Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Inicialmente os stakeholders participam ativamente da fase de especificação de requisitos descrevendo as ações do sistema e os agentes que com elas interagem usando o modelo UML
de Objetos.
de Classes.
Funcional.
de Casos de Uso.
de Máquina de Estados.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Medir o que foi requisitado e recebido pelo usuário independente da tecnologia utilizada para a implementação.
II. Prover uma métrica de medição para apoiar a análise de produtividade e qualidade.
III. Prover uma forma de estimar o tamanho do software.
IV. Prover um fator de normalização para comparação de software.
As necessidades especificadas em I, II, III e IV são objetivos
da Modelagem de Dados.
da Análise de Pontos por Função.
do Model Driven Architecture.
do Service Oriented Architecture.
da Análise Funcional.
Considere:
I. Desenvolvimento de um modelo geral.
II. Construção da lista de funcionalidades.
III. Plano de liberações com base nas funcionalidades a implementar.
IV. Projetar com base nas funcionalidades.
V. Implementar com base nas funcionalidades.
São fases de projetos que seguem o processo projetado por Peter Coad, Erich Lefebvre e Jeff De Luca chamado de
MDA
XP
FDD
RUP
MVC
No RUP, o maior volume de testes ocorre, específica e ordenadamente, entre as fases de
Transition e Inception.
Construction e Transition.
Construction e Inception.
Elaboration e Construction.
Inception e Elaboration.
Na UML, pertence à categoria de diagramas de interação o diagrama de
No ciclo de vida do projeto considera-se que os riscos técnicos são mitigados, na prática, quando se implementa e testa o código relacionado ao risco. Em virtude de antecipar a codificação e teste das funcionalidades de maior risco, é mais recomendável que
seja utilizado o ciclo em cascata.
a análise de requisitos seja feita no final do projeto.
seja utilizado o ciclo iterativo e incremental.
se desenvolva o projeto de modo reverso ao do ciclo em cascata.
o levantamento de requisitos seja postergado para após a fase de construção do código.
Segundo a dimensão X o objetivo do processo de requisitos é levar de um entendimento vago e esparso do sistema, em sua fase inicial, a um entendimento completo e detalhado no final do processo. A dimensão Y objetiva expressar o conhecimento adquirido sobre o sistema durante o processo de requisitos e leva de descrições informais a descrições formais. Segundo a dimensão Z, o processo de requisitos visa levar os stakeholders de sua percepção individual sobre os requisitos a uma visão única e que reflita o acordo a que chegaram durante o processo de requisitos. As três dimensões X, Y e Z mencionadas no texto conceituam, respectivamente,
interoperabilidade, representação e concepção.
domínio, funcionalidade e testabilidade.
gradução, domínio e conectividade.
especificação, representação e consenso.
conectividade, estabilidade e especialização.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à UML e aos diagramas de classes, julgue os itens que se seguem.
As classes em um diagrama de classes são compostas basicamente de três partes: um nome, atributos e operações
Em um diagrama de Caso de Uso (UML 2.0), a relação de dependência entre um caso e outro que mostra uma situação de exceção, é representada como
<<issue>
<<include>
<<bound>
<<uses>
<<extend>
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em relação à UML e aos diagramas de classes, julgue os itens que se seguem.
Em um diagrama de classes UML, só é possível criar relacionamentos do tipo 1:1 porque uma classe apenas implementa funções
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...