Questões de Ciência da Computação do ano 2011

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. 4 – 5 – 1 – 2 – 3.
  • B. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • C. 2 – 3 – 4 – 5 – 1.
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • E. 4 – 5 – 2 – 1 – 3.

Com relação à representação dos valores dos dados manipulados pela Unidade Central de Processamento (UCP) de um computador PC, é correto afirmar:

  • A. Um nibble é um arranjo de quatro bytes que pode ser endereçado pelos registradores AX, BX, CX e DX.
  • B. Um byte pode conter de dois a oito nibbles, dependendo do tipo de microprocessador utilizado.
  • C. Somente a representação do bit é possível pelo sistema de numeração binário, isto é, pelos dígitos zero (0) e um (1).
  • D. Os arranjos do tipo byte podem ser double e quad, representados por 16 e 32 bits, respectivamente.
  • E. Os valores do tipo word podem representar intervalos de números inteiros positivos e negativos.

Nos computadores PC, o endereçamento da memória principal é feito no formato SEGMENTO:OFFSET, como 0BD0:0100, por exemplo. Nesse caso, cada segmento representa um bloco que comporta 64 KBytes, dentro dos quais cada offset endereça uma única célula de memória capaz de armazenar um byte. Para permitir esse endereçamento, a Unidade Central de Processamento (UCP) utiliza como complemento que contém o segmento de memória:

  • A. os registradores AX, BX, CX e DX.
  • B. os registradores BP, SI, DI e SP.
  • C. o registrador FLAG e o registrador IP.
  • D. qualquer registrador disponível.
  • E. os registradores DS, ES, SS e CS.

  • A. sinalizar o início da seção de definição dos dados do programa.
  • B. definir o carregamento do programa a partir do endereço 100h do segmento atual de memória.
  • C. executar um salto incondicional para o endereço 100h do segmento atual de memória.
  • D. definir o tipo e tamanho de memória a ser utilizada pelo programa.
  • E. executar um salto incondicional para o endereço de memória correspondente ao label .CODE.

Salto incondicional é o desvio imediato do fluxo de execução do programa de uma determinada instrução – ou endereço – para outro. Para isso:

  • A. tanto a instrução JMP quanto a instrução LOOP podem ser utilizadas, produzindo idêntico resultado.
  • B. o registrador CX é utilizado para controlar o número de vezes da repetição, sendo decrementado a cada execução.
  • C. uma instrução de avaliação de condição acompanhada de uma expressão lógica deve ser executada previamente.
  • D. o registrador CX é usado em conjunto com o flag ZF para avaliar o sucesso da execução da instrução.
  • E. a instrução JMP é utilizada nesse tipo de operação de forma semelhante ao GOTO em linguagens de alto nível.

Com relação à execução de laços de repetição (loops) em programas Assembly, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As instruções LOOPE, LOOPZ, LOOPNE e LOOPNZ criam um laço de repetição iterativo, semelhante ao comando FOR das linguagens de alto nível.

( ) O registrador CX é utilizado para controlar o número de ocorrências na repetição iterativa, sendo decrementado até que seu valor seja zerado.

( ) Apenas a instrução JMP requer o emprego de um label como parâmetro, para o qual desvia a execução de acordo com uma condição prévia.

( ) A instrução LOOP não requer que uma instrução condicional – como CMP, AND, OR, NOT ou XOR – seja executada previamente.

( ) A instrução LOOP cria um laço de repetição interativo e condicional, com base na avaliação de uma expressão lógica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – F – F.
  • B. F – V – F – V – F.
  • C. F – V – F – F – V.
  • D. F – V – V – V – V.
  • E. V – F – V – F – V.

  • A. O bloco entre as linhas 08 e 10 representa o que é conhecido como uma estrutura de repetição.
  • B. O bloco entre as linhas 08 e 12 representa uma estrutura chamada de sequência.
  • C. O bloco entre as linhas 03 e 07 representa um tipo de estrutura de decisão simples.
  • D. A linha 08 expressa um tipo de decisão composta seguida de um desvio incondicional.
  • E. A linha 02 expressa um tipo de decisão simples seguida de um desvio condicional.

Em relação ao paradigma de programação orientado a objetos (OOP), identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A OOP faz referência ao mundo real através do emprego de objetos com comportamentos e características próprias.

( ) Em OOP, uma classe refere-se a uma ideia, uma solução para uma parte ou funcionalidade do programa.

( ) O encapsulamento é a característica de OOP que estabelece a existência de subclasses e superclasses.

( ) O polimorfismo é um comportamento que consiste na generalização ou especialização de classes.

( ) Um objeto é um conjunto de dados e procedimentos para tratamento desses dados que opera de maneira autônoma.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. F – F – V – F – F.
  • B. V – V – F – V – F.
  • C. V – V – F – F – V.
  • D. F – V – V – F – V.
  • E. V – F – V – V – V.

Em programação orientada a objetos (OOP), os métodos construtores e os métodos destrutores são:

  • A. as chamadas a métodos que alteram ou acessam as variáveis de instância.
  • B. os mecanismos que objetos de classes não relacionadas usam para interagir entre si.
  • C. trechos de código carregados na memória sob demanda, durante a execução do programa.
  • D. utilizados para otimizar o uso de memória através da alocação e retirada de instâncias da memória.
  • E. empregados para limitar o acesso às variáveis de instância somente aos métodos do próprio objeto.

De acordo com o PMBOK, a classificação de áreas de projetos são, ao todo, nove. Além das etapas de gerenciamento de aquisições, de recursos humanos, de integração e de qualidade, são etapas de gerenciamento:

  • A. de escopo, de tempo, de custos, de comunicações e de riscos.
  • B. de materiais, de compras, de custos, de documentos e de execução.
  • C. de contrato, de execução, de recursos, de custos e de descartes.
  • D. de documentação, de recursos humanos, de produção, de riscos e de custos.
  • E. de processos, de compras, de mão de obra, de contratos e de custos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...