Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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Com relação às tecnologias de rede, julgue os itens que se seguem.

Switches de camada 3 são funcionalmente, mas não operacionalmente, equivalentes a roteadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rede de computadores, julgue os itens a seguir.

No roteamento por Anycast, é possível o uso de tecnologias de roteamento por vetor de distância, mas não de tecnologias de roteamento voltados a estados de enlace.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rede de computadores, julgue os itens a seguir.

Ao se empregar a técnica por vetor de distância no roteamento por multicast, deve-se utilizar o protocolo DVMRP (distance vector multicast routing protocol), pois ele realiza a poda da árvore de forma recursiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se desenvolver um software de qualidade normalmente utiliza-se uma ou mais metodologias para as atividades, ações e tarefas necessárias. Essas metodologias podem ser consideradas processos de software. Sobre esses processos, é correto afirmar:

  • A.

    Por serem inflexíveis, dificultam o trabalho dos engenheiros de software e de seus gerentes que não podem adaptar o processo às suas reais necessidades.

  • B.

    Uma abordagem de engenharia de software moderna deve ser ágil e demandar apenas atividades, controles e produtos de trabalho que sejam apropriados para a equipe do projeto e para o produto a ser produzido.

  • C.

    Todo processo de software é adequado para o desenvolvimento de qualquer tipo de software, pois o processo em si é um roteiro com atividades, ações e tarefas necessárias para se chegar ao resultado esperado.

  • D.

    A qualidade, o cumprimento de prazos e a viabilidade a longo prazo do produto desenvolvido são os únicos indicadores confiáveis da eficácia do processo de software utilizado.

  • E.

    Do ponto de vista de um engenheiro de software, os produtos de trabalho resultantes do uso de um processo de software são apenas os programas e os dados produzidos em consequência das atividades e tarefas definidas pelo processo.

A equipe de TI da empresa A desenvolveu um software onde os requisitos iniciais foram razoavelmente bem definidos, porém, devido ao escopo geral do trabalho de desenvolvimento, o uso de um processo de software puramente linear não pôde ser utilizado, optando-se por combinar elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos. Durante o processo de desenvolvimento foi liberada uma série de versões que ofereciam, progressivamente, maior funcionalidade para o cliente à medida que cada versão era entregue. A primeira versão entregue contemplava o atendimento aos requisitos básicos, porém, muitos recursos complementares foram entregues em versões posteriores. Após a primeira versão ser entregue, usada e avaliada pelo cliente, foi realizado um planejamento para que a entrega da versão seguinte já considerasse a modificação na versão essencial para melhor se adequar às necessidades do cliente e a entrega de recursos e funcionalidades adicionais. Esse processo foi repetido após a liberação de cada versão, ate que o software estivesse completo.

Nota-se no texto que o modelo de processo utilizado pela equipe de TI da empresa A teve seu foco voltado para a entrega de um produto operacional em cada versão. As primeiras versões foram partes do produto final que realmente possuíam capacidade para atender aos usuários e oferecer uma plataforma para a avaliação

O texto permite concluir que foi utilizado o modelo de processo

  • A.

    em cascata.

  • B.

    incremental.

  • C.

    baseado em componentes.

  • D.

    de métodos formais.

  • E.

    evolucionário e iterativo.

Uma estratégia de teste que é preferida por grande parte das equipes de software assume uma visão incremental do teste, começando com o teste das unidades individuais do programa, passando para os testes destinados a facilitar a integração de unidades e culminando com testes que usam o sistema concluído.

No Processo Unificado (PU), os testes de unidades e testes de integração são realizados na fase de

  • A.

    validação.

  • B.

    elaboração.

  • C.

    elaboração.

  • D.

    transição.

  • E.

    construção.

Sobre os processos ágeis de desenvolvimento de software XP e Scrum, considere:

I. Emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.

II. Seus princípios são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.

III. Faz uso do teste de unidades como sua tática de testes primária. À medida que cada classe é desenvolvida, a equipe desenvolve um teste de unidade para exercitar cada operação de acordo com a sua funcionalidade especificada. À medida que um incremento é entregue a um cliente as histórias de usuários ou casos de uso implementados pelo incremento são usados como base para testes de aceitação.

