Questões sobre Engenharia de Software

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O processo de medição funcional de um software utilizando pontos de função possui uma série de etapas, dentre elas, a de medir as funções de transação. Estas funções representam a funcionalidade fornecida ao usuário para atender às suas necessidades de processamento de dados pela aplicação. São classificadas em entradas externas, saídas externas ou consultas externas. Constitui exemplo de entrada externa:

  • A. Telas de filtro de relatório e consultas.
  • B. Telas de login com objetivo de verificar se o usuário pode ou não acessar o sistema.
  • C. Relatórios que possuem totalização de dados.
  • D. Informações que possuem formato gráfico.
  • E. Processamento em lotes de atualização de bases cadastrais a partir de arquivos de movimento.

No que se refere a engenharia de software, aos modelos de ciclo de vida e aos requisitos funcionais e não funcionais, julgue os itens a seguir. A prototipagem, técnica que serve de complemento à análise de requisitos, é a construção de protótipos considerados um esboço de parte do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca de análise de requisitos. São requisitos não funcionais: confiabilidade, tempo de resposta de um programa, SLA, espaço em disco, browsers em que o programa pode rodar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento, julgue os itens subsecutivos. No desenvolvimento de aplicações móveis, o arquivo AndroidManifest.xml é a base das aplicações Android e deve estar presente em qualquer projeto nessa plataforma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar projetos e arquiteturas bem sucedidas. Atualmente existem diversos padrões de projetos conforme abaixo:

I. Fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

II. Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes permitindo que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma, seria impossível por causa de suas interfaces incompatíveis.

III. Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de uma agregação de objetos sem expor sua representação subjacente.

Os padrões de projeto apresentados em I, II e III são, respectivamente,

  • A. Façade, Builder e Mediator.
  • B. Abstract Factory, Adapter e Iterator.
  • C. Façade, Adapter e Interpreter.
  • D. Singleton, Builder e Mediator.
  • E. Abstract Factory, Prototype e Iterator.

No que se refere a engenharia de software, aos modelos de ciclo de vida e aos requisitos funcionais e não funcionais, julgue os itens a seguir. Os requisitos não funcionais utilizam, para especificação, métricas como velocidade, confiabilidade, tamanho, análise de requisitos e classificação dos requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca de análise de requisitos. Etnografia é uma técnica de observação que pode ser utilizada para compreender os requisitos sociais e organizacionais, isto é, entender a política organizacional, bem como a cultura de trabalho, com objetivo de familiarizar-se com o sistema e sua história.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento, julgue os itens subsecutivos. Rational ClearCase é um software de soluções de gerência de configuração que simplifica o processo de mudanças e fornece controle de versão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A herança é uma das características mais poderosas e importantes da orientação a objetos, pois permite o reaproveitamento de atributos e métodos. Em aplicações que utilizam herança,

  • A. não é possível sobrescrever em uma subclasse, um método de sua superclasse.
  • B. cada superclasse pode ter apenas uma subclasse.
  • C. somente as superclasses poderão ter métodos ou construtores sobrecarregados.
  • D. é possível se obter polimorfismo.
  • E. é possível a implementação de herança múltipla, em todas as linguagens orientadas a objetos.

No que se refere a engenharia de software, aos modelos de ciclo de vida e aos requisitos funcionais e não funcionais, julgue os itens a seguir. Em requisitos de sistemas, o uso de uma disciplina da engenharia de requisitos — que consiste na definição formal de uma metodologia a fim de compreender e controlar as mudanças nos requisitos do sistema — é denominado prototipação de requisitos, não funcionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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