Questões de Ciência da Computação do ano 2012

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere duas tabelas relacionais P e Q, cujas chaves representam códigos de tamanho fixo usando as 26 letras maiúsculas do alfabeto e os algarismos de 0 a 9. A tabela P tem como chave um campo do tipo CHAR(8), e a tabela Q, um campo do tipo CHAR(5). Havendo a necessidade de criar uma tabela para representar um relacionamento N:M entre as duas tabelas P e Q, qual é a previsão para o tamanho máximo de linhas dessa tabela?

  • A. 836×536
  • B. 1336
  • C. 3613
  • D. 3640
  • E. 4036

A partir do diagrama, conclui-se que

  • A. dois funcionários não podem receber um salário de um mesmo valor.
  • B. dois funcionários não podem receber salários com a mesma data início.
  • C. um funcionário pode ser abrigado por dois departamentos.
  • D. um funcionário pode ser participante de dois projetos.
  • E. um projeto pode ser contratado por dois clientes.

Considere, ainda, que é necessário incluir a seguinte informação no modelo apresentado: Um Projeto é composto de Fases, que não são compartilhadas entre projetos, indicadas por um número sequencial próprio de cada fase do projeto e com dois atributos não chave: uma data de início e uma data de fim. Nesse contexto, mantendo as práticas usadas no modelo atual e seguindo as melhores práticas de projeto, é necessário e suficiente criar nesse diagrama uma entidade “Fase” com

  • A. 3 atributos e 1 relacionamento 1:1
  • B. 3 atributos e 1 relacionamento 1:N
  • C. atributos e 1 relacionamento N:M
  • D. 4 atributos e 1 relacionamento 1:N
  • E. 4 atributos e 1 relacionamento N:M

Um programador recebeu como missão buscar o preço médio mensal do petróleo em uma tabela chamada PRECO_DIARIO e preencher isso em outra tabela chamada PRECO_MENSAL (inicialmente vazia), contendo uma linha para cada média mensal de cada tipo de petróleo.

Suponha que as tabelas sejam descritas como apresentado abaixo.

PRECO_DIARIO(TIPO,DATA,PRECO)

PRECO_MENSAL(TIPO,ANO,MES,PRECO)

Uma forma correta para realizar isso de uma só vez em SQL, na maioria dos SGDBs do mercado, é

  • A. INSERT INTO PRECO_MENSAL (TIPO, ANO, MES, PRECO)

    SELECT TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA), AVG(PRECO)

    FROM PRECO_DIARIO GROUP BY TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA)
  • B. INSERT TABLE PRECO_MENSAL (TIPO, ANO, MES, PRECO)

    SELECT TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA), AVG(PRECO)

    FROM PRECO_DIARIO ORDER BY TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA)
  • C. INSERT INTO PRECO_MENSAL (TIPO, ANO, MES, PRECO)

    SELECT TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA), PRECO FROM PRECO_DIARIO GROUP IN TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA)
  • D. UPDATE INTO PRECO_MENSAL (TIPO, ANO, MES, PRECO) SELECT TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA), AVG(PRECO) FROM PRECO_DIARIO GROUP BY TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA)
  • E. UPDATE TABLE PRECO_MENSAL SET TIPO, ANO, MES, PRECO AS SELECT TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA), AVG(PRECO) FROM PRECO_DIARIO GROUP BY TIPO, YEAR(DATA) ,MONTH(DATA)

O ERP de uma empresa será integrado com o novo módulo de gestão de vendas. Já é previsto um impacto significativo no espaço no banco de dados e na performance do servidor de aplicação. Segundo o Itil v2, essas questões devem ser tratadas, primordialmente, pela disciplina

  • A. Gestão de Nível de Serviço
  • B. Gestão de Capacidade
  • C. Gestão de Disponibilidade
  • D. Gestão de Aplicações
  • E. Service Desk

No dia 30 do mês, o Service Desk de uma empresa teve os seguintes chamados abertos, nesta ordem:

I - uma requisição de instalação da nova versão do sistema de notícias em estação de trabalho aberta pelo diretor fi nanceiro;

II - um incidente no sistema de faturamento aberta por um estagiário;

III - uma mensagem de “sistema fora do ar” no sistema de avaliação de performance de cálculo de bônus anual requisitado pelo gerente de RH.

Segundo os critérios do ITIL v2, a ordem de prioridade para atendimento dos chamados, considerando-se a sequência do mais prioritário para o menos prioritário é:

  • A. I, II, III
  • B. I, III, II
  • C. II, I, III
  • D. II, III, I
  • E. III, I, II

Em uma empresa, a área de serviços de TI está estruturada de acordo com os processos definidos pelo Itil v2 e, portanto, as equipes de gestão de incidentes e de gestão de problemas estão constantemente trocando informações. Considerando-se esse intercâmbio, as informações que são recebidas pela equipe de gestão de incidentes e gestão de problemas são, respectivamente,

  • A. mudanças em hardware e software e análise de tendências de impacto na continuidade do negócio.
  • B. registro de ocorrências recorrentes com sintomas similares para buscar causa raiz e mudanças em hardware e software.
  • C. informações sobre itens de configuração não registrados detectados com a sua ação corretiva e análise de tendências de impacto na continuidade para SLA.
  • D. alternativas de solução para erros conhecidos e informações sobre itens de configuração não registrados detectados com a sua ação corretiva.
  • E. alternativas de solução para erros conhecidos e registros de ocorrências recorrentes com sintomas similares para buscar causa raiz.
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