Questões sobre CMMI e MPS-BR

Lista completa de Questões sobre CMMI e MPS-BR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O modelo de qualidade de software CMMI, versão 1.3,

  • A. é largamente utilizado pelos Tribunais que utilizam o Scrum, pois o modelo MPS.BR conflita com as metodologias ágeis de software.
  • B. adota a ITIL v3 como padrão de gerenciamento da qualidade de serviços de TI.
  • C. utiliza a representação contínua para permitir que a organização atinja níveis de capacidade.
  • D. não atende às necessidades das grandes empresas brasileiras, por isso foi criado o modelo MPS.BR.
  • E. foi modificado em 2010 para manter compatibilidade com a Norma NBR ISO/IEC 12207:2009.

Com base no guia MPS.BR, julgue os itens a seguir, no que se refere à qualidade de software. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. Entre os sete níveis de maturidade definidos pelo MR-MPS-SW inclui-se o nível A (em otimização), que é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores e não contém processos específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência a situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta com base nos conceitos e práticas do CMMI-DEV.

  • A. A necessidade II pode ser atendida por meio da área de processo chamada treinamento na organização.
  • B. O uso do PMBOK é mais adequado para atender à necessidade I, porque o CMMI, além de não abordar tal atividade, é independente e complementado por outras boas práticas e guias de governança de TI.
  • C. A necessidade I pode ser atendida por meio da área de processo designada planejamento de projeto, que é uma área de gestão de projeto do nível de maturidade 2.
  • D. O CMMI possui área de processo relacionada à necessidade II, que é implementada no nível 1 de maturidade.
  • E. A necessidade III pode ser tratada por meio da área de processo nomeada gestão de contratos com fornecedores, do nível de capacidade 0.

A respeito da situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta relativamente aos conceitos e às práticas do CMMI-DEV.

  • A. As áreas de processo que atendem às necessidades I e II devem ser implementadas para se alcançar o nível 2 — gerenciado.
  • B. Para atender ao requisito da necessidade IV, a área de processo conhecida como gerenciamento de projeto deve ser implementada concomitantemente à gestão de requisitos e à gestão de riscos.
  • C. Para atender ao requisito da necessidade IV, a gestão de requisitos e a gestão de riscos podem ser executadas de forma independente das demais áreas descritas no CMMI-DEV.
  • D. O eventual alcance do nível pretendido na necessidade IV não ajudará a se atingir o requisito da necessidade V, pois a gestão de riscos e a gestão de requisitos não são exigências do CMMI-DEV para o nível 2 de maturidade.
  • E. O eventual alcance do nível pretendido na necessidade IV levará ao alcance do requisito da necessidade V, uma vez que restarão apenas duas áreas de processos a serem postas em prática como exigência do CMMI-DEV.

Julgue os itens a seguir, referentes ao MPS.BR e à legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. O integrante técnico é um servidor representante da área de TI que compõe juntamente com o integrante administrativo e o integrante requisitante a equipe de planejamento da contratação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes ao MPS.BR e à legislação aplicável à contratação de bens e serviços de TI. Para que se atinja o nível F (gerenciado) no MPS.BR, é necessário que os atributos dos processos tenham alcançado, no mínimo, o nível de capacidade 3.1, no qual se evidencia o quanto os produtos de trabalho produzidos pelo processo são apropriadamente gerenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir este nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade

  • A. 5 (avançado).
  • B. 2 (gerenciado).
  • C. 3 (realizado).
  • D. 3 (definido).
  • E. 4 (otimizado).

A categoria gerência de processos do CMMI-DEV contempla a área de

  • A. garantia de qualidade de processos e produtos.
  • B. desempenho de processo organizacional.
  • C. desenvolvimento de requisitos.
  • D. acompanhamento e controle do projeto.
  • E. gerenciamento de acordo com o fornecedor.

No CMMI-DEV, o conjunto de práticas que se relaciona a uma área e que, quando essas são implementadas, satisfaz um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas dos processos e das habilidades organizacionais refere-se, especificamente, a

  • A. subpráticas.
  • B. área de processo.
  • C. constelação.
  • D. práticas específicas.
  • E. práticas genéricas.

A respeito dos níveis de maturidade do CMMI-DEV, assinale a opção correta.

  • A. No nível 1 (executado), o foco está no controle estatístico de cada processo.
  • B. No nível 5 (gerenciado quantitativamente), melhora-se continuamente os processos com base no entendimento quantitativo de suas metas.
  • C. No nível 2 (gerenciado), os processos são ad hoc e as organizações são incapazes de repetir os próprios sucessos.
  • D. No nível 0 (incompleto), os processos não são executados ou são executados parcialmente sem atingir todas as metas esperadas.
  • E. No nível 3 (definido), o foco está no processo de engenharia de produtos que espelha as fases de um ciclo de vida padrão.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...