Questões sobre Engenharia de Software

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As tarefas de Engenharia de Requisitos ajudam a levar a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, quais são as necessidades do cliente e como os usuários finais irão interagir com o software. Existem sete etapas na Engenharia de Requisitos que executam funções distintas e, embora possam interagir entre si, sugerem uma ordem sequencial, qual seja:

As lacunas de I a V correspondem, correta e respectivamente, a:

  • A. quarta - segunda - terceira - sexta - quinta
  • B. segunda - terceira - quarta - quinta - sexta
  • C. terceira - quarta - sexta - quinta - segunda
  • D. sexta - quinta - quarta - segunda - terceira
  • E. quinta - segunda - terceira - sexta - quarta

Acerca de ferramentas CASE (computer aided software engineering), julgue os itens subsequentes. IDE (integrated development environment) é um exemplo de ferramenta CASE utilizada com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software.

  • C. Certo
  • E. Errado

A usabilidade tem como objetivo elaborar interfaces capazes de permitir uma interação fácil, agradável, com eficácia e eficiência. Deve induzir à criação de interfaces transparentes de maneira a não dificultar o processo, permitindo ao usuário pleno controle do ambiente evitando que este se torne um obstáculo durante a interação. A usabilidade pode ser dividida em cinco critérios básicos, dentre os quais NÃO consta:

  • A. Intuitividade: o sistema deve apresentar facilidade de uso permitindo que mesmo um usuário sem experiência seja capaz de produzir algum trabalho satisfatoriamente.
  • B. Memorização: suas telas devem apresentar facilidade de memorização permitindo que usuários ocasionais consigam utilizá-lo mesmo depois de um longo intervalo de tempo.
  • C. Performance: o sistema deve ser projetado tendo como alvo principal usuários experientes, capazes de superar dificuldades de aprendizagem e ter alta performance na utilização.
  • D. Erro: a quantidade de erros apresentados pelo sistema deve ser o mais reduzido possível. Erros graves ou sem solução não podem ocorrer.
  • E. Satisfação: o sistema deve satisfazer os usuários, sejam eles iniciantes ou avançados, permitindo uma interação agradável.

Uma das recomendações do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG versão 3.1) é “fornecer âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo”. Para isso, apresenta a tabela abaixo, na qual são listados os mecanismos em CSS para ocultar elementos e seus efeitos na acessibilidade.

Completam corretamente as lacunas da tabela:

  • A.

    I. text-indent: none;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela não acessam o conteúdo

  • B.

    I. text-indent: 0;

    II. O elemento fica oculto, mas continua a ocupar o espaço que normalmente ocuparia

    III. Os leitores de tela ignoram o conteúdo

  • C.

    I. text-indent: −999em;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela ignoram o conteúdo

  • D.

    I. text-indent: 0;

    II. O elemento fica oculto e não ocupa espaço

    III. Os leitores de tela não acessam o conteúdo

  • E.

    I. text-indent: −999em;

    II. O elemento fica oculto, mas continua a ocupar o espaço que normalmente ocuparia

    III. Os leitores de tela acessam o conteúdo

Soluções informatizadas de Business Intelligence (BI) geralmente contêm sistemas que podem ser de diversos tipos, dependendo do objetivo das análises e do perfil do usuário, como:

  • A. Online Analytical Processing (OLAP), também conhecidos como sintéticos, que baseiam-se em transações, como: Sistemas Contábeis; Aplicações de Cadastro; Sistemas de Compra, Estoque, Inventário; ERPs; CRMs.
  • B. Decision Support Systems (DSS) ou Sistemas de Apoio a Decisão, voltados para profissionais que atuam no nível estratégico das empresas, como diretoria e presidência. Oferecem, para tanto, um conjunto de indicadores chave de desempenho como o CMMI.
  • C. Management Information Systems (MIS) ou Sistemas de Informações Gerenciais, que permitem análises mais profundas, com a realização de simulações de cenários. Por vezes, utilizam-se de ferramentas de Data Mining para identificação de cruzamentos não triviais. São utilizados por analistas de negócio no nível tático.
  • D. Online Transactional Processing (OLTP) ou Sistemas transacionais, que fornecem subsídio para tomadas de decisão a partir de análises realizadas sobre bases de dados históricas, por vezes com milhões de registros a serem totalizados.
  • E. Executive Information Systems (EIS) ou Sistemas de Informações Executivas, que são baseados em relatórios analíticos, normalmente utilizados por usuários de nível operacional.

Com relação à orientação a objetos, julgue os itens subsecutivos. Em um sistema bem elaborado, os métodos são o único meio de se interagir com os objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O SCRUM, processo para o desenvolvimento de software ágil, estrutura-se sobre:

  • A. plan, documentaton, test;
  • B. roles, artifacts, activities;
  • C. requisites, code, products;
  • D. client team, development team, deliverables;
  • E. interface, data, code.

A figura apresentada ilustra a interface típica de um ambiente integrado de desenvolvimento de software na plataforma Java. Nessa figura, o painel da esquerda é denominado Package Explorer, ao passo que o painel da direita é denominado Editor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, referentes a conceitos de linguagens, orientação a objetos, estruturas de controle de fluxo e concorrência.

Os métodos declarados a partir das linhas 152 e 177 do painel Editor deverão ser usualmente invocados em threads de execução concorrente à execução do método main da aplicação em pauta se a classe org.eclipse.swt.examples.browserexample.BrowserExample for uma aplicação standalone Java.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura apresentada ilustra a interface típica de um ambiente integrado de desenvolvimento de software na plataforma Java. Nessa figura, o painel da esquerda é denominado Package Explorer, ao passo que o painel da direita é denominado Editor. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir, referentes a conceitos de linguagens, orientação a objetos, estruturas de controle de fluxo e concorrência.

A expressão SWT.NO_BACKGROUND, constante da linha 167 do código, denota uma referência a uma variável encapsulada na classe ou interface SWT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas das principais IDEs de desenvolvimento para Java são NetBeans e Eclipse. Nas versões completas mais recentes em português do NetBeans,

  • A. não é possível criar bancos de dados e tabelas. Isso deve ser feito fora da IDE, utilizando recursos do Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
  • B. para executar o código em modo debug e acompanhar a execução a partir de uma linha, é necessário colocar um breakpoint nessa linha clicando no menu Inserir e na opção Breakpoint.
  • C. só é possível criar projetos que suportam programação em Java e projetos web que suportam HTML, JavaScript e CSS.
  • D. para indentar o código-fonte automaticamente deve-se clicar no menu Código-Fonte e na opção Formatar.
  • E. não é possível criar testes de unidade, pois a biblioteca JUnit não vem integrada ao ambiente e precisa ser adicionada como um plug-in.
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