Lista completa de Questões sobre Entrada e Saída para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Entrada e Saída - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Para configurar uma resolução de tela de 1600x1200,True Color -32, seu computador deverá possuir uma placa de vídeo com memória de:
1 Mb.
2 Mb.
4 Mb.
6 Mb.
8 Mb.
A capacidade nominal de armazenamento de uma mídia de DVD-RW, com camada simples e lado simples é de
4,7GB.
700MB.
9,40GB.
720MB.
1024TB.
Em relação aos modelos de entrada e saída, considere:
I. Na entrada e saída mapeada, o programa vê os dispositivos periféricos como endereços de memória, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memória.
II. No modo de transferência simples o controlador de DMA devolve o controle de barramento à CPU a cada transferência de um byte (ou palavra); no modo de transferência por bloco o controlador de DMA não devolve o controle do barramento à CPU até que toda a transferência tenha sido efetuada.
III. Na entrada e saída mapeada, se cada dispositivo tem seus registradores de controle em uma página diferente do espaço de endereçamento, o sistema operacional pode dar a um usuário o controle sobre dispositivos específicos, simplesmente incluindo as páginas desejadas em sua tabela de páginas.
IV. Os controladores de DMA que usam endereçamento de memória física para suas transferências requerem que o sistema operacional converta o endereço virtual do buffer de memória pretendido em um endereço físico e escreva esse endereço físico no registrador de endereço do DMA.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Discos rígidos de armazenamento têm continuamente aumentado de capacidade, ao mesmo tempo que diminuem o tamanho e os custos. Tornou-se economicamente viável colocar diversos discos em paralelo em um mesmo sistema, seja para aumentar a velocidade do acesso aos dados pelo paralelismo, seja para aumentar a confiabilidade devido à possibilidade de replicação dos dados ou, ainda, para alguma combinação das duas coisas.
Nesse contexto, sistemas baseados em RAID oferecem uma série de possibilidades, dentre as quais o RAID nível 1, cuja principal característica é o(a)armazenamento de blocos consecutivos dos arquivos em discos diferentes, permitindo a recuperação em paralelo das informações.
uso de um disco extra com informações de paridade, o que aumenta a confiabilidade dos dados gravados.
espelhamento, que faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro.
uso de códigos corretores de erros, como os códigos de Reed-Solomon.
possibilidade de correção de erros nos dados a partir de uma série de bits de paridade e informações duplicadas presentes em vários discos.
Há diversas formas pelas quais um sistema computacional pode tratar os eventos de entrada e saída (E/S). O esquema no qual a Unidade Central de Processamento (UCP) fica ocupada em um laço de repetição (loop) à espera do término de uma operação de E/S é conhecido como esquema de
Interrupção
Prioridades
E/S programada
E/S mapeada em memória
DMA
o microprocessador pode executar operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação e divisão, utilizando sua UC (Unidade de Controle).
os processadores que podem executar operações extremamente sofisticadas com números grandes em ponto flutuante são destinados apenas aos mainframes.
um microprocessador, ao começar a funcionar, executa primeiro as instruções contidas na RAM, um dispositivo eletrônico que realiza testes no hardware.
os processadores da família Sandy Bridge serão fabricados em 22nm. Quanto maior esse número, maior o número de transistores existentes no processador.
muitos processadores modernos possuem múltiplos decodificadores de instrução, cada um com seu próprio pipeline, permitindo múltiplos canais de execução de instruções.
Em um sistema com multiprogramação, em qualquer instante de tempo, a CPU
está executando apenas um único programa, mas pode executar vários programas em um quantum ou fatia de tempo muito curta.
realiza o multiprocessamento, uma vez que consegue executar rapidamente diversos programas em execução (jobs).
cria 4 processos, cada um com seu próprio fluxo de controle, e cada um executando independentemente do outro.
alterna entre os processos em uma velocidade de processamento uniforme e igualmente distribuída, característica de um paralelismo.
executa vários processos, cada um com sua CPU virtual, de forma sequencial, de forma que o processo que ganha a CPU utiliza seus recursos até ser finalizado (ir para o estado de pronto).
Ciência da Computação - Entrada e Saída - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, referentes a sistemas de entrada, saída e armazenamento em computadores.
As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memória. A última é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S.
Para ser instalado no Windows XP, um dispositivo periférico de saída necessita de um software denominado
IRQ
Spooler
Explorer
Network
Driver
Ciência da Computação - Entrada e Saída - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens subsequentes, a respeito de arquitetura de computadores.
Firewire, USB, IrDA, AGP e PCI Express são barramentos usados para comunicação serial entre dispositivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...