Questões de Ciência da Computação do ano 2016

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Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert.

Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:

  • A. na etapa de Arrange o método sendo testado é invocado com os parâmetros organizados;
  • B. o padrão separa o que está sendo testado da configuração de testes e da verificação de resultados esperados;
  • C. na etapa de Act é verificado se a ação do método em teste se comporta conforme o esperado;
  • D. o sistema encontra-se em teste (System Under Test em inglês, ou SUT) na etapa de Assert;
  • E. na etapa de Assert as variáveis são inicializadas e define-se o valor dos dados que serão passados para o método testado.

O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu livro “Test-driven development”. O método define regras, boas práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem abaixo:


Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é correto afirmar que:

  • A. pode-se escrever testes que não compilam na etapa vermelha;
  • B. na etapa verde deve-se escrever código que testa uma funcionalidade a fundo de forma criteriosa e detalhada;
  • C. código novo só é escrito se um teste automatizado passar;
  • D. a duplicação é tolerada na etapa de refatoração;
  • E. é uma boa prática de TDD iniciar o desenvolvimento do código de uma funcionalidade e, logo em seguida, testá-la.

Os testes de aceitação são muitas vezes a última etapa de testes antes de implantar o software em produção. Seu objetivo maior é verificar se o software está apto para utilização por parte dos usuários finais, de acordo com os requisitos de implementação definidos. Há três estratégias de implementação de testes de aceitação: a aceitação formal, a aceitação informal (ou teste alfa) e o teste beta.

Com relação às três estratégias de implementação dos testes de aceitação, é correto afirmar que:

  • A. o teste de aceitação informal, ou teste alfa, é conduzido nas instalações do usuário final, geralmente sem a presença do desenvolvedor;
  • B. o teste beta é conduzido na instalação do desenvolvedor por um grupo representativo de usuários finais;
  • C. o teste de aceitação formal utiliza todo o conjunto de casos de teste aplicados durante o teste do sistema, para procurar novos problemas;
  • D. o teste beta é focado na busca de defeitos e seu progresso é facilmente medido;
  • E. o teste de aceitação formal pode ser realizado de forma automatizada.

Trata-se de um teste que desconhece o conteúdo do código fonte. Nesse teste o componente testado é tratado como uma caixa preta: são fornecidos dados de entrada e o resultado comparado com aquele esperado e previamente conhecido. Além disso, esse teste pode ser aplicado em diversas fases de teste. A questão retrata características do teste:

  • A. funcional;
  • B. de integração;
  • C. de desempenho;
  • D. de carga;
  • E. unitário.

O requisito Obter Histórico de Compras do sistema A consiste em uma referência a um grupo de dados “X” logicamente relacionado, mantido e armazenado no sistema B, conforme representado no diagrama a seguir.

Na visão do usuário do sistema A, o grupo de dados "X" é visto na técnica de Análise por Pontos de Função como:

  • A. ALI – Arquivo Lógico Interno;
  • B. AIE – Arquivo de Interface Externa;
  • C. EE – Entrada Externa;
  • D. SE – Saída Externa;
  • E. CE – Consulta Externa.

A figura abaixo representa o diagrama de classes de parte do sistema SOMANUT. Na classe Funcionario, foi implementado o método abstrato calcularSalario.

Para que a classe Mecanico possa ser instanciada, é necessário que a(s) classe(s

  • A. Funcionario tenha definido um atributo salario que seja protegido;
  • B. Mecanico redefina o método calcularSalario;
  • C. Funcionario tenha definido um atributo salario que seja público;
  • D. Mecanico e Eletricista redefinam o método calcularSalario;
  • E. Funcionario possua outros métodos concretos.

A empresa SOFTPRONTO foi contratada para desenvolver aplicativos de uma instituição financeira que possam ser executados em diferentes plataformas, como PC, celular e tablet. Para evitar a necessidade de criar diferentes soluções para cada plataforma, a empresa decidiu adotar um padrão de projeto que defina uma família de componentes para cada plataforma e uma implementação que os instancie de acordo com a plataforma-alvo na qual a aplicação estará sendo executada. O padrão adequado a essa implementação é:

  • A. Prototype;
  • B. Adapter;
  • C. Template Method;
  • D. Abstract Factory;
  • E. Strategy.

No contexto do desenvolvimento de um aplicativo móvel Android, sabe-se que este inicia o código em uma instância que invoca métodos específicos de retorno de chamada que correspondem a determinados estados do seu ciclo de vida. O estado onde a atividade está no primeiro plano e um usuário é capaz de interagir se chama:

  • A. ran;
  • B. created;
  • C. started;
  • D. resumed;
  • E. activated.

Um desenvolvedor Android deseja inserir a funcionalidade de backup em uma aplicação móvel para, de tempos em tempos, armazenar dados automaticamente. A classe da API de Backup (versão 6.0 ou superior) a ser utilizada é a:

  • A. BkpAgent;
  • B. BkpHelper;
  • C. BackupManager;
  • D. BackupOutputData;
  • E. BackupDataStream.

Um desenvolvedor iOS deseja que um usuário manipule um mapa do Brasil não renderizado e bidimensional através da sua aplicação móvel que será executada em um IPad Air2. A classe da API (versão 3.0 ou superior) a ser utilizada na app é:

  • A. NSObject;
  • B. UIView;
  • C. MapKit;
  • D. MKMapCamera;
  • E. MKMapView.
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