Questões de Ciência da Computação do ano 2014

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A execução de uma consulta SQL sobre o banco de dados dessa universidade produziu o seguinte resultado:

 

Que consulta é essa?

  • A.

    SELECT A.NOME, AVG(H.NOTA)

    FROM ALUNO A

    RIGHT OUTER JOIN HISTORICO H

    ON A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME

  • B.

    SELECT A.NOME, AVG(H.NOTA)

    FROM ALUNO A

    INNER JOIN HISTORICO H

    ON A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME

  • C.

    SELECT A.NOME, AVG(H.NOTA)

    FROM ALUNO A, HISTORICO H

    WHERE A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME

  • D.

    SELECT A.NOME, AVG(H.NOTA)

    FROM ALUNO A

    LEFT OUTER JOIN HISTORICO H

    ON A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME

  • E.

    SELECT A.NOME, AVG(H.NOTA)

    FROM ALUNO A

    RIGHT OUTER JOIN HISTORICO H

    ON A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.MATRIC

Qual comando irá modificar o estado corrente da Tabela ALUNO?

  • A. INSERT INTO ALUNO (MATRIC,CPF,NOME) VALUES (66666,'TIAGO MENEZES')
  • B. DELETE FROM ALUNO WHERE CPF IS NULL
  • C. UPDATE ALUNO SET CPF=23565677789 WHERE NOME ='GABRIEL LOPES'
  • D. INSERT INTO ALUNO VALUES (66666,'TIAGO MENEZES')
  • E. DELETE FROM ALUNO A WHERE NOT EXISTS (SELECT * FROM HISTORICO WHERE MATRIC=A.MATRIC)

Qual consulta exibe os nomes dos alunos que nunca foram reprovados?

  • A.

    SELECT DISTINCT A.NOME

    FROM ALUNO A, HISTORICO H

    WHERE A.MATRIC=H.MATRIC AND H.NOTA >= 5.0

  • B.

    SELECT NOME FROM ALUNO M

    INUS

    SELECT DISTINCT A.NOME

    FROM ALUNO A, HISTORICO H

    WHERE A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME, H.NOTA

    HAVING H.NOTA < 5.0

  • C.

    SELECT DISTINCT A.NOME

    FROM ALUNO A, HISTORICO H

    WHERE A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME, H.NOTA

    HAVING H.NOTA >=5.0

  • D.

    SELECT A.NOME

    FROM ALUNO A

    WHERE A.MATRIC IN

    (SELECT MATRIC FROM HISTORICO WHERE NOTA >= 5.0)

  • E.

    SELECT DISTINCT A.NOME

    FROM ALUNO A

    LEFT OUTER JOIN HISTORICO H

    ON A.MATRIC=H.MATRIC

    GROUP BY A.NOME, H.NOTA

    HAVING H.NOTA >=5.0

Seja o seguinte diagrama de sequência UML:

Qual mensagem é do tipo lost message?

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

A tecnologia RMI, presente em Java, é uma implementação de um esquema presente em qual padrão de projeto?

  • A. Bridge
  • B. Mediator
  • C. Proxy
  • D. Strategy
  • E. Template Method

Um tipo de teste de validação possui as seguintes características:

• Realizado na instalação dos desenvolvedores.

• Conduzido em um ambiente controlado.

• Conta com a participação de usuários e desenvolvedores.

Esse tipo de teste é chamado de

  • A. Teste alfa
  • B. Teste beta
  • C. Teste de estresse
  • D. Teste de regressão
  • E. Teste de desempenho

Uma prática que NÃO é adotada por Extreme Programming (XP) é

  • A. usar duas pessoas trabalhando juntas em um único computador para produzir todo o código que será enviado para a produção.
  • B. criar os testes antes do código que será testado.
  • C. refatorar frequentemente, e ao longo de todo o projeto, o código produzido pelos desenvolvedores.
  • D. integrar continuamente o código recém-produzido com o código existente no repositório.
  • E. variar a duração de cada iteração durante todo o projeto para acomodar eventuais mudanças de prioridade dos requisitos, definidas pelo cliente.

Considere a seguinte árvore de pesquisa binária:

Ao executarmos o procedimento de remoção do nó 11, na nova árvore binária de busca, teremos como filhos do nó 20 os nós

  • A. 2 e 17
  • B. 2 e 21
  • C. 11 e 21
  • D. 14 e 21
  • E. 17 e 21

Em um jogo para duas pessoas, as regras fazem com que ambos os jogadores sigam o seguinte algoritmo, passo a passo, ao mesmo tempo:

Sabendo-se que basta um deles chegar ao fim para o jogo terminar, esse jogo

  • A. nunca termina.
  • B. pode nunca terminar.
  • C. termina depois de, no máximo, dois sorteios por parte de cada jogador.
  • D. termina depois de, no máximo, três sorteios por parte de cada jogador.
  • E. termina, mas não é possível afirmar nada sobre o número de jogadas.

Suponha uma árvore de pesquisa binária com números entre 10 e 200.

Se procurarmos pelo número 50, a única sequência válida de números visitados é:

  • A. 20 200 300 30 40 49 50
  • B. 40 70 21 50
  • C. 80 11 37 25 52 50
  • D. 85 11 76 33 50
  • E. 86 85 84 100 30 37 50
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