Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert.
Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:
O Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) é um método de desenvolvimento criado e disseminado por Kent Beck em seu livro Test-driven development. O método define regras, boas práticas e um ciclo de tarefas com 3 etapas: a etapa vermelha, a etapa verde e a etapa de refatoração, ilustrado na imagem abaixo:
Com relação às regras e boas práticas de TDD e ao seu ciclo, é correto afirmar que:
Os testes de aceitação são muitas vezes a última etapa de testes antes de implantar o software em produção. Seu objetivo maior é verificar se o software está apto para utilização por parte dos usuários finais, de acordo com os requisitos de implementação definidos. Há três estratégias de implementação de testes de aceitação: a aceitação formal, a aceitação informal (ou teste alfa) e o teste beta.
Com relação às três estratégias de implementação dos testes de aceitação, é correto afirmar que:
Trata-se de um teste que desconhece o conteúdo do código fonte. Nesse teste o componente testado é tratado como uma caixa preta: são fornecidos dados de entrada e o resultado comparado com aquele esperado e previamente conhecido. Além disso, esse teste pode ser aplicado em diversas fases de teste. A questão retrata características do teste:
O requisito Obter Histórico de Compras do sistema A consiste em uma referência a um grupo de dados X logicamente relacionado, mantido e armazenado no sistema B, conforme representado no diagrama a seguir.
Na visão do usuário do sistema A, o grupo de dados "X" é visto na técnica de Análise por Pontos de Função como:
A figura abaixo representa o diagrama de classes de parte do sistema SOMANUT. Na classe Funcionario, foi implementado o método abstrato calcularSalario.
Para que a classe Mecanico possa ser instanciada, é necessário que a(s) classe(s
A empresa SOFTPRONTO foi contratada para desenvolver aplicativos de uma instituição financeira que possam ser executados em diferentes plataformas, como PC, celular e tablet. Para evitar a necessidade de criar diferentes soluções para cada plataforma, a empresa decidiu adotar um padrão de projeto que defina uma família de componentes para cada plataforma e uma implementação que os instancie de acordo com a plataforma-alvo na qual a aplicação estará sendo executada. O padrão adequado a essa implementação é:
No contexto do desenvolvimento de um aplicativo móvel Android, sabe-se que este inicia o código em uma instância que invoca métodos específicos de retorno de chamada que correspondem a determinados estados do seu ciclo de vida. O estado onde a atividade está no primeiro plano e um usuário é capaz de interagir se chama:
Um desenvolvedor Android deseja inserir a funcionalidade de backup em uma aplicação móvel para, de tempos em tempos, armazenar dados automaticamente. A classe da API de Backup (versão 6.0 ou superior) a ser utilizada é a:
Um desenvolvedor iOS deseja que um usuário manipule um mapa do Brasil não renderizado e bidimensional através da sua aplicação móvel que será executada em um IPad Air2. A classe da API (versão 3.0 ou superior) a ser utilizada na app é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...