Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
SOAP, UDDI e WSDL são componentes de uma plataforma de web services. Sobre WSDL é correto afirmar:
É uma linguagem de uso livre baseada em XML que, apesar de ser utilizada para descrever serviços web, não é uma recomendação da W3C.
É uma linguagem baseada em XML para descrever web services, porém, não especififica como acessá-los.
É um protocolo baseado em XML que é utilizado para acessar um web service, permitindo a troca de informações entre aplicações na web utilizando HTTP.
Um documento WSDL especifica a localização do serviço e as operações (ou métodos) que o serviço expõe.
a instrução para receber no método processRequest da servlet os dados selecionados no formulário é String[3] interesses = request.getParameter("interesses");.
ao submeter os dados selecionados no formulário HTML, esses dados serão recebidos no método doGet da servlet, pois esse é o método padrão para requisições HTTP em uma aplicação web.
os pacotes javax.servlet e javax.servlet.http oferecem interfaces e classes para escrever servlets. A classe javax.servlet.http.HttpServlet fornece métodos, tais como o doGet e o doPost que foram sobrescritos na servlet Controle.java.
o código que deve ser utilizado no método processRequest da servlet para receber e exibir os dados selecionados no formulário é String[] interesses = request.getParameterValues ("interesses"); for (int i=0; i <= interesses.size(); i++) { out.println(interesses[i]); }.
os métodos doPost e doGet devem ser excluídos, pois os dados recebidos por esses métodos no objeto request são passados para o método processRequest, logo, basta o método processRequest para receber os dados das requisições.
Há diversos padrões e modelos de arquitetura de referência que podem ser usados para a construção de aplicações web. Dentre eles destacam-se o modelo three-tier e o padrão MVC. Sobre eles é correto afirmar que
no MVC, as classes que fazem conexão com banco de dados e executam instruções SQL são representadas no componente Model. Já no modelo three-tier, essas classes são representadas na camada de Dados (também conhecida como camada de Persistência).
o fluxo de comunicação entre os componentes View e Model do padrão MVC deve passar obrigatoriamente pelo componente Controller, pois o fluxo de comunicação é sequencial.
no modelo three-tier a camada de Apresentação deve se comunicar diretamente com a camada de Dados, sem passar pela camada de Negócios.
em uma aplicação web desenvolvida com Java EE, arquivos JSP são representados no componente Controller do MVC, pois esses arquivos são convertidos em servlet quando a aplicação é compilada e implantada.
classes que implementam as regras de negócio podem ser representadas tanto no componente Controller quanto no componente Model do MVC.
Um dos artifícios para aumentar a produtividade em programação orientada a objetos utilizando a plataforma Java é a reutilização de componentes de software em múltiplos projetos. Um dos artifícios que podem ser utilizados para essa finalidade são as interfaces. Sobre elas, é correto afirmar:
Todos os métodos em um tipo interface tem um nome, parâmetros, um tipo de retorno e uma implementação.
Um tipo interface pode ter apenas campos de instância (atributos) públicos ou protegidos.
É possível converter um tipo classe para um tipo interface, desde que a classe implemente a interface.
Apesar de permitir a reutilização de métodos mudando apenas sua implementação, as interfaces não podem reduzir o acoplamento entre classes.
Os métodos em tipo interface podem ser públicos ou protegidos.
Sobre acessibilidade na web analise:
I. Para se criar um ambiente online efetivamente acessível é necessário, primeiramente, que o código esteja dentro dos padrões web internacionais definidos pelo W3C. II. WCAG é um documento desenvolvido pelo W3C a partir da criação do WAI (Web Accessibility Initiative), que contém as recomendações de acessibilidade para conteúdo web. III. A versão 3 e-MAG é apresentada em um documento que objetiva garantir que o processo de acessibilidade dos sites do governo brasileiro seja conduzido de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. IV. De acordo com a versão 3 e-MAG, após a construção do ambiente online de acordo com os padrões web e as diretrizes de acessibilidade, é necessário testá-lo para garantir sua acessibilidade. Isso pode ser realizado por validadores automáticos que por si só determinam se um sítio está ou não acessível. Está correto o que se afirma emI, II, III e IV.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Sobre os princípios que orientam o projeto de interfaces de usuário eficazes é correto afirmar:
Os projetistas de software devem introduzir restrições e limitações para simplificar a implementação da interface, pois se deixar por conta dos desejos do usuário, a implementação pode ficar muito complexa.
A interface deve ser projetada para reduzir a exigência de recordações, entradas e resultados passados, pois quanto mais um usuário tiver de se lembrar, mais sujeita a erros será a interação com o sistema.
Se modelos interativos anteriores tiverem criado expectativas nos usuários, porém são de difícil implementação, redefina esses modelos de forma a tornar a implementação mais fácil.
Proporcione apenas um tipo de interação e treine os usuários para ele. Dê preferência pela interação com o uso do mouse e bloqueie outras formas de interação para simplificar o trabalho de suporte ao usuário.
As informações sobre uma tarefa, um produto ou algum comportamento que você quer que o usuário saiba devem ser apresentadas todas de uma única vez, mesmo que o usuário não demonstre interesse imediato por elas.
Com relação a servidores web e aplicações, julgue os itens que se seguem.
O Java runtime environment (JRE) é o pré-requisito para o funcionamento do servidor de aplicações Jbosss.
Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura, padrões de projeto e desenvolvimento web.
Ajax é uma tecnologia utilizada para criar páginas web dinâmicas e com conteúdo assíncrono. É composto unicamente por JavaScript e por XML. Quando uma função em JavaScript envia uma requisição do cliente para o servidor, a resposta do servidor ocorre por meio do document object model (DOM), exclusivamente em XML. O cliente processa esse XML e retorna para o servidor sem a necessidade de renderizar novamente a página web.
Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura, padrões de projeto e desenvolvimento web.
No JEE7, para uma aplicação em três camadas, é correto afirmar que, na camada cliente, seriam distribuídos os componentes JavaServer Pages, JavaServer Faces Pages e componentes JavaBeans; na camada servidor Web, os componentes Enterprise Beans e Java Servlets; e na camada de banco de dados, os componentes SGBD e arquivos XML.
Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura, padrões de projeto e desenvolvimento web.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...