Questões de Ciência da Computação do ano 2015

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.

Atendendo corretamente o que se pede em IV, o padrão comportamental strategy define uma família de algoritmos, encapsula cada um deles e os torna intercambiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.

O padrão façade atende corretamente o que se pede em V. Esse padrão estrutural define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais fácil de ser usado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.

O padrão de criação prototype atende corretamente o que se pede em VI.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.

O padrão builder atende corretamente o que se pede em I.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:

I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;

II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;

III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;

IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;

V implementar um padrão que forneça uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema;

VI implementar um padrão que especifique os tipos de objetos a serem criados usando uma instância prototípica e crie novos objetos copiando este novo protótipo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação aos padrões de projeto.

O padrão estrutural bridge resolve corretamente o que se pede em II.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, com base na arquitetura Modelo, Visão e Controlador (MVC). A visão encapsula objetos de conteúdo, solicita atualizações do modelo e seleciona o comportamento do modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, com base na arquitetura Modelo, Visão e Controlador (MVC). O controlador gerencia as requisições dos usuários encapsulando as funcionalidades e prepara dados do modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes.

O algoritmo apresentado a seguir, desenvolvido na linguagem Java, retornará true se não houver elementos comuns entre os arranjos a, b e c, ou seja, se os três conjuntos forem disjuntos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes.

Dado o vetor[] com n > 3 elementos numéricos e inteiros, o algoritmo apresentado por seleção resultará no mesmo vetor com os elementos ordenados na ordem decrescente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne aos aspectos de linguagens de programação, algoritmos, estrutura de dados e case, julgue os itens subsequentes. As ferramentas case utilizadas para testes, depuração bem como verificação e validação são classificadas sob a perspectiva de integração.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...