Questões de Ciência da Computação do ano 2016

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No gerenciamento de requisitos é importante relacionar os requisitos identificados, mostrando quais são as fontes de cada requisito, como os requisitos se relacionam uns com os outros e com as interfaces internas e externas do sistema, quais os subsistemas que eles governam, dentre outros aspectos. Para isso utilizam-se

  • A. protótipos de Caso de Uso da UML.
  • B. matrizes RACI.
  • C. tabelas de rastreamento.
  • D. diagramas de Atividades da UML.
  • E. matrizes de checklist.

Considere o código em Java que realiza testes unitários com o framework JUnit:

As lacunas I e II devem ser, correta e respectivamente, preenchidas com

  • A. extends TestCase e MatematicaTest.class
  • B. extends junit e MatematicaTest
  • C. protected e assertEquals (MatematicaTest.class)
  • D. protected TestCase e assertEquals(MatematicaTest
  • E. throws Exception e assertSame (MatematicaTest)

Ao escrever testes funcionais, um Analista precisa utilizar um controle de espera para que uma ação seja disparada depois de alguma outra ação. No Selenium WebDriver, um Analista pode optar pela utilização de um controle de espera

  • A. implícito, como o Thread.sleep(), que determina um tempo fixo que alguma ação no teste precisa esperar antes de ser executada. Se este tempo for ultrapassado, o teste não falhará.
  • B. explícito, como o Thread.sleep(). Se a ação estiver pronta para ser executada antes do tempo fixado, o teste continuará.
  • C. explícito, como o WebDriver.manage().timeouts(), que permite esperar por um certo elemento na tela por um tempo de espera mínimo. Se este tempo for ultrapassado, o teste falhará.
  • D. implícito, cujo valor padrão é 0. Este tempo deve ser baixo, para evitar que o Selenium fique esperando por um elemento na tela antes de acusar um erro de tempo de espera excedido.
  • E. explícito, cujo valor padrão é 10. Seu valor não deve ser baixo para evitar problemas em controle de tempo entre ações no teste.

Uma organização atingiu o nível 1 de capacidade de processo do COBIT 5. Isso significa dizer que

  • A. o atributo de desempenho do processo foi amplamente atingido; o processo está sendo realizado com sucesso e os resultados esperados estão sendo obtidos pela organização.
  • B. não há uma diferença significativa entre a capacidade de processo nível 1 e os níveis de capacidade mais altos.
  • C. houve um engano, pois o COBIT 5 trabalha com níveis de maturidade e não com níveis de capacidade.
  • D. todos os cinco atributos de desempenho dos dois processos foram amplamente atingidos; a organização progride com sucesso e os resultados esperados estão sendo obtidos.
  • E. a organização atingiu o nível de capacidade Processo Gerenciado e seus produtos de trabalho estão adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos.

Considere que uma organização tenha os seguintes objetivos de TI:

I. Uso adequado de aplicativos, informações e soluções tecnológicas.

II. Conhecimento, expertise e iniciativas para inovação dos negócios.

III. Disponibilidade de informações úteis e confiáveis para a tomada de decisão.

IV. Alinhamento da estratégia de negócios e de TI.

Estes objetivos de TI são relacionados, correta e respectivamente, com as dimensões do BSC:

  • A. Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira.
  • B. Cliente − Financeira − Treinamento e Crescimento − Interna.
  • C. Treinamento e Crescimento − Cliente − Financeira − Interna.
  • D. Financeira − Interna − Treinamento e Crescimento − Cliente.
  • E. Cliente − Treinamento e Crescimento − Interna − Financeira.

Uma proposta enviada a um Tribunal por um fornecedor externo previa os seguintes recursos de TI:

I. Entrega de aplicativo portável dentro de ambientes Linux e Unix, sem compatibilidade com plataformas proprietárias.

II. Padrões de interoperabilidade de acordo com as regras do fornecedor.

III. Suporte para assinatura baseado em certificado emitido por Autoridade Certificadora credenciada na forma da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira − ICP Brasil.

IV. Link de transmissão entre o fornecedor e o Tribunal para o tráfego de dados e informações, garantindo a disponibilidade exigida pelo aplicativo de, no mínimo, de 2 Gbps.

