Questões de Ciência da Computação do ano 2017

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma tecnologia que vem sendo amplamente utilizada, principalmente em Datacenter, é a virtualização, pois obedecidas determinadas condições, transforma um servidor físico em vários servidores virtuais. Uma das definições de virtualização trata-se do particionamento de um servidor físico em vários servidores lógicos. Na virtualização temse a possibilidade de isolamento da camada de software da camada de hardware. Três técnicas de virtualização são conhecidas: virtualização total; virtualização assistida por Hardware; e, paravirtualização. Sobre as técnicas de virtualização, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O desempenho na paravirtualização é melhor em certos casos.
  • B. O desempenho na virtualização assistida por Hardware é considerável
  • C. Na virtualização total, a técnica utilizada é a translação binária e a execução direta.
  • D. Na paravirtualização, existe a independência entre SO convidado e VMM (Virtual Machine Monitor).

O protocolo IPv6 é o novo padrão de IP da atualidade, visto que os endereços IPv4 já se esgotaram. O protocolo IP, versão 4 e versão 6, pertence à camada de rede do modelo de camadas TCP/IP. A possibilidade de endereçamentos no protocolo IPv6 é muito superior à do IPv4, que chega a, no máximo, 4.294.967.296 de endereços. Com o IPv6 essa capacidade é de 79 octilhões (7,9 x 1028) de vezes a quantidade de endereços IPv4. Sobre os tipos de endereços IPv6, assinale a alternativa correta.

  • A. O endereço ::/128 é usado para o autorretorno local.
  • B. O endereço ::1/128 é um endereço não especificado e só deve ser utilizado em software.
  • C. Endereços IPv6 começando com FF00 são utilizados para transmissão multicast (por vínculo local ou por roteadores).
  • D. Endereços IPv6 começando com FF80 são usados para transmissões unicast de vínculo local e só são válidos no link físico local (semelhante ao endereço IP de configuração automática 169.254.x.x no IPv4).

Para prover evolução, otimização e flexibilidade ao núcleo da rede, que une vários enlaces de alta velocidade (backbones) atuais, a tecnologia MPLS (MultiProtocol Label Switching) pode ser indicada, uma vez que se mostra como uma tecnologia emergente a ser empregada nos provedores de acesso à Internet. Nas redes IPs convencionais algumas funcionalidades não existiam, por isso surgiu o MPLS para oferecer essas funcionalidades. Uma das funcionalidades do MPLS era a possibilidade de melhorar o desempenho das redes IPs, na função de encaminhamento de pacotes IPs, com a combinação no processo de roteamento de nível 3 com a comutação de nível 2. Isso possibilita o encaminhamento de datagramas através de pequenos rótulos, mas com tamanho fixo. Assinale a alternativa correta, acerca do MPLS.

  • A. O LDP (Label Distribution Protocol) é uma tabela que indica onde e como encaminhar os pacotes.
  • B. O LIB (Label Information Base) é o responsável pela distribuição de rótulos para os prefixos IPs em uma rede MPLS.
  • C. Uma FEC (Forwarding Equivalence Class) é uma tabela que controla a decisão de encaminhamento de um roteador.
  • D. Um cabeçalho MPLS pode ser encapsulado em diversos protocolos de nível 2 e pode encapsular qualquer protocolo de nível 3.

Um cabeçalho MPLS pode ser encapsulado em diversos protocolos de nível 2 e pode encapsular qualquer protocolo de nível 3.

  • A. Planejamento da Contratação; Gestão do Contrato; e, Seleção do Fornecedor.
  • B. Planejamento da Contratação; Seleção do Fornecedor; e, Gestão do Contrato.
  • C. Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação; Seleção do Fornecedor; e, Termo de Referência ou Projeto Básico.
  • D. Instituição da Equipe de Planejamento da Contratação; Estudo Técnico Preliminar da Contratação do Fornecedor; e, Análise de Riscos e Termo de Referência ou Projeto Básico.

Uma eficiente maneira de proteger um sistema local, ou mesmo uma rede de sistemas, contra as ameaças à segurança baseadas em rede e, da mesma forma, permitir que computadores nessa rede possam acessar a Internet é a utilização de firewalls. Diante da constante evolução porque passam os sistemas de informação em agências governamentais, corporações e todo tipo de organização, a necessidade de um firewall protegendo a rede é real. Quatro principais tipos de firewalls são conhecidos. Algumas das desvantagens de um desses tipos de firewalls podem ser:

I. Esse tipo de firewall não examina os dados de camadas superiores, e com isso eles não podem impedir ataques que exploram vulnerabilidades ou funções específicas de aplicação.

II. Em razão das informações limitadas disponíveis para o firewall, a funcionalidade presente neste tipo de firewall é limitada.

III. Geralmente são vulneráveis a ataques e atividades maliciosas que tiram proveito de problemas existentes na especificação e na pilha de protocolos TCP/IP, como falsificação de endereços na camada de rede.

Assinale a alternativa correta para o tipo de firewall a que se referem essas desvantagens.

