Questões sobre Engenharia de Software

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Inicialmente os stakeholders participam ativamente da fase de especificação de requisitos descrevendo as ações do sistema e os agentes que com elas interagem usando o modelo UML

  • A.

    de Objetos.

  • B.

    de Classes.

  • C.

    Funcional.

  • D.

    de Casos de Uso.

  • E.

    de Máquina de Estados.

Considere as afirmativas abaixo.

I. Medir o que foi requisitado e recebido pelo usuário independente da tecnologia utilizada para a implementação.

II. Prover uma métrica de medição para apoiar a análise de produtividade e qualidade.

III. Prover uma forma de estimar o tamanho do software.

IV. Prover um fator de normalização para comparação de software.

As necessidades especificadas em I, II, III e IV são objetivos

  • A.

    da Modelagem de Dados.

  • B.

    da Análise de Pontos por Função.

  • C.

    do Model Driven Architecture.

  • D.

    do Service Oriented Architecture.

  • E.

    da Análise Funcional.

Considere:

I. Desenvolvimento de um modelo geral.

II. Construção da lista de funcionalidades.

III. Plano de liberações com base nas funcionalidades a implementar.

IV. Projetar com base nas funcionalidades.

V. Implementar com base nas funcionalidades.

São fases de projetos que seguem o processo projetado por Peter Coad, Erich Lefebvre e Jeff De Luca chamado de

  • A.

    MDA

  • B.

    XP

  • C.

    FDD

  • D.

    RUP

  • E.

    MVC

No RUP, o maior volume de testes ocorre, específica e ordenadamente, entre as fases de

  • A.

    Transition e Inception.

  • B.

    Construction e Transition.

  • C.

    Construction e Inception.

  • D.

    Elaboration e Construction.

  • E.

    Inception e Elaboration.

Na UML, pertence à categoria de diagramas de interação o diagrama de

  • A. componente
  • B. atividade.
  • C. classe.
  • D. objeto.
  • E. seqüência.

No ciclo de vida do projeto considera-se que os riscos técnicos são mitigados, na prática, quando se implementa e testa o código relacionado ao risco. Em virtude de antecipar a codificação e teste das funcionalidades de maior risco, é mais recomendável que

  • A.

    seja utilizado o ciclo em cascata.

  • B.

    a análise de requisitos seja feita no final do projeto.

  • C.

    seja utilizado o ciclo iterativo e incremental.

  • D.

    se desenvolva o projeto de modo reverso ao do ciclo em cascata.

  • E.

    o levantamento de requisitos seja postergado para após a fase de construção do código.

Segundo a dimensão X o objetivo do processo de requisitos é levar de um entendimento vago e esparso do sistema, em sua fase inicial, a um entendimento completo e detalhado no final do processo. A dimensão Y objetiva expressar o conhecimento adquirido sobre o sistema durante o processo de requisitos e leva de descrições informais a descrições formais. Segundo a dimensão Z, o processo de requisitos visa levar os stakeholders de sua percepção individual sobre os requisitos a uma visão única e que reflita o acordo a que chegaram durante o processo de requisitos. As três dimensões X, Y e Z mencionadas no texto conceituam, respectivamente,

  • A.

    interoperabilidade, representação e concepção.

  • B.

    domínio, funcionalidade e testabilidade.

  • C.

    gradução, domínio e conectividade.

  • D.

    especificação, representação e consenso.

  • E.

    conectividade, estabilidade e especialização.

Em relação à UML e aos diagramas de classes, julgue os itens que se seguem.

As classes em um diagrama de classes são compostas basicamente de três partes: um nome, atributos e operações

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um diagrama de Caso de Uso (UML 2.0), a relação de dependência entre um caso e outro que mostra uma situação de exceção, é representada como

  • A.

    <<issue>>.

  • B.

    <<include>>.

  • C.

    <<bound>>.

  • D.

    <<uses>>.

  • E.

    <<extend>>.

Em relação à UML e aos diagramas de classes, julgue os itens que se seguem.

Em um diagrama de classes UML, só é possível criar relacionamentos do tipo 1:1 porque uma classe apenas implementa funções

  • C. Certo
  • E. Errado
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