Lista completa de Questões sobre Linguagem SQL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A utilização de ferramentas CASE para modelagem de dados é muito importante para a qualidade do modelo, bem como para garantir uma documentação atualizada e maior facilidade de manutenção de sistemas em produção. Existem no mercado várias ferramentas CASE para este propósito, entre comerciais e gratuitas como as citadas abaixo:
I. É uma ferramenta gratuita e de código aberto para modelagem de dados que trabalha com o modelo lógico, desenvolvida pela fabFORCE sob a licença GNU GPL. É um software multiplataforma (Windows e Linux) implementado em Delphi/Kylix. Além de permitir a modelagem, criação e manutenção de bancos de dados, esta ferramenta possibilita também a engenharia reversa, gerando o modelo de dados a partir de um banco existente, e ainda possibilita o sincronismo entre o modelo e o banco. Foi construída originalmente para oferecer suporte ao MySQL, porém também suporta outros SGBDs como Oracle, SQL Server, SQLite e outros que permitam acesso via ODBC. II. É uma ferramenta desenvolvida pela empresa Popkin Software. Tem a vantagem de ser uma ferramenta flexível para a empresa que trabalha com a Análise Estruturada de Sistemas. Tem como característica importante o fato de ser uma ferramenta workgroup, ou seja, é possível compartilhar um mesmo projeto entre diversos analistas de desenvolvimento. Em um único repositório são colocadas todas as informações do projeto. Os projetos podem ser agrupados por sistemas e subsistemas; existe uma enciclopédia do SA correspondente a cada um deles. Essas enciclopédias ficam armazenadas na rede de acordo com as áreas de trabalho dos analistas. III. É uma ferramenta CASE para modelagem de dados relacional e dimensional, que permite a construção de modelos de dados lógicos e modelos de dados físicos, comercializada pela CA (Computer Associates). Permite ao usuário trabalhar com três tipos de modelos de dados: somente lógico (Logical Only), somente físico (Physical Only) ou lógico e físico (Logical/Physical). Antes da versão 4, todo modelo de dados tinha, obrigatoriamente, o modelo lógico e o modelo físico juntos, ou seja, o modelo sempre era do tipo Logical/Physical. Em versão recente, foi incluído o recurso de derivação de modelos que permite gerar um modelo de dados a partir de outro. Também oferece o recurso de sincronização entre os modelos de dados (Sync with Model Source). As ferramentas CASE I, II e III são, respectivamente:Ciência da Computação - Linguagem SQL - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Considere a seguinte consulta SQL, feita em um banco de dados relacional:
SELECT Comando (Qtde) FROM Tab1 O valor de Comando para que a consulta tenha como resultado o maior valor da coluna Qtde é:Para que a declaração do procedimento esteja correto, as lacunas I e II devem ser preenchidas por
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
No SQL Server 2012, os gatilhos DDL são disparados em resposta a diversos eventos DDL. Esses eventos correspondem principalmente as instruções Transact-SQL que começam com algumas palavras-chave como
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Tendo como referência essas declarações SQL para definição e manipulação de um banco de dados, julgue os próximos itens, com base na utilização do sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, versão 9.3.
Na declaração SQL apresentada abaixo, foi utilizado o conceito de subconsulta não correlata; porém, a cláusula WHERE pode ser totalmente removida sem prejuízo no resultado da consulta.
SELECT *
FROM turma
WHERE turma.cod IN (SELECT cod FROM disciplina)
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Tendo como referência essas declarações SQL para definição e manipulação de um banco de dados, julgue os próximos itens, com base na utilização do sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, versão 9.3.
A declaração SQL apresentada a seguir retorna um produto cartesiano com seis colunas e quatro tuplas.
SELECT * FROM turma
INNER JOIN aluno ON aluno.matricula = turma.matricula
INNER JOIN disciplina ON disciplina.cod = turma.cod
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...