Questões de Ciência da Computação do ano 2015

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Durante 5 anos gerenciando o desenvolvimento de sistemas de informação, Claudia teve que lidar com diversas insatisfações de seus usuários pois os sistemas não atendiam as suas necessidades. Claudia decidiu, então, implantar métodos ágeis de desenvolvimento e definiu os seguintes princípios:

I. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento.

II. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através da documentação.

III. Simplicidade é essencial.

Dentre os princípios definidos por Claudia, o que infringe os princípios do manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software é o que se afirma em:

  • A. somente I;
  • B. somente II;
  • C. somente III;
  • D. somente I e III;
  • E. I, II e III.

Observe o seguinte diálogo entre dois Analistas de Sistemas:

O modelo de processo de software que atende às características do projeto que João e Maria irão desenvolver é:

  • A. Cascata;
  • B. Evolucionário;
  • C. Codificação e correção;
  • D. Incremental;
  • E. Modelo em V.

O Grupo de Estudo de Viabilidade de Projetos de uma empresa foi alocado para avaliar a informatização do procedimento de preservação digital de seus processos administrativos, e levantar as respostas para as seguintes questões:

• O projeto é viável?

• Qual é a ordem de grandeza dos custos, 10 ou 100 mil?

• Devemos prosseguir com as próximas fases?

Aplicando o método Processo Unificado, essas questões deverão ser levantadas na fase de:

  • A. Concepção;
  • B. Elaboração;
  • C. Construção;
  • D. Transição;
  • E. Análise.

O sistema de vendas de uma empresa atacadista será informatizado e se chamará, SisSold. Durante o levantamento de requisitos do SisSold, foi percebido que, entre os atores participantes, João tinha diversos problemas de relacionamento com os demais, apesar de participar de atividades em conjunto. Mesmo assim, a opinião de João sobre o sistema era imprescindível. Nesse contexto, a técnica mais adequada para se conseguir a visão de João em um curto espaço de tempo é:

  • A. Questionário;
  • B. Grupo de Foco;
  • C. Workshop;
  • D. Brainstorming;
  • E. Entrevista.

O profissional de TI Lucas acaba de ser informado de que irá assumir, a partir do dia de hoje, o desenvolvimento do sistema de vendas de sua empresa. Os diagramas UML do sistema foram disponibilizados para o Lucas que, amanhã, participará de uma reunião acerca dos conceitos gerais do sistema. Para obter uma visão geral do funcionamento do sistema, incluindo as interfaces externas com outros sistemas, o diagrama UML que Lucas deve estudar é o Diagrama de:

  • A. Casos de Uso;
  • B. Transição de Estados;
  • C. Classes;
  • D. Objetos;
  • E. Colaboração.

Ao se iniciar o levantamento de um sistema que irá atender diversos clientes espalhados em todo o território nacional, percebeu-se que nenhum grupo isolado representaria corretamente a visão dos clientes acerca do sistema. Por causa das diferenças culturais, todas as regiões do país devem ter suas opiniões registradas, incluindo algumas áreas com recursos tecnológicos limitados. Sem que o tempo seja uma restrição neste momento, a técnica de levantamento de requisitos mais adequada, considerando que restrições orçamentárias estão ameaçando tal sistema, é:

  • A. JAD;
  • B. Grupo de Foco;
  • C. Engenharia Reversa;
  • D. Questionário;
  • E. Prototipação.

Na linguagem Python 2.7, um comando como

provoca:

  • A. a definição de uma referência a um arquivo que deverá ser utilizado no modo somente leitura;
  • B. a criação de uma lista de valores denominada “a” cujo elemento inicial é a string “XXX”;
  • C. a leitura de um valor do arquivo de entrada correntemente designado de acordo com um formato expresso pela string “XXX”;
  • D. um prompt no dispositivo de saída e a leitura de um valor que é armazenado na variável “a”;
  • E. a associação à variável “a” de uma função denominada “XXX” que pertence à biblioteca “input”.

Na linguagem Python 2.7, os comandos

produzem:

  • A. [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10]
  • B. [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11]
  • C. [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11]
  • D. [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 12]
  • E. uma mensagem de erro

Analise o pseudocódigo mostrado a seguir.

 Sabendo-se que nesse código cada ocorrência do comando print produz uma linha na saída, está correto afirmar que o número de linhas produzidas é:

  • A. 3
  • B. 5
  • C. 7
  • D. 9
  • E. 11

Analise o pseudocódigo mostrado a seguir.

O resultado retornado pela expressão f(10) é:

  • A. 1
  • B. 10
  • C. 11
  • D. 34
  • E. 55
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