Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
A cláusula do SQL utilizada para separar os registros selecionados em grupos específicos é:
DISTINCT
GROUP BY
FROM GROUP
ORDER BY
WHERE ORDER
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
O comando DCL (Linguagem de Controle de Dados) do SQL que remove ou restringe a capacidade de um usuário de executar operações é:
GRANT
DELETE
REVOKE
DROP
REMOVE
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Assinale a alternativa cuja Função de Agregação do SQL está com a descrição INCORRETA:
AVG Utilizada para calcular a média dos valores de um campo determinado.
COUNT Utilizada para devolver o número de colunas da seleção.
SUM Utilizada para devolver a soma de todos os valores de um campo determinado.
MAX Utilizada para devolver o valor mais alto de um campo especificado.
MIN Utilizada para devolver o valor mais baixo de um campo especificado.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Quando um banco de dados está sendo utilizado ao mesmo tempo por vários usuários, o responsável por efetivar a transação corrente, evitando inconsistências, é a instrução:
LOCK
INSERT
COMMIT
ROLLBACK
DEADLOCK
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Num Banco de Dados de empregados de uma empresa, a tabela EMP contém os campos NOME, SALARIO e CARGO. A consulta SQL que fornece o Nome e Salário de todos Gerentes que ganham mais de 5000 reais é:
SELECT NOME, SALARIO FROM EMP WHERE CARGO=GERENTE AND SALARIO > 5000;
SELECT NOME, SALARIO FROM EMP WHERE CARGO=GERENTE OR SALARIO > 5000;
SELECT NOME, SALARIO > 5000, CARGO=GERENTE FROM EMP;
SELECT NOME, SALARIO > 5000 FROM EMP WHERE CARGO=GERENTE;
SELECT NOME, SALARIO, GERENTE FROM EMP WHERE SALARIO > 5000;
É correto afirmar que na SQL
uma constante de tupla precisa conter uma relação de atributos.
a tupla de um atributo contém relações entre variáveis.
uma variável de tupla precisa estar associada a uma relação.
uma tupla de variável precisa conter uma tupla de relação.
variáveis e tuplas são especificadas por objetos relacionados.
A Linguagem de Definição de Dados de uma SQL permite especificar:
O esquema para cada estrutura. As restrições de normalização. O conjunto dos índices a serem mantidos para cada relação. As informações de acesso e flexibilidade para cada relação.
O domínio dos valores gerados por cada atributo. As restrições de integridade. O conjunto dos coefi cientes a serem mantidos nas relações de objetos. A estrutura de armazenamento físico de cada relação na estrutura de relacionamentos.
O esquema para cada relação. O domínio dos valores das relações. As permissões de integridade. O conjunto dos índices a serem extraídos de cada relação.
O esquema para cada relação. As informações de segurança e autorização para cada relação. A estrutura de armazenamento físico de cada relação no disco.
As restrições de interatividade. As variáveis e índices a serem mantidos para cada relação. As informações de segurança e automação para cada relação. A estrutura de armazenamento físico de cada relação no disco.
Há duas maneiras de se passar argumentos ou parâmetros para funções: por valor e por referência. Todas as afirmativas sobre passagem de parâmetros estão corretas, EXCETO:
Na passagem por referência, o que é passado como argumento no parâmetro formal é o endereço da variável.
Na passagem por valor, o valor é copiado do argumento para o parâmetro formal da função.
Por exemplo, quando duas variáveis inteiras i1 e i2 são passadas por valor à função troca() chamada pelo programa principal, elas também são alteradas no programa principal.
Na passagem por referência, dentro da função, o argumento real utilizado na chamada é acessado através do seu endereço, sendo assim alterado.
Na passagem por valor, quaisquer alterações feitas nestes parâmetros dentro da função não irão afetar as variáveis usadas como argumentos para chamá-la.
Uma Linguagem de Programação (LP) é um método padronizado para expressar instruções para um computador. Um paradigma é um conjunto de características que serve para categorizar um grupo de linguagens de programação. Considerando este tema, é correto afirmar que:
Todo programa escrito em uma LP deve ser traduzido para a linguagem de montagem para ser executado. Isso é realizado através de um programa ou conjunto de programas. Esse programa tradutor ou assembly recebe como entrada o código fonte e gera o código de montagem.
No processo de interpretação, a instrução é traduzida para HTML e executada no momento da execução do programa. As vantagens são que apenas partes do programa podem ser executadas e o processo é mais rápido em relação ao processo de compilação.
O processo de compilação efetua a tradução integral do código fonte para o código de máquina. A execução é mais rápida porque não é necessário fazer nenhuma tradução intermediária. Para que o programa seja executado é necessário apenas o código executável. A vantagem é a total portabilidade do código executável, que pode ser executado em qualquer Sistema Operacional.
O processo híbrido combina a execução eficiente e a portabilidade de programas. A base é a existência de um código intermediário, mais fácil de ser interpretado e não específico de uma plataforma computacional. O método é dividido em duas etapas: compilação para um código intermediário e interpretação desse código. Um exemplo é a linguagem Java que utiliza a JVM.
No paradigma declarativo os programas são especificações de como são as tarefas a serem realizadas. Os programas são especificações de relações e funções. Não existem atribuições a variáveis. As variáveis são incógnitas e não representam posições de memória. O C é uma LP que pertence a este paradigma.
A linguagem XML (Extensible Markup Language), assim como outras linguagens, possui identificadores especiais para introduzir comentários em um documento. Os marcadores de início e finalização de comentários em XML são, respectivamente:
/* e */
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...