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Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.
Os modelos CMMI descrevem níveis de melhoria de processos denominado níveis de maturidade, e apresentam uma ordem para a melhoria dos processos em estágios. Nesses níveis, têm-se as áreas de processos, em que são definidos objetivos e práticas. Cada nível procura estabilizar parte dos processos empregados na organização. São possíveis o seguintes níveis de maturidade: inicial, gerenciado (managed), definido, quantitativamente gerenciado e otimizado.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.
A área de processo denominada garantia da qualidade de produto (product quality assurance) visa os seguintes objetivos: avaliar se processos, produtos e serviços estão de acordo com os processos, padrões e procedimentos esperados; identificar e documentar aquilo que não esteja aderindo ao esperado; registrar as atividades de garantia da qualidade; informar gerentes e outros membros do projeto sobre os resultados obtidos; estabelecer e manter critérios claros para as avaliações.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do CMMI, julgue os seguintes itens.
A área de processo denominada análise causal e resolução (causal analysis e resolution) encontra-se definida no nível de maturidade otimizado (optimizing) e objetiva identificar as causas dos defeitos e outros problemas e tomar ações para evitar que defeitos e problemas se repitam no futuro.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.
Um componente do MPS.BR é o modelo de referência, que contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o modelo MPS.BR. Nesse modelo, são definidos níveis de maturidade que estabelecem patamares de evolução de processos em sete níveis de maturidade, cuja escala se inicia no nível de menor maturidade A e progride até o de maior maturidade G.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.
A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização. A capacidade é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. Uma vez que níveis de maturidade são acumulativos, a organização está no nível F, esta possui o nível de capacidade do nível F que inclui os atributos dos níveis G e F para os processos relacionados no nível F.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.
São processos no nível de maturidade E: verificação, validação, projeto e construção do produto. São processos no nível D: gerência de riscos, desenvolvimento para reutilização, análise de decisão e resolução. São processos no nível F: garantia da qualidade, gerência de configuração, medição. São processos no nível G: gerência de requisitos, gerência de projetos.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.
O processo denominado desenvolvimento para reutilização (DRU) reúne os componentes do produto, gerando um modelo integrado consistente com o projeto e demonstra que os requisitos funcionais são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente. O processo denominado integração do produto (ITP) projeta, desenvolve e implementa soluções para atender aos requisitos.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.
O processo denominado verificação (VER) prevê que um produto ou componente atenderá a seu uso pretendido quando colocado no ambiente para o qual foi desenvolvido. Por sua vez, o processo análise de causas de problemas e resolução (ACP) identifica causas de defeitos e de outros problemas, assim como objetiva agir de modo a prevenir suas ocorrências no futuro.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Considerando os modelos de maturidade (por exemplo: SW-CMM e CMMI) para organização desenvolvedora de software, é INCORRETO afirmar que
a gerência de mudanças tecnológicas é uma área mais básica do que a gerência de configuração.
a gerência de requisitos é uma área mais básica do que a engenharia de produtos de software.
o planejamento de projetos é uma área mais básica do que o planejamento de treinamentos.
os aspectos gerenciais têm prioridade sobre os aspectos técnicos do desenvolvimento.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
Analise as seguintes afirmativas relativas ao CMMI.
I. O foco do nível "definido" de maturidade é prover a gestão básica do processo.
II. O modelo em estágios do CMMI define as mesmas áreas de processo, metas e práticas que o modelo contínuo.
III. Para atingir o nível "gerido" de capacitação, é necessário atender ainda a todos os critérios do nível "definido".
A análise permite concluir que
apenas a afirmativa I está correta.
apenas a afirmativa II está correta.
apenas a afirmativa III está correta.
todas as afirmativas estão corretas.
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