Questões sobre Gerência de memória

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Em um determinado sistema computacional, números inteiros são representados com 16 bits e complemento a 2.

A operação de subtração representada por 40B1 – 40EA, na qual os números estão representados em hexadecimal, tem como resultado, em base decimal, o número

  • A.

    65479

  • B.

    33179

  • C.

    -57

  • D.

    -2435

  • E.

    -3875

Em um microprocessador hipotético, no qual utiliza-se a representação em complemento a 2, encontra-se uma Unidade Lógica-Aritmética (ULA) capaz de somar e subtrair inteiros de 16 bits fornecendo como resultado um inteiro de 16 bits. A ULA tem dois registros internos para operandos de entrada (ALUx e ALUy) e um registro interno de saída (ALUz), todos de 16 bits. A ULA também atualiza, para cada operação realizada, um registro de 4 bits de FLAGS que inclui:

• 1 bit de overflow (V)

• 1 bit de carry (C)

• 1 bit indicativo de resultado negativo (N) (1 caso o resultado da última operação tenha sido < 0)

• 1 bit indicativo de resultado zero (Z) (1 caso o resultado da última operação tenha sido = 0)

O registro de FLAGS tem, como bit mais significativo, V, seguido pelo C, N e Z. Em um determinado instante, os valores em hexadecimal armazenados em ALUx e ALUy são, respectivamente A000 e 804A. Nesse momento, a Unidade de Controle (UC) do processador envia um sinal de controle acionando a operação de soma da ULA.

Como resultado, o registro de FLAGS conterá, em binários, o valor

  • A.

    1100

  • B.

    1010

  • C.

    0010

  • D.

    0001

  • E.

    0101

O projeto da memória de um sistema computacional leva em consideração três aspectos essenciais: a quantidade de armazenamento, a rapidez no acesso e o preço por bit de armazenamento. Uma correta ordenação dos tipos de memória, partindo do nível mais alto para o mais baixo da hierarquia é

  • A.

    Cache L2, cache L1, cache de disco, discos, memória principal (RAM), registradores.

  • B.

    Discos, cache de disco, memória principal (RAM), cache L2, cache L1, registradores.

  • C.

    Cache L2, cache L1, cache de disco, memória principal (RAM), registradores, discos.

  • D.

    Memória principal (RAM), registradores, cache L1, cache L2, cache de disco, discos.

  • E.

    Registradores, cache L1, cache L2, memória principal (RAM), cache de disco, discos.

No gerenciamento de memória do Linux,

  • A.

    o segmento de dados é o local de armazenamento de todos os dados do programa, das cadeias de variáveis e das cadeias de redes.

  • B.

    no início do programa a pilha está vazia.

  • C.

    as zonas de memória distintas são: ZONE_ONE, MIDDLE_ZONE e LAST_ZONE.

  • D.

    as zonas de memória distintas são: REAL_ZONE e VIRTUAL_ZONE.

  • E.

    o segmento de código contém as instruções de máquina que formam o código executável do programa.

Dentre as principais estratégias de alocação do espaço de memória física de um computador nos sistemas com multiprocessos, têm-se a

  • A. de partições fixas e a alocação por segmentos.
  • B. alocação por segmentos e a alocação temporal.
  • C. alocação temporal e a alocação paginada.
  • D. alocação paginada e a alocação espacial.
  • E. alocação espacial e a alocação segmentada paginada.

Acerca de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

No gerenciamento de memória, caso um programa seja inicializado duas vezes, o sistema operacional pode compartilhar todas as páginas de texto, mantendo somente uma cópia em memória. Esse recurso mantém páginas de texto apenas para leitura e permite que os processos façam modificação na página de dados. Esse procedimento para modificação dos dados compartilhados denomina-se bibliotecas compartilhadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

São conceitos relacionados com a gerência de memória:

  • A.

    paginação, memória virtual, segmentação e swapping

  • B.

    BIOS, paginação, swapping e segmentaçã

  • C.

    segmentação, memória virtual, BIOS e swapping

  • D.

    swapping memória virtual, paginação e BIOS.

  • E.

    segmentação, paginação, BIOS e memória virtual.

O tempo necessário para que um sistema informatizado localize uma posição na memória e transfira uma informação desse endereço (ou para esse endereço) é conhecido como tempo:

  • A.

    morto.

  • B.

    de localização.

  • C.

    de transferência.

  • D.

    de acesso.

  • E.

    de ciclo de memória.

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