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A prototipação representa uma técnica poderosa para o desenvolvimento de sistemas, mais especificamente do software desses sistemas. Sobre as funções desempenhadas por um protótipo, é correto afirmar que ele
permite avaliar o desempenho geral da equipe de desenvolvimento de software.
não permite que sejam realizados testes, visando verificar o funcionamento do sistema final, ainda que sejam testes parciais.
é inteiramente descartado, não sendo aproveitada nenhuma parte do código de software no sistema final entregue ao cliente .
não possibilita avaliar a qualidade do software produzido.
pode auxiliar na validação de requisitos do sistema, bem como propiciar a inserção de novos requisitos ainda não identificados.
A técnica de análise conhecida como Análise Estruturada utiliza como um dos seus instrumentos de representação gráfica o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) que fornece uma visão estruturada das funções do sistema, ou seja, mostra o fluxo dos dados. O DFD de nível mais alto, que dá a visão das principais funções do sistema e que contém um único processo (que representa o sistema), os fluxos externos e as entidades externas, é conhecido como:
Diagrama de Especificação de Processos (DEP).
DFD nível 1.
Diagrama de Atividades.
Diagrama Entidade-Relacionamento (DER).
Diagrama de Contexto.
Um design pattern descreve uma solução geral comprovada e reutilizável para um problema recorrente no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. Padrões de projeto ajudam a reconhecer e implementar boas soluções para problemas comuns. Dois dos principais design patterns utilizados atualmente são descritos a seguir:
I. Visa garantir que uma classe só tenha uma única instância e prover um ponto de acesso global a ela. II. Visa definir uma dependência um-para-muitos entre objetos para que quando um objeto mudar de estado os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Os design patterns descritos em I e II são, respectivamente:Singleton e Observer.
Facade e Adapter.
Composite e Adapter.
Singleton e Command.
Facade e Observer.
de caminho básico - caixa-de-vidro
alfa - beta
caixa branca - caixa preta
de ciclo - de usabilidade
unitário - de interface
No desenvolvimento de software podem ser utilizados diversos tipos de processo de desenvolvimento, dentre eles, processos iterativos. Sobre o desenvolvimento iterativo de software é correto afirmar:
É adequado para aplicações bem compreendidas, com saídas previsíveis desde a análise e projeto e que não apresentem incertezas substanciais em seus requisitos.
Na primeira iteração, desenvolve-se uma parte do software, que deve ser utilizado e avaliado. Em seguida, incorpora-se o que se aprendeu na iteração anterior e se repete o ciclo. No final, assim que o cliente testou a parte do software que é apenas uma prova conceito, o código é intencionalmente abandonado, pois o produto final será entregue em seu lugar.
Os desenvolvedores precisam integrar todas as versões de artefatos do sistema e verificá-las no final de uma iteração. Além disso, cada iteração deve produzir uma versão executável do software.
O desenvolvimento iterativo consiste em uma série de iterações com duração máxima de um mês e com, no máximo, seis iterações a cada três meses.
Os desenvolvedores realizam as fases do processo de desenvolvimento de software em uma sequência linear rígida, onde cada etapa deve ser concluída antes que a seguinte comece.
Com relação aos conceitos básicos e princípios da engenharia de software, analise:
I. Embora nem sempre seja possível uma definição ampla e estável dos requisitos, uma definição de objetivos ambígua pode ser receita para um desastre. II. Os requisitos de software mudam, mas o impacto da mudança varia dependendo do momento em que ela for introduzida. III. Se o cronograma de entrega do software atrasar a solução mais eficiente sempre é a contratação de mais programadores. IV. Quando diferentes clientes ou usuários propõem necessidades conflitantes é preciso conciliar esses conflitos por meio de um processo de negociação. Está correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
No desenvolvimento de software a qualidade deve ser aplicada de modo a criar um software útil que forneça valor mensurável para aqueles que o produzem e o utilizam. Com relação à qualidade de software é correto afirmar:
Não há problemas em entregar softwares com erros conhecidos aos usuários finais, mas que contêm a maioria das funções que os usuários desejam com alta qualidade, mesmo que esses softwares sejam embarcados para aplicações em tempo real ou integrados com o hardware.
A qualidade tem, efetivamente, um custo que pode ser discutido em termos de prevenção, avaliação e falha.
A aplicação de métodos de engenharia de software e testes são suficientes para atingir a qualidade de software.
As técnicas de revisão de software são aplicadas apenas após a programação do modulo ou incremento de software, para descobrir erros cometidos na programação.
Testes de unidade e de integração são suficientes para garantir a qualidade de software, pois garantem o perfeito funcionamento dos componentes de software e sua adequada integração na arquitetura do software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a conceitos básicos, técnicas de elicitação e gerenciamento de requisitos, julgue os itens subsecutivos.
A etnografia é uma técnica eficaz para descobrir requisitos ligados à forma com que as pessoas efetivamente trabalham no sistema, e não ao modo como deveriam trabalhar para se ajustar a normas e regulamentos formais em vigor.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a conceitos básicos, técnicas de elicitação e gerenciamento de requisitos, julgue os itens subsecutivos.
uma coleta colaborativa de requisitos, é correto definir um cliente interessado no sistema como o facilitador da reunião.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a conceitos básicos, técnicas de elicitação e gerenciamento de requisitos, julgue os itens subsecutivos.
Os processos de gerenciamento de requisitos são iniciados após a elicitação das necessidades, para acompanhar e controlar as mudanças nos requisitos inicialmente identificados.
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