  • A. Gateway de nível de circuito.
  • B. Gateway de nível de aplicação.
  • C. Firewall de filtragem de pacotes.
  • D. Firewall de inspeção com estado.

O processamento de uma cifra de bloco simétrico é realizado por um bloco de dados por vez. Levando-se em conta o DES (Data Encryption Standard) e o 3DES, o comprimento desse bloco é de 64 bits. Em quantidades mais longas de texto, às claras, um desmembramento em blocos de 64 bits deve ser realizado. Cinco modos de operação foram definidos pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) para a aplicação em uma cifra de bloco e em uma variedade de aplicações. Acerca desses modos de operação e suas aplicações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 3, 4, 2, 5, 1.
  • B. 5, 3, 1, 4, 2.
  • C. 2, 5, 4, 1, 3.
  • D. 4, 1, 3, 2, 5.

O gerenciamento de redes com Linux, usando Samba é muito eficiente, uma vez que oferece soluções de compartilhamento de arquivos entre sistemas Windows, Linux, entre outros, muito conhecidas e disponíveis para os usuários destes sistemas. Samba é um projeto que faz uso de protocolos de compartilhamentos de arquivos e impressoras, implementa versões de código aberto desses protocolos, assim como na autenticação de usuários, restrição de hosts entre sistemas Windows. Algumas portas de conexão devem ser configuradas e abertas para que o serviço Samba possa funcionar corretamente em seu sistema Linux. Assinale a alternativa que apresenta estas portas.

  • A. Portas TCP 135 e 136.
  • B. Portas UDP 135 e 136.
  • C. Portas TCP 139 e 445.
  • D. Portas UDP 139 e 445.

O SSL (Secure Sockets Layer) ou Camada de Sockets de Segurança é um dos serviços de segurança consideravelmente usados, uma vez que é um serviço de uso geral, implementado como um conjunto de protocolos, que fazem uso do protocolo TCP (Transmission Control Protocol) ou Protocolo de Controle de Transmissão. A utilização do TCP é para prover um serviço fim a fim confiável e mais seguro. SSL não é um único protocolo, e sim duas camadas de protocolo. Como parte o SSL, três protocolos da camada mais alta são definidos. Assinale a alternativa que apresenta estes protocolos.

  • A. Protocolo de Registro SSL; Protocolo de Alerta; e, Seleção de Tipo de Protocolo.
  • B. Protocolo de Autenticação; Protocolo de Apresentação; e, Protocolo de Registro SSL.
  • C. Protocolo de Apresentação; Protocolo de Mudança de Especificação de Cifra; e, Protocolo de Alerta.
  • D. Protocolo de Mudança de Especificação de Cifra; Seleção de Tipo de Protocolo; e, Protocolo de Autenticação.

A evolução das redes de computadores é constante, pois na atualidade o compartilhamento de recursos computacionais e das informações pelas empresas é de fundamental importância. Uma parte importante dessa estrutura é o cabeamento e, com o crescente avanço, tornou-se necessário uma melhoria no sistema como um todo. O cabeamento estruturado surgiu para preencher essa lacuna. O principal objetivo de um sistema de cabeamento estruturado é a organização e unificação das instalações de cabos existentes, assim como os novos sistemas de cabeamento em prédios e edifícios comerciais. Dessa forma, torna-se um padrão, que serve como parâmetro no desenvolvimento dos novos produtos, bem como soluções para o segmento de redes. As normas ANSI/EIA/TIA-568 e ANSI/EIA/TIA-606 definem, em sete elementos, a instalação de um cabeamento. Sobre alguns desses elementos, definidos nas Normas ANSI/EIA/TIA-568 e ANSI/EIA/TIA-606, assinale a alternativa correta.

  • A. Horizontal Cabling (HC) – ponto da rede onde estão localizados os equipamentos ativos do sistema e também suas interligações com sistemas externos.
  • B. Entrance facilitys (EF) – também conhecido como Distribuidor Geral de Telecomunicações (DGT), é o ponto onde se realiza a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno da edificação.
  • C. Cabeamento de Tronco ou de Backbone – constituído dos cabos que ligam o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento, os quais formam um conjunto permanente e são denominados cabos secundários.
  • D. Equipment Room (ER) – trata-se de conjunto permanente de cabos primários que interligam a sala de equipamentos aos armários de telecomunicações (TC’s) e aos pontos de facilidade de entrada (EF – Entrance Facility).

Seis subsistemas, componentes de um sistema de cabeamento estruturado, são especificados no padrão ANSI/TIA/568-B. Um desses subsistemas é o Cabeamento Vertical, que conecta as salas de telecomunicações até as salas de equipamentos e a topologia utilizada é a estrela. Neste subsistema, quatro opções de mídia são definidas. Assinale a alternativa correta acerca dessas mídias.

  • A. Cabo coaxial de 60Ω, não excedendo 600 metros.
  • B. Cabo de par trançado de 100Ω – STP, não excedendo 800 metros.
  • C. Cabo de par trançado de 150Ω -– UTP, não excedendo 700 metros.
  • D. Fibra óptica de 62.5/125μm multimodo, não excedendo 2.000 metros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...