IV. O jogo do planejamento se inicia com a atividade de ouvir (que constitui uma atividade de levantamento de requisitos). Essa atividade conduz à criação de um conjunto de histórias de usuários que descreve o resultado, as características e a funcionalidade requisitados para o software a ser construído.

A associação correta entre cada item e o respectivo processo ágil é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Considere:

Caso 1:

Pedro foi contratado para realizar testes de software na empresa B. Realizava um conjunto de testes na interface do software focados em exercitar os requisitos funcionais. Na bateria de testes que realizava, procurava encontrar funções incorretas ou faltando, erros de interface, erros em estruturas de dados, erros em acesso a base de dados externas, erros de comportamento e de desempenho e erros de inicialização e término.

Caso 2:

Paulo foi contratado para realizar testes de software na empresa C. Realizava testes nos caminhos lógicos do software e nas colaborações entre componentes exercitando conjuntos específicos de condições e/ou ciclos. Testava todos os caminhos independentes dos módulos pelo menos uma vez, exercitava as decisões lógicas nos seus estados verdadeiro ou falso e exercitava estruturas internas para assegurar a sua validade.

Pedro realizava testes

  • A.

    caixa-branca e Paulo realizava testes caixa-preta.

  • B.

    de caminho básico e Paulo realizava testes de condição.

  • C.

    de unidade e Paulo realizava testes de integração.

  • D.

    caixa-preta e Paulo realizava testes caixa-branca.

  • E.

    de ciclo e Paulo realizava testes de fluxo de dados.

De um modo geral, o processo de desenvolvimento de um software pode ser organizado partindo de três fases importantes, que são as de definição, de desenvolvimento e de manutenção.

Na fase de manutenção, dentre outras atividades, são

  • A.

    levantados os requisitos dos usuários para a programação das diversas fases do projeto, inclusive as operacionais e as preditivas.

  • B.

    efetuados os testes de funcionalidade do software, revistos os objetivos para os quais ele foi desenvolvido e redefinidas as funções em desacordo com esses objetivos.

  • C.

    incluídas novas funções requeridas pelo cliente e feitas adaptações por modificações de hardware.

  • D.

    reavaliadas as bases operacionais, nas quais o software está sendo executado, e prototipados os novos requisitos de hardware.

  • E.

    propostas pelos usuários as novas rotinas que eles definiram como fundamentais para a continuidade do produto implantado.

Um desenvolvedor de software atua com um usuário ouvindo suas idéias e pedidos e criando, imediatamente, um esboço do produto desejado por esse usuário. O usuário, então, utiliza esse esboço e fornece novas informações ao desenvolvedor para que este possa atualizar, adaptar e implementar, nesse mesmo produto e em tempo de projeto e desenvolvimento, os dados obtidos.

A situação descrita constitui uma prototipação, modelo de ciclo de vida do software que deve

  • A.

    ordenar, de forma sequencial, as etapas a serem realizadas e obter uma visão geral do projeto para definir com precisão os requisitos iniciais do sistema a ser desenvolvido.

  • B.

    dividir o processo de desenvolvimento do software em macroatividades que devem ser executadas de maneira sequencial, especificando, de forma detalhada, a documentação que será gerada nesse processo.

  • C.

    dividir o processo de desenvolvimento do software em fases, apresentar uma visão de custo de desenvolvimento para cada fase do projeto e, por conseguinte, o custo total desse projeto.

  • D.

    destacar, de forma especial, as diversas fontes de demanda por software, os pontos de decisão durante o processo de desenvolvimento e incorporar características do produto real.

  • E.

    ocupar-se, principalmente, em tratar exceções, responder corretamente às entradas inválidas e interromper o processamento, em caso de erro não recuperável, de forma controlada.

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