Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - TCP/IP - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No que diz respeito à arquitetura TCP/IP, dois protocolos operam na camada de transporte, um com conexão e outro sem conexão. Esses dois protocolos são conhecidos, respectivamente, pelas siglas:
TCP e UDP;
UDP e ARP;
ARP e SSH;
SSH e FTP;
FTP e TCP.
O Modelo TCP/IP pode ser compreendido como uma abstração do modelo tradicional OSI, apresentando um menor número de camadas. A camada de SESSÃO, existente no modelo OSI, tem seus serviços presentes na seguinte camada do modelo TCP/IP:
Rede.
Transporte.
Internet.
Aplicação.
A respeito de arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens seguintes.
O conjunto de protocolos TCP/IP possui as camadas de aplicação, de Internet, de rede e a de transporte, que é incorporada pelo sistema operacional.
São todos protocolos da camada de aplicação da pilha TCP/IP:
Telnet, SSH, DNS, SMTP, IPsec
HTTP, FTP, SMTP, RSVP, POP3
SMTP, POP3, IMAP, ISDN, SSL
POP3, HTTP, RPC, IGMP, TCP
DHCP, SNMP, SSH, SIP, LDAP
Acerca de estrutura SNA (systems network architecture), e de protocolos de implantação de serviço SNA e TCP/IP, assinale a opção correta.
Para indicar que os dados SNA transportados como dados de usuário nos pacotes X.25 camada 3 devem ser manipulados pelo QLLC (qualified logical link control), o bit qualificador, no GFI (general format identifier) do cabeçalho em nível de pacote X.25 da camada 3, é configurado em 1.
Na camada de transporte, não é possível que pacotes fluam entre uma rede TCP e uma rede SNA, pois essas redes têm protocolos de transporte diferentes.
Não é apropriado o uso de SDLC (synchronous data link control) em enlaces ponto a ponto, instalações de transmissão half-duplex e redes comutadas por circuitos.
O serviço LLC tipo 3 oferece suporte para transferências de dados com o emprego de confirmações, estabelecendo conexões lógicas para a transferência de dados.
No modo de resposta normal (NRM) do protocolo HDLC (high level data link control), a configuração das estações é balanceada, podendo a estação primária e as estações secundárias enviar e responder comandos.
No que se refere a TCP/IP, assinale a opção correta.
O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo halfduplex da camada de transporte que quebra o fluxo de dados em segmentos que são numerados e sequenciados em um processo conhecido como hand-shake e, caso algum desses segmentos não seja confirmado pelo destinatário, o pacote é reenviado.
IP (Internet Protocol), SNMP (Simple Network Management Protocol) e ICMP (Internet Control Message Protocol) são exemplos de protocolos da camada de Internet do TCP/IP.
Ethernet, Token Ring e ARP (Address Resolution Protocol) são exemplos de protocolos da camada de acesso à rede do TCP/IP.
Por ser menos complexo que o TCP, O UDP (User Datatagram Protocol) não possui em seu cabeçalho os campos checksum (checagem de erros) e window (tamanho da janela).
Telnet, TFTP (Trivial FTP), NFS (Network File System) e DNS (Domain Name Service) são exemplos de protocolos da camada de aplicação do TCP/IP.
A arquitetura TCP/IP se divide em camadas. Assinale a opção que apresenta todas as camadas pertencentes a essa arquitetura.
transporte e rede
aplicação, transporte e rede
apresentação, aplicação, transporte e rede
apresentação e rede
aplicação, transporte, inter-rede e rede
No modelo de referência TCP/IP, a camada responsável por converter as tensões elétricas recebidas pela placa de rede em bits 0 ou 1 é a camada
física.
de rede.
de enlace.
inter-redes.
de link de dados.
Sobre endereços de rede utilizando o IPv6, é correto afirmar:
O endereço 0:0:0:0:0:0:192.168.100.30 pode ser considerado um endereço utilizado em ambientes mistos com IPv4 e IPv6 que pode ser apresentado de maneira abreviada como ::192.168.100.30.
Um endereço multcast refere-se ao endereçamento ponto-a-ponto já utilizado, ou seja, todo pacote enviado a um endereço multicast será entregue somente a uma interface de rede específica.
O endereço anycast é um tipo de endereçamento que surgiu com o IPV4, onde vários endereços são atribuídos a um único roteador.
Um endereço anycast pode ser utilizado como endereço de origem de um pacote IPv6, ou seja, pode ser configurado em um computador IPv6, não apenas em roteadores.
Um pacote destinado a um endereço unicast é entregue a todas as interfaces que fazem parte do grupo de endereços ao mesmo tempo, assim como nas transmissões do tipo broadcast.
Para reduzir a complexidade do projeto, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas ou níveis, colocadas umas sobre as outras. Na arquitetura TCP/IP, os protocolos TCP e UDP se encontram acima da camada denominada
sessão.
aplicação.
internet.
transporte.
física.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...