Questões de Ciência da Computação do ano 2013

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Os padrões Gang of Four (GoF) organizam um conjunto de padrões de projeto (design patterns) em três grupos: de criação, estruturais e comportamentais. Três destes padrões são descritos a seguir: I. Em situações em que classes precisam trabalhar juntas, mas isto não está sendo possível porque suas interfaces são incompatíveis, pode-se utilizar este design pattern que permite converter a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes de forma que classes com interfaces incompatíveis possam interagir. II. Este design pattern pode ser utilizado quando se deseja definir uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados. III. Em situações em que se deseja acessar o conteúdo de uma coleção sem expor sua representação interna utiliza-se este design pattern que permite prover uma interface única para varrer coleções diferentes. Os padrões descritos nos itens I, II e III são, respectivamente,

  • A. Adapter, Facade e Strategy.
  • B. Prototype, Composite e Command.
  • C. Abstract Factory, Observer e Iterator.
  • D. Adapter, Observer e Iterator.
  • E. Abstract Factory, Composite e Command.

  • A. 223.1.1.0/4 223.1.3.0/3 223.1.2.0/3
  • B. 223.1.2.0 223.1.4.0 223.1.3.0
  • C. 224.1.1.4 225.1.3.3 226.1.2.3
  • D. 223.1.2.3 223.1.1.4 223.1.3.3
  • E. 223.1.1.4 223.1.3.3 223.1.2.3

Os protocolos de gerenciamento de rede permitem que um gerente monitore e controle roteadores e hosts. Um programa cliente de gerenciamento de rede sendo executado na estação de trabalho do gerente contata um ou mais servidores, chamados agentes, sendo executados nos dispositivos a serem controlados. O software de gerenciamento TCP/IP é executado como programa aplicativo e utiliza protocolos de transporte TCP/IP para fazer a comunicação entre clientes e servidores. Considerando estes fundamentos e o protocolo SNMP, é INCORRETO afirmar:

  • A. o SNMP é o protocolo padrão de gerenciamento de redes TCP/IP. O SNMP define um protocolo de gerenciamento de rede de baixo nível que fornece 2 operações conceituais: buscar um valor de uma variável ou armazenar um valor em uma variável.
  • B. no SNMP outras operações ocorrem como efeitos secundários da mudança de valores em variáveis, de acordo com o modelo buscar-armazenar.
  • C. um conjunto de padrões associados ao SNMP define o grupo de variáveis que uma entidade gerenciada mantém. O grupo de variáveis constitui uma base de informações de gerenciamento ou MIB.
  • D. as variáveis MIB são descritas usando a linguagem ANS.1, que usa um namespace hierárquico para garantir que todos os nomes MIB sejam globalmente únicos, ao mesmo tempo em que permite que subgrupos atribuam partes do namespace.
  • E. o SNMP permite que um agente acesse estatísticas de dispositivos gerenciados e especifica exatamente quais dados podem ser acessados em quais dispositivos. Isso é feito através do padrão MIB, exclusivo do SNMP, que especifica os detalhes para cada tipo de dispositivo gerenciado.

No Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região deseja-se implementar soluções de rede que privilegiem o uso de conexões sem fios. Ana tem a tarefa de fornecer soluções sem fio para 3 diferentes situações:

Situação 1: há diversos equipamentos como câmera digital, teclado, mouse, fone de ouvido etc. que devem ser conectados a um c omputador tipo desktop.

Situação 2: existe uma LAN formada por alguns computadores em uma sala. Os computadores possuem Wi-Fi e precisam ser i nterconectados.

Situação 3: as redes de acesso em banda larga que utilizam cabo e ADSL do Tribunal devem ser substituídas por uma tecnologia sem fio.

