Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os dados acima, que foram coletados em uma máquina e mostram o status de alguns serviços em um sistema operacional CentOS 5.8 ou superior, com configuração padrão em relação aos serviços, julgue os itens a seguir.
O comando netstat nap permite ao administrador ver quais são os processos relacionados com cada conexão em aberto nesse sistema operacional.
A figura acima representa a tela de edição de diretivas de grupo local em um sistema operacional Windows 7 Enterprise (gpedit.msc) em rede local. Julgue os próximos itens, relativos à interface mostrada na figura e ao gpedit.msc.
Por meio do gpedit.msc, é possível configurar programas que poderão ser executados logo após o usuário fazer logon na máquina.
Ciência da Computação - Processos - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
No contexto de sistema operacional, pode-se dizer que um processo é:
O conjunto de instruções que forma um programa.
A execução de um programa pela CPU.
A negociação entre o sistema operacional e um programa para definir sua prioridade de execução.
A negociação entre o sistema operacional e um programa para alocar tempo de CPU e memória.
A replicação de um programa ou algoritmo para execução simultânea.
Em relação às condições para que ocorra um deadlock, àquela em que recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo e sim, explicitamente liberados por ele, denomina- se condição de
preempção.
exclusão mútua.
posse e espera.
não preempção.
espera circular.
Assinale a alternativa INCORRETA:
O fato de transferir complexidade do software para o hardware confere à arquitetura CISC a capacidade de facilitar o trabalho do programador.
Peer-to-peer pode ser entendida como uma arquitetura tipicamente distribuída, tendo em vista seu objetivo de explorar recursos, tanto de hardware quanto de software, de um grande número de computadores para cumprimento de uma tarefa ou atividade.
O suporte a threads num sistema operacional tem como propósito permitir que um processo decomposto em vários threads seja executado em menos tempo.
O desempenho de um sistema de arquivos pode ser melhorado de várias maneiras, dentre as quais, a leitura antecipada e a colocação cuidadosa dos blocos de um arquivo próximos uns dos outros.
Determinar como um recurso é compartilhado é tarefa do sistema operacional, por meio do gerenciamento do tempo e do espaço.
Nos conceitos de ciência da computação, um processo é um módulo executável que pode conter threads. Um conceito importante sobre threads que estão contidas no mesmo processo é que
podem compartilhar a memória do processo.
evitam que processos concorrentes acessem recursos do processo principal.
acessam a memória estática ao contrário de processos convencionais.
controlam o acesso da memória dinâmica (heap) dos processos externos.
possuem proteção contra problemas comuns de processos, como vazamento e acessos inválidos da memória.
No Sistema Operacional Linux, a listagem de todos os processos que estão sendo executados pode ser obtida pelo comando bash shell
df -h
kill -l
dpkg -a
ls -l
ps -e
Num típico sistema de computadores, o componente do sistema operacional no qual se encontra o bloco de controle de processo é:
Kernel
Shell.
Sistema deArquivos.
Assembler.
Memória.
Nos sistemas operacionais, a forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas simultaneamente é chamada de:
Multithread
Pipeline
Deadlock
Buffering
Scheduler
Na comunicação entre processos, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os outros deverão esperar. A tal conceito dá-se o nome de
exclusão de concorrência.
fila de compartilhamento.
espera de compartilhamento.
exclusão mútua.
espera mútua.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...