Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Uma análise de pf que obtém 6 EEs médios, 2 AIEs complexos, 2 ALIs simples, 8 SEs médias, 1 SE complexa e 5 CEs médias, após a contagem, apresentará, em pontos brutos, o valor

  • A.

    126.

  • B.

    127.

  • C.

    132.

  • D.

    138.

  • E.

    142.

Na engenharia de requisitos trata-se de uma técnica de elicitação que ocorre em ambiente mais informal em que toda a idéia deve ser levada em consideração para a solução de um problema, sendo proibida a crítica a qualquer sugestão dada, e encorajada, inclusive, a criação de ideias que pareçam estranhas ou exóticas:

  • A.

    Prototipação.

  • B.

    Entrevista.

  • C.

    Questionário.

  • D.

    Brainstorming.

  • E.

    Análise de protocolos.

Para que ocorra minimamente uma interação, a interface deve apresentar características que facilitem sua utilização, permitindo que usuários básicos ou avançados possam aprender seus recursos de forma clara e objetiva. Segundo Jacob Nielsen, entre os atributos que compõe a usabilidade este é o mais importante e está associado a

  • A.

    eficiência.

  • B.

    memorização.

  • C.

    satisfação.

  • D.

    erros.

  • E.

    intuitividade.

Em RUP,

  • A.

    excetuando-se a Implantação, a disciplina Requisitos relaciona-se com as demais disciplinas ora como fornecedora, ora como consumidora de artefatos.

  • B.

    na Modelagem de Negócios, os padrões fazem parte do modo como é definida a arquitetura do negócio, refletindo soluções comuns para problemas comuns e ajudando a manter o estilo de arquitetura em toda a organização.

  • C.

    Análise e Design é uma disciplina que tem entre suas finalidades adaptar o design para que corresponda ao ambiente de implementação, projetando-o para fins de desempenho.

  • D.

    a disciplina Implantação descreve as atividades que garantem que o produto de software será disponibilizado a seus usuários finais.

  • E.

    a meta das atividades da disciplina Ambiente é oferecer à organização o ambiente de desenvolvimento de software (processos e ferramentas) que dará suporte à equipe de desenvolvimento.

No RUP, NÃO constitui um papel do Desenvolvedor:

  • A.

    Designer de Cápsula.

  • B.

    Revisor de Arquitetura.

  • C.

    Implementador.

  • D.

    Designer de Interface de Usuário.

  • E.

    Designer de Teste.

Sobre XP e SCRUM é INCORRETO afirmar:

  • A.

    No XP, os testes são escritos antes da atividade de desenvolvimento e todas as funcionalidades só possuem valor se forem testadas e obtiverem unanimidade de aprovação.

  • B.

    O SCRUM tem como características a divisão do processo em pequenos ciclos de desenvolvimento chamados Sprint, o monitoramento do progresso do processo através de reuniões diárias com toda a equipe e, reuniões com os Stakeholders no fim de cada ciclo de desenvolvimento.

  • C.

    No XP, não há indicação de que é necessário criar documentação no código porém, os documentos tradicionais são reduzidos aos aspectos mais relevantes, visando obter no final do processo, apenas artefatos de grande importância para o projeto.

  • D.

    SCRUM não especifica a programação em pares ou desenvolvimento orientado a testes, porém especifica a forma de gerenciamento dos requisitos ou características solicitadas.

  • E.

    Enquanto o XP é mais receptivo a mudanças durante a iteração, no SCRUM as solicitações do cliente devem aguardar o término da iteração em andamento.

No contexto dos atributos de qualidade de software, considere:

I. A resiliência é a capacidade de o sistema voltar ao nível de desempenho anterior a falhas ou comportamento imprevisto de usuários, software ou hardware e recuperar os dados afetados, caso existam.

II. O desempenho e uso de recursos referem-se à capacidade do sistema de alcançar tempos de resposta, latência, tempo de processamento, vazão, etc dentro do período de tempo especificado e ao fato do software exigir mais ou menos recursos de acordo com suas condições de uso.

III. A analisabilidade é o grau de facilidade, com qual seja possível procurar por deficiências no software ou por partes que devem ser modificadas para algum fim.

As subcaracterísticas contidas nos itens I, II e III referem- se, respectivamente, aos atributos de qualidade

  • A.

    funcionabilidade, confiabilidade e usabilidade.

  • B.

    eficiência, manutenibilidade e portabilidade.

  • C.

    funcionabilidade, usabilidade e manutenibilidade.

  • D.

    confiabilidade, eficiência e manutenibilidade.

  • E.

    confiabilidade, eficiência e portabilidade.

É INCORRETO afirmar que em UML,

  • A.

    o diagrama de sequência pode ser usado para descrever como alguns objetos de um caso de uso colaboram em algum comportamento ao longo do tempo.

  • B.

    é comum no diagrama de caso de uso, a utilização de atores para representar entidades do mundo real e suas respectivas ações.

  • C.

    o diagrama de classes define as classes de que o sistema necessita e é a base para a construção dos diagramas de sequência e comunicação.

  • D.

    visão geral e atividades, casos de uso e de sequência são diagramas que descrevem uma visão dinâmica de um sistema.

  • E.

    o diagrama de sequência é tido como o menos funcional entre os diagramas da UML, em função de sua não integração com os sistemas de gerência.

Considere: No contexto da Gerência de Configuração de Software, eles constituem “ramificações laterais de versões” que se originam de uma revisão da “linha principal de desenvolvimento". Na afirmação acima, ramificações laterais de versões, e linha principal de desenvolvimento, referem-se, respectivamente, a

  • A.

    trunk e tag.

  • B.

    branch e build.

  • C.

    build e branch.

  • D.

    branch e tag.

  • E.

    trunk e branch.

Com relação à arquitetura MVC, considere:

I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negócio que governam o acesso e atualização destes dados.

II. O VIEW acessa os dados da empresa através do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. É de responsabilidade do VIEW manter a consistência em sua apresentação, quando o MODEL é alterado.

III. O CONTROLLER traduz as interações do VIEW em ações a serem executadas pelo MODEL. Com base na interação do usuário e no resultado das ações do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada.

IV. Permite uma única VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um fluxo de comunicação sequencial.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

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