Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o escalonamento de processos em um programa de computador, há um tipo de escalonamento no qual há diversos processos que estão sendo executados de forma sequencial, somente liberando o processador ao final da execução de cada processo, formando um ciclo de processos a serem executados. Tal tipo de escalonamento recebe a denominação de
preliminar.
adaptativa.
garbage.
round-robin.
mailbox.
Ciência da Computação - Processos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Utilizando o comando ls com a opção F, no sistema operacional Linux, é possível listar o conteúdo de um diretório com a identificação do tipo de cada arquivo por meio do uso de alguns caracteres especiais. Nessa identificação, o caractere utilizado para indicar que o arquivo é do tipo executável é o
@
#
$
*
%
Se o método obterSalario fosse protected na classe Funcionário, a linha sal01 = fun01.obterSalario(); na classe Principal estaria
correta, pois métodos protected podem ser acessados de qualquer outra classe do projeto, inclusive da classe Principal.
correta, pois o método obterSalario chamado é da classe Diarista (que é public) e não da classe Funcionário.
incorreta, pois o método obterSalario chamado é da classe Mensalista e, na realidade, deveria ser da classe Diarista.
incorreta, pois como as classes Principal e Funcionário estão em pacotes diferentes, não é possível chamar o método obterSalario a partir da classe Principal.
correta, pois a classe Funcionário herda o método obterSalario (que é public) da classe Diarista.
Sobre as classes apresentadas, é correto afirmar:
Quando o construtor de uma das superclasses recebem parâmetros, aqueles que são das subclasses são passados para os construtores das subclasses por meio da instrução super.
Na classe Principal, as instruções import classes.Diarista; e import classes.Mensalista; podem ser excluídas sem ocasionar erros, pois os objetos fun01 e fun02 são do tipo Funcionário e, por isso, apenas a classe Funcionário precisa ser importada.
Os objetos fun01 e fun02 são do mesmo tipo, porém, quando chamam o método obterSalario, recebem valores diferentes, logo, se comportam de maneiras diferentes. Essa constatação mostra o uso de um conceito da orientação a objetos chamado de polimorfismo.
As subclasses Mensalista e Diarista não podem possuir um construtor padrão sem argumentos, pois todos os objetos dessas classes precisam passar parâmetros para a superclasse Funcionário.
O fato das classes Diarista e Mensalista herdarem atributos e métodos da classe Funcionário demostra o uso de herança múltipla.
ui:fragment e ui:include
ui:component e ui:param
ui:component e ui:include
ui:decorate e ui:param
ui:composition e ui:define
Cada tipo de enterprise bean passa por diferentes fases durante seu ciclo de vida. Um desses tipos possui um estado denominado Passivo. Quando um bean entra nesse estado, o container EJB o desloca da memória principal para a memória secundária.
Qual tipo de bean se comporta dessa maneira?Stateless Session Bean
Stateful Session Bean
Web Service Bean
Singleton Session Bean
Message-Driven Bean
No âmbito da análise estruturada de sistemas, o gráfico de estrutura representa o modelo lógico de uma hierarquia modular, onde é possível mostrar a(o)
comunicação entre módulos e a localização de loops e decisões principais de processamento.
construção de programas em hierarquia, por meio de um pequeno número de estruturas lógicas, cada uma com uma entrada e uma saída.
conjunto de elementos de dados, identificados, inclusos em um registro.
conjunto de elementos de dados de uma determinada relação, usado, geralmente, para descrever alguma entidade.
número de módulos chamados diretamente por outro módulo, nem muito alto (exceto no caso de um módulo despachante) nem muito baixo.
As questões a seguir devem ser levadas em consideração no design da maioria das aplicações desenvolvidas para a arquitetura J2EE.
A ocorrência de código scriptlet no interior das visões deve ser minimizada.
A lógica de negócios deve ser encapsulada em componentes que não pertençam à visão.
O controle de fluxo é relativamente simples e tem como base valores encapsulados na requisição.
A lógica de gerenciamento da visão é limitada em termos de complexidade.
Que padrão de projeto da camada de apresentação busca atacar todas as questões apresentadas acima?
Intercepting Filter
Front Controller
View Helper
Dispatcher View
Composite View
Ao instalar uma aplicação Java EE, a ferramenta de instalação deve ler o descritor de instalação de aplicação do arquivo .ear da aplicação, que é encontrado em
META-INF/application.xml
META-INF/application-client.xml
META-INF/deployment.xml
META-INF/ejb-jar.xml
META-INF/MANIFEST.ML
O modelo de programação Java Enterprise Edition é baseado em containers, que fornecem todos os serviços necessários para a aplicação corporativa.
Em consequência,uma página JSP é compilada pelo Container toda vez que é acessada por um usuário, assim como servlets.
a camada cliente roda os componentes Web da arquitetura Java EE, como Java Server Pages e Servlets.
o desenvolvedor pode escrever menos código, diminuindo o tempo de desenvolvimento, os riscos de projeto e os problemas de manutenção.
as aplicações corporativas do modelo Java EE podem ser vistas como um modelo de camada única composto de classes especializadas da classe javaServerFaces.
os Servlets passam a ser classes dependentes da classe javaServerFaces, podendo ser usadas em aplicações JEE5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...