Questões sobre Engenharia de Software

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É característica dos requisitos funcionais do software:

  • A. Declarações de funções de como o sistema deve reagir a entradas específicas e como deve comportar em determinadas situações. É uma interação entre o sistema e o seu ambiente.
  • B. São os requisitos que incluem atributos de qualidade para o produto.
  • C. São as características e aspectos internos do sistema, envolvendo especificamente a parte técnica.
  • D. Estes requisitos não são explicitamente expostos pelo cliente, mas devem ser implicitamente compreendidos pelo desenvolvedor.

Analise as afirmativas em relação a qualidade de software:

I- Qualidade de software não se atinge de forma espontânea.

II- Um bom processo de software não garante que os produtos de software produzidos são de boa qualidade, mas é um indicativo de quem organização é capaz de produzir bons produtos de software.

III- A implantação de um programa de qualidade de software começa, normalmente, pela definição e implantação de um processo de software.

  • A. Todos os itens são falsos.
  • B. Todos os itens são verdadeiros.
  • C. Os itens I e III são falsos.
  • D. O item II é falso.

Julgue os itens que se seguem, relativamente a desenvolvimento de sistemas web. O Single Page Application, modelo de desenvolvimento de aplicações para Web e dispositivos móveis, utiliza templates que rodam basicamente no lado do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativamente a desenvolvimento de sistemas web. O elemento  do HTML5 especifica uma forma padrão para inserir um vídeo em uma página da Web.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativamente a desenvolvimento de sistemas web. O WebSocket permite o desenvolvimento de diversas aplicações em tempo real como, por exemplo, aplicações de bate-papo, jogos online com múltiplos jogadores e mapas interativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A métrica Pontos de Função

  • A. é utilizada em projetos de software estruturados, não se aplicando a projetos orientados a objetos.
  • B. apresenta, como um dos produtos finais, o documento de especificação de requisitos.
  • C. foi criada para atender projetos baseados em metodologias de desenvolvimento ágeis.
  • D. fornece uma avaliação aproximada do tamanho de um software com base na escala FDD.
  • E. permite medir o tamanho do software por meio do uso de regras de contagem.

Com relação ao desenvolvimento de aplicações que utilizam o .NET Framework, julgue os itens subsequentes. O ADO.NET é uma linguagem de scripts que fornece funcionalidades similares ao JavaScript para os desenvolvedores do .NET Framework.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os padrões de projeto

  • A. podem deixar um sistema mais complexo ou degradar a sua performance. O seu uso indevido ou inadequado para um determinado contexto constitui-se em um anti pattern.
  • B. sempre criam flexibilidade e variabilidade pela introdução de níveis adicionais de endereçamento indireto. Como melhoram o desempenho do sistema devem ser sempre aplicados.
  • C. comportamentais abstraem ou adiam o processo de criação dos objetos, ajudando a tornar o sistema dependente de como seus objetos são criados, compostos e representados.
  • D. estruturais se concentram nos algoritmos de herança entre os objetos. Eles não descrevem apenas padrões de objetos ou de classes, mas também os padrões de comunicação entre os objetos.
  • E. de criação se preocupam com a forma como classes e objetos são compostos para formar estruturas maiores. Utilizam o polimorfismo para compor interfaces ou implementações.

Um Técnico está participando de uma fase do PU e ajudou na especificação inicial de dois requisitos, considerados de maior risco. Estes requisitos foram implementados, servindo de base para o planejamento da próxima iteração. Nas iterações seguintes mais requisitos foram detalhados e melhor esclarecidos. Ao fim da fase, 90% dos requisitos estavam detalhados, o núcleo do sistema estava implementado com alta qualidade e os principais riscos puderam ser tratados. O Técnico participou da fase de

  • A. Concepção.
  • B. Requisitos.
  • C. Elaboração.
  • D. Construção.
  • E. Transição.

A opção pela metodologia de desenvolvimento

  • A. FDD possui como característica em comum com a XP o fato de o código ser comunitário.
  • B. TDD passa por 3 etapas sequenciais: 1) Teste que passa (Green), 2) Teste que falha (Red) e 3) Refatoração.
  • C. XP realiza a Programação em Dupla, em que os dois programadores são os únicos responsáveis por alterar o código por eles produzido.
  • D. UP propõe iterações de 15 a 30 dias com acompanhamento diário por meio de stand-up meetings.
  • E. Scrum utiliza Papéis (Roles), Cerimônias (Cerimonies) e Artefatos (Artifacts) nas sprints.
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