Lista completa de Questões sobre Dados para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O algoritmo de ordenação de pior complexidade temporal no caso médio, dentre os que se seguem, é
Merge sort.
Bubble sort.
Heapsort.
Quicksort.
Binary tree sort.
Uma árvore AVL é uma árvore binária de busca autobalanceada que respeita algumas propriedades fundamentais. Como todas as árvores, ela tem uma propriedade chamada altura, que é igual ao valor da altura de sua raiz.
Sabendo que a altura de uma folha é igual a um e que a altura de um nó pai é igual ao máximo das alturas de seus filhos mais um, qual estrutura NÃO pode representar uma árvore AVL?
Uma árvore vazia
Uma árvore com dois nós
Uma árvore com três nós e altura igual a dois
Uma árvore com três nós e altura igual a três
Uma árvore com seis nós e altura igual a três
Um programador precisa realizar buscas em um enorme cadastro de pessoas (tamanho igual a n) armazenado na memória principal. Para realizar um processo eficiente de busca, ele decidiu usar uma árvore AVL e obteve um tempo de execução de ordem f. Um colega, preocupado com a eficiência do processo de busca, sugeriu-lhe que usasse um vetor com 10 árvores AVL, onde o índice da árvore seria dado pelo último dígito do CPF de cada pessoa, dígito este que é uniformemente distribuído. Assim, cada árvore teria aproximadamente 1/10 do número de pessoas e o processo de busca poderia ser mais eficiente. Se o programador implementar a solução proposta pelo seu colega, a ordem do tempo de execução do processo de busca será
f
f /10
f / n
f / log210
f/10n
As árvores usadas como estruturas de pesquisa têm características especiais que garantem sua utilidade e propriedades como facilidade de acesso aos elementos procurados em cada instante. A esse respeito, considere as afirmações abaixo. I A árvore representada na figura (I) acima não é uma árvore AVL, pois as folhas não estão no mesmo nível. II A sequência 20, 30, 35, 34, 32, 33 representa um percurso sintaticamente correto de busca do elemento 33 em uma árvore binária de busca. III A árvore representada na figura (II) acima é uma árvore binária, apesar da raiz não ter filhos. É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Uma árvore B é um tipo de árvore que se mantém balanceada com o decorrer do tempo. Para tanto, ela usa uma série de operações que garantem a manutenção de uma série de propriedades importantes, uma das quais é a ordem da árvore que pode ser definida como o número máximo de elementos que podem ser armazenados em um nó da árvore. Com base nesses conceitos, qual das situações a seguir representa uma propriedade das árvores B?
Em uma árvore B de ordem maior do que 1, não é permitido que uma folha armazene apenas um elemento.
Em uma árvore B de ordem d, a raiz armazena um número de elementos
Em uma árvore B de ordem d, pode haver folhas em alturas diferentes da árvore até que tenham sido inseridos, pelo menos, 2d+1 elementos.
Em um nó de uma árvore B que contenha n elementos não vazios, podem-se ter, no máximo, n/2 ponteiros apontando para vazio (nil ou null).
Em um nó interno de uma árvore B que contenha n elementos, têm-se exatamente n+1 ponteiros que não apontam para vazio (nil ou null).
O quicksort é um algoritmo que funciona usando o paradigma de dividir e conquistar, usando uma rotina de particionamento que divide o vetor de estruturas em dois pedaços em torno de um pivô. O pedaço da esquerda só contém elementos com chaves menores ou iguais que o elemento corrente e o pedaço da direita, só elementos com chaves maiores que o elemento corrente. O algoritmo procede, então, para o subproblema de ordenar cada um dos pedaços e seu desempenho total é um dos mais eficientes para ordenação de estruturas de dados. Qual das seguintes descrições representa uma correta característica do algoritmo quicksort?
O algoritmo de particionamento é o ponto fraco do quicksort, podendo exigir até n2 operações de trocas em cada iteração, o que faz com que ele precise ser fortemente otimizado.
O algoritmo de particionamento só funciona nos casos em que o número de elementos no vetor é par, pois é necessário, para o correto cálculo do pivô, que o lado esquerdo e o direito tenham exatamente o mesmo tamanho.
Seu tempo de execução, no pior caso, é que ocorre no caso especial em que a rotina de particionamento gera subproblemas com n-1 elementos e outro com 0 elemento.
Seu tempo de execução de melhor caso é que ocorre no caso especial em que o vetor de estruturas já está ordenado.
Seu tempo de execução é de no caso do particionamento ser desbalanceado na proporção de 2 elementos para um lado, para cada elemento do outro lado.
Uma lista ordenada de N números é inserida em uma pilha e depois retirada, sendo que, a cada POP, o elemento retirado é inserido em uma árvore de busca binária. Após a completa inserção de todos os elementos nesta árvore, são feitas buscas de números na mesma. O tempo médio de busca de um número nesta árvore é
O(1)
O(log N)
O(N)
O(Nlog N)
O(N2)
Após a inserção de um nó, é necessário verificar cada um dos nós ancestrais desse nó inserido, relativamente à consistência com as regras estruturais de uma árvore AVL.
PORQUE
O fator de balanceamento de cada nó, em uma árvore AVL, deve pertencer ao conjunto formado por {−2, −1, 0, +1, +2}.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
3, 6, 8
4, 2, 6
4, 9, 7
5, 3, 9
5, 7, 8
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...