Lista completa de Questões sobre Gerência de memória para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Considerando-se o mecanismo de memória virtual, assinale a afirmativa correta:
Memória virtual consiste em utilizar servidores na Internet para manter cópias de segurança de arquivos.
O emprego de memória virtual permite a execução de programas maiores que a própria memória física do processador.
O emprego de cache em dois níveis elimina os benefícios da memória virtual.
A velocidade do disco não afeta o desempenho da memória virtual.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considere que uma organização de tecnologia da informação (TI) tenha sido encarregada pela concepção e implantação de uma nova versão de um sistema de informações cuja missão é a coleta e a consolidação de dados referentes a água e saneamento, em escopo nacional. Essa nova versão de sistema visa substituir o uso de uma plataforma alta — plataforma de mainframe — por uma plataforma baixa, embasada em redes locais de computadores, sítios web, intranet, extranets e SGBDs distribuídos. Julgue os itens a seguir, relativos à aplicação de métodos, técnicas e métricas vigentes em tecnologia da informação ao cenário acima descrito.
Os sistemas operacionais de microcomputadores fornecem ao seu usuário a opção de ajustar parâmetros de memória virtual, embora essa opção deva ser reservada a administradores de sistema e não a usuários comuns de sistemas de informação.
Para responder às questões de números 86 a 90, assinale, na folha de respostas, a alternativa correta em relação ao assunto indicado
Sistemas distribuídos.
Em computadores com memória distribuída, a memória total é fisicamente distribuída ao longo dos processadores; cada espaço de endereçamento é somente acessível por um processador.
Pode-se caracterizar um sistema distribuído por uma coleção de computadores autônomos ligados por uma rede de computadores, coordenados por um computador central.
Em um sistema distribuído bem configurado, usuários conseguem ter informações completas não apenas sobre máquinas, como também sobre recursos e suas interconexões.
Em sistemas MIMD (Multiple Instruction Multiple Data), há um único fluxo, tal que cada proces-sador segue o mesmo conjunto de instruções, mas existem múltiplos fluxos de dados, com diferentes elementos de dados, alocados para cada proces-sador.
Em sistemas SIMD (Single Instruction Multiple Data), existem múltiplos fluxos de instruções com segmentos de códigos separados distribuídos ao longo dos processadores.
Utiliza-se uma pequena quantidade de memória super rápida do tipo cache
L1, para acelerar diretamente o desempenho do processador.
L2, para acelerar diretamente o desempenho do processador.
L1, para acelerar diretamente o desempenho da memória RAM.
L2, para acelerar diretamente o desempenho da memória RAM.
L1 e L2, para acelerar diretamente o desempenho da memória RAM.
Considerando a hierarquia, as memórias do computador de menor tempo de acesso pelo processador e de menor capacidade de armazenamento são do tipo:
memória principal.
memória cache.
disco óptico.
disco magnético.
registradores.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos métodos de acesso à memória, assinale a opção incorreta.
No acesso seqüencial, os dados são organizados na memória em unidades chamadas registros. O acesso é feito segundo uma seqüência linear específica. Além dos dados, são armazenadas informações de endereçamento, utilizadas para separar um registro do registro seguinte.
No acesso aleatório, o tempo de acesso a determinada posição é constante e independente da seqüência de acessos anteriores.
No acesso associativo, uma palavra é buscada na memória com base em uma parte do seu conteúdo, e não de acordo com seu endereço.
No acesso direto, o tempo de pesquisa não é constante, já que o acesso é feito a uma vizinhança, para depois se fazer uma busca seqüencial.
No acesso hierárquico, a busca é feita por regiões, denominadas clusters, para depois se fazer a busca aleatória.
Considere que num determinado sistema o mapeamento de endereço virtual seja efetuado com o uso de um único nível de tabela de páginas por processo e uma TLB do tipo associativa. Se a TLB tem taxa de hit de 95% e um tempo de reposta de 20ns tanto para os casos de hit como de miss, se o tempo de resposta da memória primária for de 200ns e se toda as tabelas de páginas forem sempre mantidas em memória, o tempo efetivo (esperado) de acesso à memória para cada mapeamento será de:
30ns
219ns
29ns
31ns
210ns
Suponha que o esquema adotado para gerenciamento de memória de um determinado computador seja baseado na estratégia de working sets - W(t,Δ), com política de re-alocação de página do tipo LRU – Least Recently Used e Δ = 3. Nessas condições, se um determinado processo apresentar a seguinte seqüência de referências a páginas virtuais: 24, 15, 18, 23, 24, 18, 17, 18, 24, 17, 17, 15, 24, 17, 24 e 18, o número de ocorrência de page faults será de:
09
19
11
13
10
Considerando que na SUN SPARC Station o esquema de gerenciamento de memória virtual faz uso de um sistema multinível de page tables conforme mostrado abaixo, o tamanho do espaço virtual de endereçamento de cada processo é igual a:
1.048.576 páginas
1.000.000 páginas
288 páginas
2.048 bytes
4.294.967.296 bytes
Com relação ao esquema de gerenciamento de memória virtual, é INCORRETO afirmar que:
embora o esquema de memória virtual aumente a flexibilidade na execução dos programas, reduz a eficiência (desempenho) do mesmo;
pelo fato de o número de acessos a disco ser aleatório, geralmente não é adotado em sistemas operacionais de tempo real;
quanto maior o número de páginas por processo em memória, menor é a probabilidade de ocorrência de page fault;
a tabela usada para mapear o endereço virtual para endereço físico é única para todos os processos e deve possuir uma entrada para cada endereço virtual;
a TLB é uma cache usada para armazenar os mapeamentos mais recentemente referenciados e melhorar o desempenho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...