Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Transmissão de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando o trecho de captura acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Os segmentos presentes caracterizam tráfego em volume.
A arquitetura de software de um sistema é a estrutura do sistema, que compreende os elementos, as relações entre eles, e as propriedades desses elementos e relações que são visíveis externamente. A linguagem UML pode ser utilizada para modelar e documentar arquiteturas de software por meio de diagramas. Dentre eles, os principais diagramas que permitem modelar os aspectos físicos de um sistema orientado a objetos são diagramas de
Estados e Diagrama de Atividades.
Classe e de Casos de Uso.
Componentes e de Objetos.
Implantação e de Artefatos.
Interação e Dependências.
Tomando-se como base o diagrama da UML mostrado na Figura 2, pode-se implementar o seguinte código fonte, em C++, correspondente à classe apontada pela seta nº 1:
A respeito da aplicabilidade de um fluxograma, julgue os itens subsecutivos.
Para especificar a estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso, alocação física e manipulação de dados, é fundamental utilizar o fluxograma como uma representação UML (Unified Modelling Language) do processo de modelagem física.
somente os métodos ma() e mc()
somente o método mc()
ma(), mb() e mc()
somente os métodos mb() e mc()
somente os métodos ma() e mb()
Nos diagramas de classe da UML, o termo visibilidade refere-se à capacidade de um método de referenciar uma característica de outra classe. Sobre os valores possíveis para definir a visibilidade das características de uma classe,
apenas métodos da classe que contém o modificador private e de classes contidas no mesmo pacote podem acessar características privadas. O caractere - precede as características privadas.
os métodos das classes definidas no mesmo pacote da classe em questão podem acessar as características dessa classe definidas como pacote. O caractere § precede as características de pacote.
qualquer método pode acessar livremente as características públicas, exceto métodos de classes envolvidas em relações de herança ou implementação de interface. O caractere + precede características públicas.
apenas métodos presentes no mesmo pacote ou em classes que possuem relação de herança ou implementação de interface podem acessar características default. O caractere * precede características default.
somente os métodos da classe que contém o modificador protected e seus descendentes via herança podem acessar características protegidas (em Java características protegidas também possuem acessibilidade de pacote). O caractere # precede as características protegidas.
O diagrama de classes da UML descreve os tipos de objetos presentes no sistema e os vários tipos de relacionamentos estáticos existentes entre eles. Mostram também as propriedades e as operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados. Em relação aos termos utilizados no desenho do diagrama de classes, é correto afirmar:
Agregação é uma forma de associação em que um objeto agregado é composto de partes constituintes. O agregado é semanticamente um objeto estendido, tratado como uma unidade em muitas operações, embora fisicamente ele seja composto por vários objetos menores. Por exemplo, um carro consiste em rodas, motor, lataria etc. Carro para motor é uma agregação.
As classes abstratas permitem definir métodos em um local para serem usadas por várias subclasses. Todos os métodos em uma classe abstrata devem ter corpo (não somente a assinatura), mesmo aqueles que serão implementados pelas subclasses.
Multiplicidade é uma restrição sobre a cardinalidade de um conjunto. Ela se aplica a associações, porém, não se aplica a atributos. A multiplicidade para uma associação restringe o número de objetos relacionados a determinado objeto.
A herança múltipla permite que uma superclasse tenha mais de uma subclasse e que essas subclasses herdem todas as características da superclasse. As subclasses, por sua vez, não podem estar associadas a mais de uma superclasse.
Composição é uma forma de associação em que uma parte constituinte pode pertencer a várias classes de montagem. No diagrama de classes a notação para a composição é um pequeno losango vazio ao lado da classe de montagem.
Segundo o documento da OMG sobre a infraestrutura da UML, o metamodelo da linguagem foi elaborado tendo em vista os seguintes princípios:
modularidade, estratificação, particionamento, extensibilidade e reuso.
correção, precisão, concisão, consistência e compreensão.
semântica, notação, apresentação, expressividade e generalidade.
particionamento, correção, precisão, semântica e expressividade.
generalidade, concisão, estratificação, reuso e consistência.
Segundo Pressman, a respeito do diagrama de raias da UML, é correto afirmar que:
é uma representação alternativa do diagrama de colaboração.
é uma representação estendida do diagrama de colaboração que indica que ator ou classe é responsável pela ação descrita.
é uma variação do diagrama de transição de estados que indica que ator ou classe é responsável pela ação descrita.
é um complemento do diagrama de atividades em situações onde o comportamento dinâmico dos controladores é mais complexo.
é uma variação útil do diagrama de atividades que permite representar fluxo e responsabilidade de forma simultânea.
No que concerne à UML, julgue o item abaixo.
A UML foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Ela é uma linguagem formal matemática, tendo sido pioneira em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...