Questões sobre Gestão de TI

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O componente abaixo que NÃO faz parte da Contabilidade Financeira (FI) é:

  • A. contabilidade geral;
  • B. consolidação empresarial;
  • C. contabilidade de clientes e fornecedores;
  • D. contabilidade de bancos;
  • E. administração de pessoal.

Em relação ao imposto de renda retido na fonte, no processo de entradas de faturas, é correto afirmar que:

  • A. os recebedores da fatura devem calcular e pagar o imposto retido ao fornecedor;
  • B. os recebedores da fatura devem reter uma determinada porção do montante da fatura relativa ao imposto retido;
  • C. os fornecedores devem calcular o montante do imposto e cobrar do recebedor da fatura o imposto retido;
  • D. deve ser calculado com base na circulação das mercadorias e informado na fatura;
  • E. deve ser calculado sobre a aquisição de todos os produtos industrializados.

As contas em FI - Contabilidade Financeira podem ser administradas em moeda interna, assim como em duas outras moedas paralelas. A moeda paralela que NÃO pode ser selecionada é a moeda:

  • A. do grupo (única para cada mandante);
  • B. da Sociedade (moeda da sociedade à qual a empresa pertence);
  • C. forte (definida na tabela de países);
  • D. do índice (definida na tabela de países);
  • E. do planejamento da produção (definida no sistema de informação).

Em relação ao SL (Special Purpose Ledger), é INCORRETO afirmar que:

  • A. ele melhora as funções oferecidas pelas aplicações do R/3, por exemplo, funções do razão (FI-GL);
  • B. pode enviar dados processados para outras aplicações/módulos do R/3;
  • C. utilizar vários planos de contas: operacional, corporativo e específico para o país;
  • D. definir diferentes períodos contábeis alternativos, por exemplo, semanal, mensal, etc;
  • E. o fluxo de dados (data flow) no FI-SL não é fixo. É possível determinar qual razão será atualizado.

As informações que NÃO estão disponíveis no registro mestre de clientes são:

  • A. nome, telefone e fax do cliente;
  • B. dados de banco, termos de pagamento, número de conta bancária;
  • C. dados de controle de conta contábil de reconciliação;
  • D. informações relativas aos impostos (ICMS, IPI, ISS, etc);
  • E. faturas do cliente.

Sobre o "Report Writer", é INCORRETO afirmar que:

  • A. fornece informações detalhadas e resumidas de vários componentes do R/3;
  • B. é possível selecionar os dados requeridos e apresentá-los na forma que o usuário queira visualizá-los;
  • C. usando funções combinadas como "sets", variáveis, fórmulas e células, é possível criar os relatórios necessários à empresa;
  • D. é possível criar relatórios que reflitam transações somente com moedas iguais;
  • E. é possível usar a interface gráfica do SAP para visualizar um relatório em forma de gráfico.

- O componente Contabilidade Financeira (FI) do R/3 é dividido nas seguintes áreas:

  • A. Contabilidade Geral, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos;
  • B. Contabilidade Financeira, Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade de Ativos;
  • C. Consolidação, Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade de Ativos, Razão Especial, Contabilidade Geral;
  • D. Razão Especial, Contabilidade Financeira, Consolidação, Contas a Pagar, Contas a Receber;
  • E. Contabilidade de Ativos, Contabilidade Financeira, Consolidação, Razão Especial.

Após um projeto de manutenção, o cálculo dos pontos de função de uma aplicação é dado pela fórmula

PFA = [(PFB + INC + ALTD) – (ALTA + EXC)] * FAD

onde

  • A.

    PFB são os pontos de função ajustados da aplicação.

  • B.

    ALTA são os pontos de função brutos da aplicação antes do projeto de manutenção.

  • C.

    EXC são os pontos de função brutos que foram adicionados pelo projeto de manutenção.

  • D.

    INC são os pontos de função brutos correspondentes às funções que foram excluídas da aplicação pelo projeto de manutenção.

  • E.

    FAD é o fator de ajuste da aplicação verificado depois do projeto de manutenção.

O Plano de Contingência consiste em

  • A.

    conseqüências do impacto sobre as atividades da organização no caso da ocorrência de um dano ou desastre que o administrador de segurança conseguiu evitar.

  • B.

    procedimentos preestabelecidos com a finalidade de minimizar o impacto sobre as atividades da organização no caso da ocorrência de um dano ou desastre que os procedimentos de segurança não conseguiram evitar.

  • C.

    procedimentos preestabelecidos para assegurar o impacto sobre as atividades da organização de danos ou desastres oriundos dos procedimentos de segurança.

  • D.

    procedimentos programados com a finalidade de eliminar o impacto sobre as atividades da organização no caso da não-ocorrência de um dano ou desastre que os procedimentos de segurança preestabeleceram.

  • E.

    atividades de segurança com a finalidade de permitir o impacto sobre as atividades da organização no caso da eliminação de um dano ou desastre que os procedimentos de segurança não conseguiram realizar.

Ainda a respeito da governança de TI, conforme preconizado pelo COBIT, julgue os itens a seguir. Diretriz é o conjunto de políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais planejadas para prover uma garantia razoável de que os objetivos de negócio serão alcançados e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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