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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O diagrama da figura acima apresenta um esquema de arquitetura de tratamento de eventos empregado no desenvolvimento de aplicações, no qual se destacam objetos, mensagens e outros relacionamentos entre os elementos do diagrama. Considerando essa figura, assinale a opção correta a respeito dos conceitos de engenharia de software.
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Acerca do rational unified process (RUP), julgue os seguintes itens.
A fase de transição (transition) tem os seguintes objetivos: planejar a implantação do sistema; integrar subsistemas de modo a produzir o sistema; executar testes beta para validar se o sistema atende às expectativas dos usuários; finalizar material de suporte e treinamento; corrigir defeitos identificados nos testes; treinar usuários e obter feedback dos usuários
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Não faz parte da iniciativa de acessibilidade web WAI-web accessibility initiative do Consórcio W3C
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Acerca do rational unified process (RUP), julgue os seguintes itens.
São objetivos da fase de concepção (inception): preparar ambiente para o projeto; elaborar plano para o projeto; definir escopo do sistema; identificar atores e casos de uso; identificar as necessidades dos stakeholders; definir níveis de prioridade dos casos de uso; propor arquitetura candidata; e definir objetivos do esforço de teste.
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Acerca do rational unified process (RUP), julgue os seguintes itens.
A fase de construção (construction) tem os seguintes objetivos: detalhar casos de uso e requisitos do software; refinar a arquitetura proposta e demonstrar que essa arquitetura suporta os requisitos do sistema; testar e avaliar protótipos visando demonstrar que os principais riscos foram avaliados; e construir protótipos executáveis para a avaliação da arquitetura proposta.
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Acerca do extreme programming (XP), julgue os itens 74 e 75.
No XP, não é necessário detalhar o planejamento para todo o projeto; tal planejamento pode ser atualizado a cada iteração; estórias menos relevantes são realizadas primeiro; as estórias são divididas em tarefas de programação; cada tarefa deve ser extensa de modo a ser executada ao longo de várias iterações.
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Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O seguinte diagrama UML documenta corretamente o padrão abstract factory.
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Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O padrão command está corretamente documentado no seguinte diagrama UML.
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Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O padrão proxy está corretamente documentado no seguinte diagrama UML.
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Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O seguinte diagrama UML documenta corretamente uma interação no padrão observer.
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