Ao analisar os recursos de TI previstos, um Analista do Tribunal concluiu corretamente que o contrato com o fornecedor

  • A. poderia ser assinado, pois todos os recursos estão de acordo com a Resolução CNJ no 90/2009.
  • B. poderia ser assinado, modificando-se apenas o recurso constante no item II para respeitar as regras de interoperabilidade do governo eletrônico e-MAG.
  • C. não poderia ser assinado, pois o link teria que ser limitado a 1 Gbps.
  • D. não poderia ser assinado, pois alguns recursos conflitam com a Resolução CNJ no 90/2009.
  • E. poderia ser assinado, pois todos os recursos estão de acordo com a Resolução CNJ no 182/2013.

Para desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto − PGP é necessário definir, preparar e coordenar todos os planos auxiliares e integrá-los. Para isso, um Analista se baseou no Guia PMBOK 5a edição, que define o processo PGP do Gerenciamento da Integração do Projeto conforme mostra a figura abaixo.

Dentre as entradas do PGP a serem definidas pelo Analista e sua equipe estão:

  • A. Entradas de outros processos − Especificação do trabalho do projeto − Business cases.
  • B. Termo de abertura do projeto − Fatores ambientais da empresa − Ativos de processos organizacionais.
  • C. Especificação do trabalho do projeto − Business cases − Previsões de cronograma.
  • D. Termo de abertura do projeto − Entradas de outros processos − Previsões de custos.
  • E. Previsões de custos − Previsões de cronograma − Ativos de processos organizacionais.

De acordo com a ITIL v3, atualizada em 2011, o Catálogo de Serviços é

  • A. parte do Portfólio de Serviço e contém informações sobre serviços de TI: 1. voltados para o cliente, que são visíveis para o negócio e 2. de suporte, requeridos pelo provedor de serviço para entregar serviços voltados para o cliente.
  • B. estruturado por um banco de dados com informações sobre todos os serviços de TI já implantados, em produção e obsoletos, sem incluir serviços disponíveis para implantação.
  • C. o responsável por fornecer e manter o Portfólio de Serviços e por garantir que esteja disponível àqueles autorizados.
  • D. um documento que contém detalhes de um serviço novo ou modificado recentemente.
  • E. usado para gerenciar o ciclo de vida completo de todos os serviços de TI, incluindo duas categorias: 1. Funil de Serviço (proposto ou em desenvolvimento) e 2. Portfólio de Serviço (em produção ou disponível para implantação).

O modelo de qualidade de software MPS.BR

  • A. não é compatível com a Norma NBR ISO/IEC 12207:2009.
  • B. adota a ITIL v3 como padrão de gerenciamento da qualidade de serviços de TI.
  • C. não pode ser aplicado em nenhum Tribunal Regional do Trabalho.
  • D. não atende às necessidades das empresas brasileiras, que preferem a adoção do CMMI.
  • E. não conflita com as metodologias ágeis de software, podendo ser utilizado junto com o Scrum.

A compilação é o processo de tradução de um programa escrito em uma linguagem fonte em um programa equivalente em linguagem de máquina. Nesse processo, o programa fonte normalmente passa pelas fases:

I. Identificação de sequências de caracteres de entrada e produção de uma sequência de elementos de saída, os tokens. Nesta fase, verifica-se se cada caractere do programa fonte pertence ao alfabeto da linguagem, identificando os tokens e desprezando comentários e espaços em branco. Os tokens constituem classes de símbolos, tais como palavras reservadas, delimitadores, identificadores etc.

II. Identificação de sequências de símbolos que constituem estruturas como expressões e comandos, através de uma varredura, ou parsing, da representação interna do programa fonte, produzindo uma estrutura em árvore, chamada árvore de derivação.

III. Verificação das estruturas quanto ao sentido, ou seja, se o programa não possui erros de significado. Por exemplo, verifica se um identificador declarado como variável é utilizado como tal, se existe compatibilidade entre operandos e operadores em expressões etc.

Os itens I, II e III referem-se, correta e respectivamente, às fases

  • A. Análise Léxica − Análise Sintática − Análise Semântica.
  • B. Interpretação − Análise Sintática − Montagem.
  • C. Busca Binária − Montagem Léxica − Análise Semântica.
  • D. Classificação − Análise Léxica − Montagem.
  • E. Identificação Inicial − Análise Estrutural − Geração de Código.
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