Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Entidades de padronização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;
VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
Atendendo corretamente o que se pede em IV, o padrão comportamental strategy define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.Ciência da Computação - Entidades de padronização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;
VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
O padrão façade atende corretamente o que se pede em V. Esse padrão estrutural define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais fácil de ser usado.Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;
VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
O padrão de criação prototype atende corretamente o que se pede em VI.Ciência da Computação - Entidades de padronização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;
VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
O padrão builder atende corretamente o que se pede em I.Ciência da Computação - Entidades de padronização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;
VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.
O padrão estrutural bridge resolve corretamente o que se pede em II.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, com base na arquitetura Modelo, Visão e Controlador (MVC). A visão encapsula objetos de conteúdo, solicita atualizações do modelo e seleciona o comportamento do modelo.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os seguintes itens, com base na arquitetura Modelo, Visão e Controlador (MVC). O controlador gerencia as requisições dos usuários encapsulando as funcionalidades e prepara dados do modelo.
No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes.
O algoritmo apresentado a seguir, desenvolvido na linguagem Java, retornará true se não houver elementos comuns entre os arranjos a, b e c, ou seja, se os três conjuntos forem disjuntos.
No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes.
Dado o vetor[] com n > 3 elementos numéricos e inteiros, o algoritmo apresentado por seleção resultará no mesmo vetor com os elementos ordenados na ordem decrescente.
No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes. As ferramentas case utilizadas para testes, depuração bem como verificação e validação são classificadas sob a perspectiva de integração.
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