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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da engenharia de software e dos ciclos de vida, julgue os seguintes itens.
A disciplina de análise foca a obtenção de uma representação concisa dos requisitos que independa da plataforma na qual o sistema será implementado. A disciplina de projeto modifica e detalha os resultados da análise para tornar possível a implementação. No projeto, podem ser acrescentados atributos e métodos às classes identificadas na análise, mas essas classes não podem ser removidas no projeto nem ser decompostas em outras classes.
Um modelo UML de desenvolvimento de sistemas, do tipo diagramas de interação ou comportamentais, é o diagrama de
componentes.
objetos.
classes.
instalação.
seqüência.
Analise as seguintes afirmações relacionadas às responsabilidades da gerência quanto à manipulação e salvaguarda dos ativos da organização do ponto de vista de um processo de Auditoria de Controles de hardware, acesso, suporte técnico e operação de computadores.
I. A gerência é responsável por planejar e executar os backups dos servidores de banco de dados da organização.
II. A gerência é responsável por desenvolver os procedimentos de conscientização em todos os níveis da organização.
III. A gerência é responsável por implementar sistemas seguros para atender às políticas de Tecnologia da Informação.
IV. A gerência é responsável por realizar suporte técnico aos usuários do ambiente.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
O número de linhas de código em um programa é uma métrica de software e pode ser calculado de várias formas. Por exemplo, podese definir uma linha de código como sendo uma linha física do texto do programa, que não seja um comentário, ou uma linha em branco e que independa do número de enunciados ou de fragmentos de enunciados na linha.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
Uma função pode ser definida como uma coleção de instruções que realizam uma tarefa. Em uma função, pode-se também ter declarações de parâmetros formais e de variáveis locais manipuladas pelas instruções. A métrica denominada pontos de função (function points) é igual ao número de funções em um programa. Essa métrica possibilita uma medição precisa da complexidade de um programa.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das métricas de software, julgue os seguintes itens.
As métricas de software podem focar o produto, o processo ou o projeto. Uma métrica de produto descreve aspectos como tamanho e complexidade do produto. Uma métrica de processo descreve aspectos como a eficiência na remoção dos defeitos. Uma métrica de projeto descreve aspectos como o número de desenvolvedores e os custos. As métricas de qualidade de software podem ser consideradas como sendo um subconjunto das métricas de software.
Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo. I – No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes. II – O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação. III – O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação. IV – Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução. V – Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
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Acerca do Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.
As iterações são organizadas nas fases de concepção, elaboração, construção e transição. A concepção produz uma versão preliminar executável da arquitetura e um manual preliminar para os usuários. A elaboração produz todos os modelos finalizados. A construção produz uma versão final dos manuais destinados aos usuários e os materiais destinados aos treinamentos.
Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo. I - A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos. II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema. III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
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Acerca do Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.
Ao longo das diversas iterações, ocorrem atividades relacionadas às disciplinas de modelagem do negócio, captura dos requisitos, análise, projeto, implementação e teste. O planejamento das iterações ocorre no início do desenvolvimento e não há atividades de planejamento ao longo das iterações. As iterações são realizadas em seqüência e não podem ocorrer em paralelo.
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