Questões de Ciência da Computação do ano 2012

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na programação orientada a objetos, há dois mecanismos possíveis para criar relacionamentos entres classes: a composição e a herança. Em um programa orientado a objetos, suponha que entre duas classes X e Y exista um relacionamento de herança no qual X é subclasse de Y. Suponha também que Y seja uma subclasse de uma classe abstrata denominada Z. Por fim, suponha que existam apenas métodos públicos ou privados, tanto em Y quanto em Z.

Para alterar esse programa de tal forma que ele permaneça o mesmo, do ponto de vista funcional para os clientes da interface pública da classe X, e que o relacionamento de herança entre X e Y seja substituído pelo de composição, um passo necessário no caso geral é definir um atributo do tipo

  • A.

    X na classe Y

  • B.

    X na classe Z

  • C.

    Y na classe X

  • D.

    Y na classe Z

  • E.

    Z na classe X

Os objetos de um sistema de software orientado a objetos podem ser classificados em dois tipos: objetos transientes e objetos persistentes. Com referência aos sistemas de software orientados a objetos, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Um objeto transiente existe somente na memória principal, durante a execução de um programa.

  • B.

    Objetos de controle e objetos de fronteira normalmente são transientes.

  • C.

    Objetos persistentes têm uma existência que perdura durante várias execuções do sistema.

  • D.

    Objetos de entidade são normalmente transientes.

São conceitos relacionados à Análise e Programação Orientada a Objetos, EXCETO:

  • A.

    Herança.

  • B.

    Encapsulamento.

  • C.

    Metadado.

  • D.

    Polimorfismo.

Em relação à Análise e Programação Orientada a Objetos, a visibilidade dos atributos de uma classe pode ser dos seguintes tipos, EXCETO:

  • A.

    Encapsulada.

  • B.

    Protegida.

  • C.

    Pública.

  • D.

    Privada.

Na Programação Orientada a Objetos, uma classe pode conter atributos e operações. Em relação às operações, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Uma operação pode alterar a estrutura de outras operações ou atributos de vários objetos.

  • B.

    Uma operação pode alterar um ou mais valores de atributos que estão em um objeto.

  • C.

    Objetos comunicam-se passando mensagens uns aos outros, através de operações.

  • D.

    Um objeto é requisitado a executar uma de suas operações, ao receber uma mensagem que diga ao objeto o que fazer.

  • A.

    Linha 01 / Linha 02 / Linha 03

    Linha 04 / Linha 02 / Linha 06

    Linha 04 / Linha 02 / Linha 03

  • B.

    Linha 01 / Linha 02 / Linha 03

    Linha 04 / Linha 05 / Linha 06

    Linha 04 / Linha 02 / Linha 03

  • C.

    Linha 01 / Linha 02 / Linha 03

    Linha 04 / Linha 05 / Linha 06

    Linha 01 / Linha 02 / Linha 03

  • D.

    Linha 01 / Linha 02 / Linha 03

    Linha 04 / Linha 05 / Linha 06

    Linha 04 / Linha 05 / Linha 03

Analise as seguintes afirmativas sobre tecnologias para aplicações Web baseadas em Java.

I. JSP permite a criação de páginas Web com conteúdo estático e dinâmico.

II. EJB é um framework de componentes, baseado na arquitetura MVC, para construção de interfaces com usuário.

III. JSTL permite utilizar conjuntos padronizados de tags para manipulação de arquivos XML, internacionalização, dentre outros.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    A afirmativa III está errada e as afirmativas I, II estão corretas.

  • B.

    A afirmativa II está errada e as afirmativas I, III estão corretas.

  • C.

    A afirmativa I está errada e as afirmativas II, III estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I, II e III estão corretas.

São conceitos que estão diretamente relacionados com a orientação a objetos:

  • A.

    polimorfismo, herança, encapsulamento e abstração.

  • B.

    entidade , polimorfismo , herança e encapsulamento.

  • C.

    tabelas, herança, polimorfismo e abstração.

  • D.

    herança, encapsulamento, polimorfismo e complexidade.

  • E.

    arquitetura centralizada, polimorfismo, herança e entidade.

Na orientação a objetos, a transferência de propriedades estruturais e os comportamentos de uma classe para as suas subclasses, estão relacionados com o conceito de:

  • A.

    overriding

  • B.

    sobrecarga

  • C.

    polimorfismo

  • D.

    herança.

  • E.

    abstração.

No que diz respeito à programação orientada a objetos, dois recursos são caracterizados a seguir.

I - Empacota dados e operações de determinado objeto em entidade única, de forma que, conhecendo o objeto, pode-se identificar as operações que ele pode suportar.

II - Refere-se ao poder que os objetos de classes distintas têm de invocar um mesmo método e obter comportamento diferente.

Os recursos I e II são conhecidos, respectivamente, como:

  • A.

    coesão e herança;

  • B.

    herança e encapsulamento;

  • C.

    encapsulamento e polimorfismo.

  • D.

    polimorfismo e acoplamento.

  • E.

    acoplamento e coesão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...