negócio serão atingidos.
O COBIT usa modelo de maturidade para avaliar a implementação de seus processos. De acordo com o COBIT, os níveis de maturidade são: 0 – incompleto; 1 – executado; 2 – gerenciado; 3 – definido; 4 – gerenciado quantitativamente; e 5 – otimizado.
As medições de resultados, também denominadas lag indicators, são indicadores que informam se um processo atingiu os objetivos do negócio.
No COBIT, os recursos de TI — sistemas aplicativos, informação, infraestrutura e pessoas — são gerenciados por processos de TI ligados aos requisitos do negócio (domínio e atividades).
Quanto aos conceitos relacionados a COBIT 4.1 e ITIL 3, assinale a opção correta.
Gerência de capacidade é descrita, no COBIT, no domínio DS – entrega e suporte e, no ITIL, na estratégia de serviço.
Gerência de mudança é descrita, no COBIT, no domínio AI – aquisição e implementação e, no ITIL, na transição de serviço.
Gerência de configuração é descrita, no COBIT, no domínio AI – aquisição e implementação e, no ITIL, na transição de serviço.
Gerência de disponibilidade é descrita, no COBIT, no domínio PO – planejamento e organização e, no ITIL, na operação de serviço.
Gerência de problemas é descrita, no COBIT, no domínio DS – entrega e suporte e, no ITIL, na transição de serviço.
O processo do COBIT Assistir e Aconselhar Clientes tem sua correspondência no processo do ITIL, denominado
Gerenciamento de Problemas.
Gerenciamento de Incidentes.
Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI.
Service Desk.
Gerenciamento de Disponibilidade.
No Cobit 4.1, Assegurar a Segurança dos Serviços, Prover a Governança de TI e Gerenciar Mudanças pertencem, respectivamente, aos domínios
Entregar e Suportar; Planejar e Organizar; e Adquirir e Implementar.
Adquirir e Implementar; Entregar e Suportar; e Planejar e Organizar.
Planejar e Organizar; Adquirir e Implementar; e Entregar e Suportar.
Entregar e Suportar; Monitorar e Avaliar; e Adquirir e Implementar.
Entregar e Suportar; Planejar e Organizar; e Monitorar e Avaliar.
Julgue os itens seguintes, que versam acerca das diretrizes de TI apresentadas para a organização, conforme descrito no texto.
O modelo de birô de serviços a ser adotado pela organização é definido no framework ITIL, mas pode ser avaliado por meio da definição de objetivos de controle COBIT apropriadamente escolhidos.
Julgue os itens seguintes, que versam acerca das diretrizes de TI apresentadas para a organização, conforme descrito no texto.
O desenvolvimento técnico dos usuários se dará por meio de capacitação e certificação de servidores efetivos, no período 2011-2013. Esse processo permitirá ganho de maturidade no que se refere ao objetivo de controle COBIT DS7 Educar e treinar usuários.
Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
O emprego sistemático do COBIT como modelo de gestão da organização pode gerar, entre outros benefícios, a redução dos riscos a que está exposta a organização e a melhoria de sua imagem perante os clientes.
Com relação ao modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
No modelo COBIT, o conceito de agregação de valor diz respeito à proposição de valor no tempo e garante que a TI entregue os benefícios prometidos com a otimização de custos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...