Questões de Ciência da Computação do ano 2012

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Consoante ao ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes.

O gerente de desenho de serviços, o arquiteto de TI e o gerente de incidente exercem atribuições específicas no desenho de serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Consoante ao ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes.

Uma central de serviços (service desk) é responsável por atender às chamadas e requisições dos usuários, compondo-se de gerente e supervisor da central de serviços, bem como de analista de suporte (primeiro nível).

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de encapsulamento é uma propriedade importante do serviço, pois isola dos clientes a complexidade estrutural, expondo somente a interface de utilização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

Capacitações, recursos e alinhamento da TI aos negócios são considerados ativos de serviço em uma organização e constituem a base para a criação de valor para o serviço.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A metodologia do gerenciamento do portfólio de serviços do processo de estratégia de serviço prevê as etapas de aprovação, análise, oficialização e implantação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na ITIL, os aspectos listados abaixo se referem a critérios utilizados na avaliação e na resolução de incidentes, problemas e mudanças e determinam as políticas e ordem de atendimento.

I. Determina a velocidade em que o incidente precisa ser resolvido. Representa uma medida de quanto tempo um incidente, problema ou mudança irá levar até que gere um efeito significativo no negócio.

II. Considera, por exemplo, quantas pessoas, clientes ou quanto do negócio será afetado. Representa uma medida do efeito de um incidente, problema ou mudança em processos do negócio. Baseia-se, normalmente, em como os níveis de serviço serão afetados.

III. Categoria usada para identificar a importância relativa de um incidente, problema ou mudança. É usada para identificar os tempos requeridos para que ações adequadas sejam tomadas.

IV. É a mais alta categoria para um incidente, quando ocorre resulta em interrupção significativa do negócio.

A associação dos aspectos (ou critérios) com a sua função está corretamente expressa em:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI?

  • A.

    Suporte, entrega, desenho, mudança e operação

  • B.

    Planejamento, aquisição, implementação, entrega e suporte

  • C.

    Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua

  • D.

    Disponibilidade, capacidade, continuidade, segurança e monitoramento

  • E.

    Desenho, planejamento, liberação, gerência de operação e suporte técnico

Analise as seguintes afirmativas sobre os processos da biblioteca ITIL.

I. “Gerenciamento de Incidentes” consiste na prevenção da reincidência de erros na infraestrutura de TI por meio da identificação da causa-raiz.

II. “Gerenciamento de Mudanças” tem como objetivo assegurar que os métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados corretamente em todas as mudanças.

III. “Gerenciamento da Configuração” proporciona um modelo lógico da infraestrutura de TI mediante identificação, controle, manutenção e verificação da versão de todos os itens de configuração existentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A afirmativa III está errada e as afirmativas I, II estão corretas.

  • B.

    A afirmativa II está errada e as afirmativas I, III estão corretas.

  • C.

    A afirmativa I está errada e as afirmativas II, III estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

Assinale a opção em que é apresentado o processo responsável pela análise de impacto do negócio no ITIL (v3).

  • A.

    gerenciamento do nível de serviço

  • B.

    gerenciamento da continuidade do serviço de TI

  • C.

    gerenciamento de segurança da informação

  • D.

    gerenciamento de fornecedor

  • E.

    gerenciamento da capacidade

Foi atribuída a um analista de sistemas a responsabilidade de implementar a gestão e governança de TI em um órgão regional do Judiciário brasileiro, abrangendo os seguintes focos: gestão estratégica, gerenciamento de projetos aderente ao PMBOK 2008, gerenciamento de serviços aderente ao ITIL V3, governança de TI aderente ao COBIT 4.1 e qualidade de software aderente ao CMMI Dev 1.3.

A partir do texto acima e acerca de gestão estratégica e de sua relação com gerenciamento de projetos, gerenciamento de serviços, governança de TI e qualidade de software, julgue os itens de 77 a 81.

No planejamento estratégico de negócio da organização, a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) deve ser usada para a formulação preliminar da estratégia, na forma de objetivos e indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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