Questões sobre Engenharia de Software

Lista completa de Questões sobre Engenharia de Software para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade de programação requer conhecimento técnico de diversas formas de algoritmos e estruturas de controle e de dados. Acerca dos elementos técnicos da atividade de programação, julgue os itens a seguir.

É possível manter, em uma estrutura de árvore, além dos ponteiros normais de pais para filhos, ponteiros adicionais dos filhos para os pais e ponteiros entre os irmãos, de modo a se ter maior flexibilidade nos modos de percurso da árvore, embora isso geralmente resulte em sobrecarga de armazenamento e de processamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A técnica de programação estruturada contém uma estrutura básica adicional, originada pela estrutura Seleção, que é denominada

  • A.

    DOUNTIL.

  • B.

    DOWHILE.

  • C.

    CASE.

  • D.

    SEQUENCE.

  • E.

    IF-THEN-ELSE.

O método de modelagem de requisitos que utiliza diagramas de fluxo de dados e de controle como base, divide em partições as funções que transformam os fluxos, cria um modelo comportamental utilizando o diagrama de transição de estados e um modelo de conteúdo de dados através de um dicionário de requisitos, em que o sistema é representado como uma transformação de informação, sendo sua função global representada por uma bolha, é a análise:

  • A.

    comportamental;

  • B.

    dos requisitos;

  • C.

    orientada a objetos;

  • D.

    de tempo real;

  • E.

    estruturada.

Os métodos de análise de requisitos de software orientados a objeto possibilitam que o analista modele um problema representando:

  • A.

    classes, objetos, entidades e operações;

  • B.

    classes, objetos, entidades e relacionamentos;

  • C.

    objetos, atributos, entidades e relacionamentos;

  • D.

    classes, objetos, atributos e relacionamentos;

  • E.

    classes, objetos, atributos e operações.

Com relação a projeto e implementação de software, leia com atenção as sentenças abaixo. I O projeto de interface estabelece o "layout" e os mecanismos de interação para a interação homemmáquina. II As atividades de projeto, codificação e teste absorvem 75% ou mais do custo da engenharia de software, excluindo-se a manutenção. III O projeto de software pode ser visto de uma perspectiva administrativa composto de atividades de projeto de dados, projeto arquitetural, projeto procedimental e projeto de interfaces. Pode-se dizer que as sentenças:

  • A.

    I e II são falsas e a III é verdadeira;

  • B.

    I e II são verdadeiras e a III é falsa;

  • C.

    II e III são verdadeiras e a I é falsa;

  • D.

    II e III são falsas e a I é verdadeira;

  • E.

    I e III são verdadeiras e a II é falsa.

O objetivo principal do projeto de casos de teste é derivar um conjunto de testes que tenha uma alta probabilidade de revelar defeitos no software. Dos testes aplicados em projetos de software existem duas categorias diferentes de técnicas de projetos de caso de teste, as quais são:

  • A.

    teste de caixa branca e teste de comparação;

  • B.

    teste de caixa preta e teste de laços;

  • C.

    teste de caixa branca e teste de sistemas de tempo real;

  • D.

    teste de caixa branca e teste de caixa preta;

  • E.

    teste de caixa preta e teste de fluxo de dados.

A manutenção de um software pode ser definida por atividades que são levadas a efeito depois que um programa é liberado para uso. Essas atividades podem ser representadas como:

  • A.

    manutenção preditiva, manutenção preventiva e manutenção corretiva;

  • B.

    manutenção preditiva, manutenção perfectiva e manutenção adaptativa;

  • C.

    manutenção preditiva, manutenção perfectiva e manutenção corretiva;

  • D.

    manutenção preventiva e manutenção corretiva;

  • E.

    manutenção corretiva, manutenção adaptativa, manutenção perfectiva e manutenção preventiva.

A engenharia de software abrange um conjunto de três elementos fundamentais. Aquela que melhor representa esses elementos é:

  • A.

    projeto lógico, projeto físico e implementação;

  • B.

    análise, projeto e implementação;

  • C.

    métodos, ferramentas e procedimentos;

  • D.

    métodos, projetos e procedimentos;

  • E.

    ferramentas, procedimentos e testes.

Considere as afirmações a respeito de características de software:

I. A garantia de que um software está "Correto", ou satisfaz a característica Correctness, é também a garantia de que esse software vai atender aos requerimentos dos usuários;

II. Um software é dito "Confiável", ou satisfaz a característica Reliability, ca-so, estatisticamente, possua a probabilidade de operar satisfatoriamente durante um período específico de tempo;

III. Um programa é dito "Correto" caso esse atenda à especificação de requerimentos funcionais;

IV. Um programa é dito "Robusto", ou satisfaz a característica Robusteness, caso a especificação de requerimentos funcionais esteja correta.

Marque a alternativa que possui todas as afirmações CORRETAS, de acordo com o livro GHEZZI, Fundamentals of Software Engineering:

  • A.

    I, II e III

  • B.

    II e III apenas

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    I, II e IV

Este trecho foi extraído do livro GHEZZI, Fundamentals of Software Enginee-ring, pg 54:

"Por outro lado, essa solução pode ser mais cara, no tocante à velocidade de execução, requerimentos de memória, ou tempo de desenvolvimento... Dessa forma, é necessário avaliar a adoção ou não dessa solução levando-se em conta o custo e a eficiência..."

Marque a alternativa que descreve o princípio de engenharia de software dis-cutido por esse trecho do livro de GHEZZI.

  • A.

    Incremental

  • B.

    Generalidade

  • C.

    Abstração

  • D.

    Formalidade

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...