As soluções de tecnologia sem fio indicadas corretamente por Ana são:

  • A. 1- Bluetooth; 2-IEEE 802.11; 3- IEEE 802.16.
  • B. 1- Ethernet; 2-3G; 3- 4G.
  • C. 1- IEEE 802.11; 2-Ethernet; 3- WiMax.
  • D. 1- Wi-Fi; 2- Bluetooth; 3-IEEE 802.16.
  • E. 1- IEEE 802.11; 2-IEEE 802.16; 3- 4G.

Luiza trabalha no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e suas responsabilidades incluem assegurar que todos os funcionários do Tribunal tenham o software e o hardware de que precisam para fazer seu trabalho. Fornecer computadores para todos não é suficiente, Luiza também tem que buscar adquirir software ou licenças de software para suprir os funcionários com as ferramentas que eles necessitam. Sempre que um novo funcionário é admitido, Luiza tem que adquirir mais software ou assegurar que a atual licença de software permita mais outro usuário. Isso tem estressado muito Luiza, que resolveu buscar novas alternativas. Ela leu a seguinte notícia em uma publicação de TI: “Ao invés de instalar uma suíte de aplicativos em cada computador, basta carregar uma aplicação. Essa aplicação permitiria aos funcionários fazerem o login em um serviço baseado na web que hospeda todos os programas de que o usuário precisa para seu trabalho. Máquinas remotas de outra empresa executariam tudo: de e-mails e processadores de textos até complexos programas de análise de dados.”. A solução a que a publicação se refere e a empresa responsável por armazenar e executar todos os aplicativos são, respectivamente:

  • A. sistema gerenciador de banco de dados e hospedeira.
  • B. arquitetura cliente-servidor e servidora de aplicações.
  • C. computação em nuvem e data center.
  • D. outsourcing e downsizing.
  • E. downsizing e outsourcing.

Cláudia trabalha no Tribunal Regional do Trabalho da 15ªRegião e recebeu um arquivo com um texto de 4 milhões de palavras. Sua tarefa é armazenar as palavras do texto em uma estrutura de dados de forma que possa localizar rapidamente qualquer palavra no texto e, ainda obter todas as palavras em ordem alfabética, quando necessário. Cláudia, então, criou um programa e armazenou as palavras numa ABB − Árvore Binária de Busca de altura mínima, de forma que cada nó da árvore armazenasse uma palavra. O número máximo de comparações que serão necessárias para se localizar qualquer palavra na ABB e o tipo de percurso na árvore que permite a recuperação das palavras em ordem alfabética são, respectivamente:

  • A. 4 milhões; pós-ordem.
  • B. 22; em-ordem.
  • C. 2 milhões; pré-ordem;
  • D. 32; pós-ordem.
  • E. 23; em-ordem.

O método ordena() acima classifica os elementos de v pelo algoritmo de ordenação

  • A. por inserção, que faz Nlog2N comparações, sendo N o número de elementos do vetor.
  • B. bolha, que faz (N2-2N) /4 comparações, sendo N o número de elementos do vetor.
  • C. por seleção, que faz (N2-N) /2 comparações, sendo N o número de elementos do vetor.
  • D. por seleção, que faz N2log2 (N) comparações, sendo N o número de elementos do vetor.
  • E. por inserção, que faz (N2-N) /2 comparações, sendo N o número de elementos do vetor.

Na Caixa 1, pretende-se gerar e imprimir números aleatórios no intervalo de 10 a 99 para preencher os dados do vetor v. O código correto da Caixa 1 é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

  • A. vetor.ordena();
  • B. vetor=Ordena();
  • C. ordena vetor[10] = new ordena();
  • D. vetor.ordena(10);
  • E. nenhum comando, pois há erros na classe TestaOrdenacao

  • A. ambos os códigos apresentam exemplos de HTML usando CSS e XML.
  • B. o código 1 apresenta um exemplo em HTML usando CSS e o código 2 apresenta um exemplo em HTML usando XML.
  • C. o código 1 apresenta um exemplo em XML e o código 2 apresenta um exemplo em HTML usando CSS.
  • D.
  • E.
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