Lista completa de Questões sobre Linguagens para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens com relaçao a linguagens de programação.
Na passagem de parâmetro por valor, o valor do parâmetro formal inicializa o parâmetro real correspondente e o parâmetro real age como uma variável local no subprograma chamado. Na passagem de parâmetro por referência, um caminho de acesso ao parâmetro formal, tal como um endereço, é transmitido para o subprograma chamado.
Julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de modularização, linguagens de programação e de programação orientada a objetos empregados no código Java apresentado.
I As linhas 4 e 16 contêm assinaturas de métodos de instância.
II Os métodos declarados entre as linhas 37 e 39 são métodos de instância.
III O código contém declarações de variáveis ou métodos estáticos.
IV Nas linhas 22 e 41, são invocados métodos construtores.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Considerando o trecho de código em Java apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A compilação do código acima ocorrerá sem erros e, ao invocar-se o método inserirInicio, uma instância de Elemento será corretamente inserida em uma instância de ListaDuplamenteLigada.Julgue os seguintes itens com relaçao a linguagens de programação.
Um operador sobrecarregado tem múltiplos significados. O significado de uma instância de um operador sobrecarregado pode ser determinado pelos tipos dos operandos. Um subprograma sobrecarregado tem o nome de outro no mesmo ambiente de referenciamento. O significado de uma chamada a um subprograma sobrecarregado pode ser determinado pelos parâmetros reais.
A figura acima ilustra uma janela da ferramenta JUDE, que gerou o diagrama apresentado, a partir de um código escrito na linguagem Java. Considerando essa figura, assinale a opção correta.
Para a geração do diagrama mostrado, empregou-se a técnica de reengenharia de sistemas.
O uso de packages UML não possui relação direta com o conceito de modularização em desenvolvimento de sistemas
Similarmente ao diagrama de classes, os diagramas UML de casos de uso e de estados (statechart) são usados para representar aspectos estruturais de um sistema, conforme preconiza o processo unificado.
A especificação de requisitos de alto nível de um sistema, conforme o processo unificado, é embasada, principalmente, na escrita de casos de uso e na utilização de seus diagramas correspondentes.
Considerando o trecho de código em Java apresentado acima, julgue os itens a seguir.
O método removerInicio possibilita remover corretamente o primeiro elemento de uma lista que seja instância de ListaDuplamenteLigada.Julgue os seguintes itens com relaçao a linguagens de programação.
Um tipo de dado é abstrato quando a representação de objetos do tipo não é visível pelas unidades de programa que usam o tipo, portanto, um inconveniente do uso de tipos abstratos é que modificações nas representações dos tipos exigem mudanças nos clientes do tipo.
O programa em linguagem Java apresentado implementa os tipos de dados nomeados Queue e LinkEntry. Considerando esse código, assinale a opção incorreta.
O escalonamento de processos computacionais para execução emprega, usualmente, uma política do tipo FIFO (first in, first out), como a implementada no código Java, em vez de uma política LIFO (last in, first out) implementada por estruturas do tipo stack (pilha).
Nas linhas 19, 26, 28, 29, 31, 32, 33, 34 e 37, não são empregadas palavras reservadas da linguagem Java.
A fila implementada no código Java apresentado adota esquema de encadeamento simples, em vez de um possível esquema de encadeamento duplo.
Devido ao uso dos modificadores de acesso private, as variáveis element e link da classe LinkEntry não podem ser acessadas por código da classe Queue.
No que se refere a linguagens de programação com orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Cada objeto de uma classe tem o seu conjunto de variáveis de instância, que armazenam o estado do objeto. As variáveis de classe pertencem à classe e não aos objetos e só há uma cópia de uma variável de classe. Os métodos podem ser de instância ou de classe, os de instância podem acessar variáveis de instância ou de classe, os de classe somente podem acessar variáveis de classe.
Considerando os princípios de linguagens de programação, os conceitos de linguagens estruturadas, os aspectos gerais das linguagens de programação C, C++, Java, Natural, Cobol, Delphi, os conceitos gerais sobre montadores, ligadores, compiladores, interpretadores e estruturas de dados, julgue os itens subseqüentes.
A linguagem C não permite a chamada de uma função por valor, mas, apenas, por referência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...