Questões sobre Engenharia de Software

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No SCRUM, o processo de desenvolvimento inicia com uma reunião de planejamento na qual o Product Owner e a equipe decidem, em conjunto, o que deverá ser implementado do Product Backlog. Assim, a equipe planeja seu trabalho, definindo o Sprint Backlog, na

  • A.

    primeira parte da Sprint Planning Meeting.

  • B.

    segunda parte da Sprint Planning Meeting.

  • C.

    terceira parte da Sprint Planning Meeting.

  • D.

    Sprint.

  • E.

    Sprint Burndown.

Segundo Martin Fowler, pode ser considerado um anti-pattern:

  • A.

    Table Data Gateway: um objeto que atua com um gateway para uma tabela de banco de dados, onde uma instância trata todas as linhas da tabela.

  • B.

    CallSuper: chamada mandatória a uma operação da superclasse após a herança da mesma por uma subclasse.

  • C.

    Unit of work: manutenção de uma lista de objetos afetados por uma transação de negócios e que coordena a escrita das mudanças.

  • D.

    Identity Map: manutenção de uma lista de objetos mapeados, proibindo que sejam carregados novamente.

  • E.

    Embedded Value: mapeia um objeto em diversos campos da tabela de outro objeto.

Uma das atividades recomendadas no processo de manutenção da NBR ISO/IEC 12207 é a

  • A.

    implementação do processo.

  • B.

    gerência de liberação e distribuição.

  • C.

    descontinuação do software.

  • D.

    avaliação da configuração.

  • E.

    identificação da configuração.

De acordo com o IFPUG (International Function Point Users Group), análise de pontos de função é uma técnica

  • A.

    utilizada para determinar as funcionalidades do sistema sob o ponto de vista do usuário, determinando o tamanho funcional do sistema a ser desenvolvido.

  • B.

    que analisa as funções de uma linguagem, determinando o número de linhas (pontos) presentes nessas funções, utilizadas para medir o tempo de desenvolvimento do sistema.

  • C.

    para análise das funções em uso no sistema, analisando, em tempo de processamento, os pontos de entrada e saída de cada função, gerando dessa forma uma visão de qualidade do código.

  • D.

    utilizada para medir o sistema em linhas de código e, pela sua natureza, depende diretamente da linguagem utilizada no desenvolvimento do sistema.

  • E.

    para análise de domínio do sistema, trazendo elementos que podem medir a qualidade, tamanho e tempo necessário para desenvolvimento, utilizando pontos de vista funcionais e não funcionais.

Na UML 2.0, os diagramas de objeto, de componente, de atividade e de comunicação são, respectivamente, do tipo (considere E para Estrutural e C para Comportamental):

  • A.

    C; C; C; E.

  • B.

    C; C; E; E.

  • C.

    C; E; E; C.

  • D.

    E; C; E; C.

  • E.

    E; E; C; C.

A especificação de um caso de teste (test case specification) deve conter, entre outros,

  • A.

    identificador, itens constantes no teste, especificação de entrada, especificação de saída, definição do ambiente necessário, necessidades especiais e dependências de outros casos de testes.

  • B.

    especificação dos requerimentos, especificação do desenho, manual do usuário, manual de operação e manual de instalação.

  • C.

    autorização para o projeto, plano do projeto, plano de garantia da qualidade, plano de configuração gerencial, políticas internas e padrões relevantes.

  • D.

    plano de testes, especificação do desenho, especificação do caso de teste, especificação dos procedimentos, relatório de transmissão, logs de teste, relatório de incidentes e relatório de sumário dos testes.

  • E.

    introdução, funcionalidades a serem testadas, prazo de entrega, responsabilidades, cronograma de testes, riscos e contingências.

Na UML, o relacionamento entre uma superclasse e suas subclasses é denominado

  • A.

    generalização.

  • B.

    decomposição.

  • C.

    agregação composta.

  • D.

    agregação não composta.

  • E.

    dependência.

Considere a seguinte definição de uma característica de testabilidade (Pressman): Controlando o escopo do teste, podemos isolar problemas mais rapidamente e realizar retestagem mais racionalmente. O sistema de software é construído por meio de módulos independentes, que podem ser testados independentemente. Trata-se da característica:

  • A.

    estabilidade.

  • B.

    simplicidade.

  • C.

    operabilidade.

  • D.

    controlabilidade.

  • E.

    decomponibilidade.

Na UML, especifica-se que uma classe é abstrata escrevendo seu nome

  • A.

    só com a inicial em letra maiúscula.

  • B.

    todo com letras maiúsculas.

  • C.

    em itálico.

  • D.

    em negrito.

  • E.

    grifado.

software básico; ferramentas de desenvolvimento e utilitários; roteadores e switches.

  • A.

    software básico; ferramentas de desenvolvimento e utilitários; roteadores e switches.

  • B.

    software básico; banco de dados e arquivos de dados; mídia magnética (fitas e discos).

  • C.

    banco de dados e arquivos de dados; documentação de sistemas; planos de continuidade.

  • D.

    procedimentos operacionais; computadores; equipamentos de comunicação de dados.

  • E.

    software aplicativo; computadores; roteadores e switches.

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