Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma implantação de redes de computadores, a interconexão entre a rede local (LAN) e a rede ampla (WAN), que utilizam a mesma tecnologia de comunicação, o correto encaminhamento dos pacotes entre as redes deve ser realizado pelo elemento de rede denominado
Hub.
Repeater.
Switch.
Gateway.
Router.
Considerando o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection), os elementos de redes de computadores Switch e Router atuam, respectivamente, nas camadas (ou níveis)
2 e 3.
2 e 4.
3 e 2.
3 e 4.
3 e 7.
É um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Além disso, segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes. Este dispositivo é o
Roteador.
Hub.
Switch.
Concentrador.
Ponte.
Ciência da Computação - Dispositivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação a switches e roteadores, assinale a opção correta.
Os switches tradicionais (camada 2) transportam o quadro inteiro de acordo com seu MAC. Já nos roteadores, o pacote é extraído do quadro e o endereço contido no pacote é usado com o objetivo de definir para onde enviar o quadro.
Os roteadores são dispositivos de propósito especial, dedicados à tarefa de interconexão de redes, sendo apropriados para conectar duas LANs ou duas WANs. Porém, não é possível, via roteador, conectar uma LAN a uma WAN, pois para esse tipo de conexão é necessário utilizar um Gateway.
Para realizar um roteamento entre máquinas em redes distintas, é suficiente possuir o endereço IP de cada computador, uma vez que esse endereço identifica unicamente um computador, outrossim, cada roteador é designado com apenas um IP público.
Os switches (camada 3) realizam a conversão semântica das mensagens, sendo possível a troca de pacotes entre redes com conexão TCP e outra com conexão SNA.
Os switches tradicionais (camada 2) podem aceitar quadros e encaminhá-los para redes diferentes e examinar endereços MAC, porém não podem converter protocolos.
Em relação aos switches é INCORRETO afirmar:
O switch store-and-forward armazena cada quadro de entrada em sua totalidade, antes de examiná-lo e encaminhá-lo.
Tão logo identifique o endereço de destino, um switch cut-through começa a encaminhar o quadro de entrada antes que ele chegue em sua totalidade.
Depois que o quadro inteiro chega, o switch storeand- forward examina sua integridade; se o quadro estiver danificado, ele será imediatamente descartado.
O switch cut-through procede o total de verificação na medida em que recebe e transmite cada quadro.
No que se refere ao tratamento de quadros danificados, o switch store-and-forward leva vantagem sobre o switch cut-through.
Ciência da Computação - Dispositivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção que apresenta o nome do equipamento de interligação de redes que pode prestar serviços de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).
conector RJ45
roteador
switch
cabo de fibra ótica
gateway
Numa rede com topologia estrela, esse equipamento repete para todas as suas portas os bits que chegam, de forma semelhante ao que ocorre na topologia linear. Isso significa que se um computador enviar um pacote para outro, todas as demais estações conectadas nesse equipamento receberão esse mesmo pacote e perderão tempo para descartá-lo.
O equipamento citado é o
hub.
switch.
modem.
roteador estático.
roteador dinâmico.
Sobre os equipamentos utilizados para a interligação de estações de trabalho a outros computadores da rede, considere:
I. O hub tem a característica de formar dentro de seus circuitos diversos barramentos Ethernet, que permite que todos os computadores a ele conectados possam se comunicar, mas não faz a regeneração do sinal digital transmitido.
II. Todas as conexões oferecidas pelo switch formam um único barramento Ethernet e, dessa forma, oferecem para cada equipamento conectado a ele uma banda passante compartilhada que amplia o problema da colisão, o que não acontece com os hubs.
III. Um comutador é um comutador de pacotes do tipo armazena-e-repassa que difere de um roteador porque repassa pacotes usando endereços MAC. Os roteadores usam endereços de camada de rede.
IV. Grande parte dos comutadores não oferece proteção contra tempestades de broadcast − se um hospedeiro se desorganiza e transmite uma corrente sem fim de quadros Ethernet broadcast, os comutadores repassam todos esses quadros, causando o colapso da rede inteira.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
III e IV, apenas.
No tocante a elementos ativos de rede, analise:
I. Sua função é interligar computadores em uma rede local. Enquanto um computador conectado transmite informações, os outros devem aguardar.
II. Sua função é interligar computadores em rede com a grande diferença de criar uma ligação entre a origem e o destino, possibilitando que informações entre outros computadores possam trafegar livremente.
III. Possuem modelos estáticos e dinâmicos que determinam o melhor caminho para o tráfego da informação.
Os itens acima referem-se, respectivamente, a
roteador, DMZ e firewall.
switch, roteador e hub.
firewall, proxy e WAN.
proxy, WAN e switch.
hub, switch e roteador.
Num sistema de videoconferência, a escolha do modelo de comunicação (centralizado, descentralizado ou híbrido) tem relação direta com a infraestrutura de comunicação que, entre outros elementos, conta com o Multipoint Controller − MC, responsável pelo controle de três ou mais participantes durante sessões multiponto. O MC é um recurso utilizado
apenas no modelo centralizado.
apenas no modelo descentralizado.
apenas nos modelos centralizado e híbrido.
apenas nos modelos descentralizado e híbrido.
nos modelos centralizado, descentralizado e híbrido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...